Translate

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Premature Burial (1962)

"Obsessão Macabra" de Roger Corman com Ray Milland, Hazel Court, Richard Ney, Heather Angel, John Dierkes, Dick Miller, Clive Halliday & Alan Napier.

Nos sombrios primórdios da Era Victoriana, Guy Carrell (Ray Milland) é um abastado filantropo que vive isolado com uma obsessão terrível pela morte, crendo que o seu pai foi enterrado vivo pois sofria de catalepsia. Emily Gault (Hazel Court) é a filha do médico Dr.Gideon Gault (Alan Napier) que chega à Mansão Carrell determinada a reatar a sua relação amorosa com Guy, embora contra o desejo da irmã do milionário, Kate (Heather Angel). Guy consegue conter a sua fobia a tempo de casar com a bela Emily, mas pouco depois o seu medo de morrer e ser enterrado vivo regressa, construindo uma cripta na sua propriedade preparada com diversos artifícios e passagens para que possa escapar caso o seu mais temível pesadelo aconteça. Sendo ameaçado por Emily que o deixa caso não se cure da fobia e a conselho do seu melhor amigo Miles Archer (Richard Ney), Guy resolve enfrentar o seu maior medo abrindo o túmulo do pai, mas o choque projecta-o para um estado catatônico, sendo enterrado vivo na propriedade da casa. Enquanto tenta escapar do seu inferno em vida, Guy apercebe-se que a deslealdade de alguém que lhe é próximo pode ter sido o causador/a do terrível incidente...



Ray Milland como Guy Carrell

Baseado na pequena história de Edgar Allan Poe, publicada em 1844, e dirigido pelo rei do série-B Roger Corman, "Premature Burial" é o terceiro filme do "Ciclo de Poe" composto por 8 filmes dirigidos por Corman para a American International Pictures, iniciado por "House of Usher" em '60. 



Heather Angel como Kate Carrell

A estranha omissão do regular Vincent Price como protagonista deve-se ao facto que depois de "House of Usher" e "The Pit and the Pendulum" ('61) que Corman dirigiu para o Estúdio e devido a disputas internas, 




Hazel Court como Emily & Richard Ney como Miles

resolveu financiar ele próprio "Premature Burial" com o apoio da distribuidora Pathe Labs e Price estava sobre contrato exclusivo com a A.I.P., contratando então o galês vencedor de 1 Oscar, Ray Milland para o papel de Guy Carrell. 





Contudo foi tentativa gorada, pois os produtores da A.I.P. ameaçaram a pequena Pathe de terminar o negócio de distribuição dos seus filmes com eles, caso "Premature Burial" não voltasse para as mãos do Estúdio. 





E com isso este filme passou a fazer parte do lendário "Ciclo de Poe" da A.I.P. ao invés de uma obra apátrida.









Visualmente, "Premature Burial" segue a linha (e partilha dos mesmos cenários) das anteriores obras baseadas nos contos de Poe com o ambiente clássico, 






clima sinistro e deprimente com a morte como tema principal, tendo a decrepita mansão Victoriana e a sua árida propriedade ao redor como pano de fundo evocando, eficazmente, o horror gótico da rival Hammer inglesa em versão americana. 




Ray Milland (que voltaria a trabalhar com Corman no ano a seguir com o premiado "X") injecta um maior realismo ao atormentado protagonista em prol do lado mais exagerado e teatral do habitual Vincent Price, 





mas ambos os actores eram de excelência em ambos os campos da representação que dominavam e "Premature Burial" acaba por não ficar a perder com a ausência de Price. 






Ao lado de Milland, Hazel Court é uma boa aquisição de elenco na pele da sofrida esposa, posta de lado devido à psicose do marido. 








Em suma, "Premature Burial" é intensamente sombrio e fascinante como os antecessores e a prova viva de como um estilista visual como Corman pode fazer maravilhas com o baixo-orçamento, 







entregando-nos uma obra virtuosa, com um excelente ambiente, cenários cuidados (do grande director artístico Daniel Haller), uma dinâmica montagem e sobretudo, uma soberba direcção de actores. 






Altamente recomendado para todos os fãs de Edgar Allan Poe e horror gótico clássico!!








Género: Horror / Thriller / Mistério / Drama. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 81 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=3v7taJwLJQg

Classificação: 9/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...