Translate

sábado, 8 de junho de 2013

Raw Deal (1986)

"O Massacre" de John Irvin com Arnold Schwarzenegger, Kathryn Harrold, Darren McGavin, Paul Shenar, Steven Hill, Joe Regalbuto, Robert Davi, Blanche Baker, Ed Lauter, Victor Argo, Dick Durock, Leon Rippy, Sven-Ole Thorsen, Ralph Foody & Sam Wanamaker.

Quando a Máfia liderada pelo Clã de Luigi Patrovita (Sam Wanamaker) assassinam uma testemunha, deixam atrás de si um rasto de sangue incluindo o filho do Agente do F.B.I., Harry Shannon (Darren McGavin). Shannon para erradicar de vez com Patrovita entra em contacto com um antigo agente seu, Mark Kaminsky (Arnold Schwarzenegger), expulso do Departamento pelo uso excessivo da força contra um suspeito, actualmente Xerife de uma pequena cidade da Carolina do Norte. A Kaminsky é-lhe dado o nome de um cadastrado Joseph P.Brenner e a missão de se infiltrar na "famiglia" de Patrovita de modo a destruí-la por dentro em troca da sua reintegração no F.B.I. se for bem sucedido. Para isso tem de cair nas boas graças do braço-direito de Patrovita, Paulo Rocca (Paul Shenar) e do "faz-tudo" Max Keller (Robert Davi) que desconfia dele desde o início. Kaminsky entra assim no mundo de alta roda da Máfia e da disputa pelo território da droga entre Patrovita e a família de Martin Lamanski (Steven Hill) ao mesmo tempo que procura identificar o informador na polícia que levou ao massacre que vitimou o filho do seu velho amigo...



Arnold Schwarzenegger é Mark Kaminsky


Produzido por Dino de Laurentiis e interpretado por Arnold Schwarzenegger como parte de um contrato iniciado com "Conan the Barbarian" em '82, 








"Raw Deal" foi um projecto financiado à pressa para que com as receitas do mesmo, de Laurentiis pudesse financiar o seu aguardado projecto "Total Recall" (que mais tarde acabou por ser vendido ao Estúdio concorrente Carolco e produzido em '90). 







Arnold Schwarzenegger também é Joseph P.Brenner

Depois do grande êxito de "Commando" ('85) e antes de aparecer como "Dutch" em "Predator" ('87), Arnold deu vida aqui a Mark Kaminsky / Joseph P.Brenner na sua primeira performance como um suave mafioso de cabelo penteado para trás. 








envergando fatos Armani, conduzindo um descapotável e fumando charutos que seria a sua futura imagem de marca na tela (e também na vida real). 










Luigi Patrovita (Sam Wanamaker)

O cineasta inglês John Irvin ("The Dogs of War" de '80 ou "Next of Kin" de '89) assina a direcção deste thriller policial recheado de acção situado em Chicago, semelhante em disposição ao veículo de Chuck Norris, "Code of Silence" ('85) misturado com o estilo e classe da famosa série de televisão, "Crime Story" ('86). 





A dualidade do realismo de um policial dramático sobre gangsters 'versus' acção extravagante levada ao exagero (ou não tivesse o nome Schwarzenegger antes dos créditos) é bem conduzida pelo realizador, mostrando-nos eficazmente dois mundos diferentes de cinema que co-habitam. 




Max Keller (Robert Davi)

A ajudar a isso está o excelente elenco secundário recheado de actores de personagens-tipo num "quem é quem?" em filmes dentro do género, dos "cool" Robert Davi ("Die Hard" de '88 ou "Predator 2" de '90) 










Paulo Rocca (Paul Shenar)

e Paul Shenar ("Scarface" de '83 ou "Best Seller" de '87) em duas magnéticas performances que quase roubam o filme ao protagonista, aos habituais capangas em filmes de Arnold como Sven-Ole Thorsen ("Conan the Barbarian" de '82 ou "Red Heat" de '88);




Baker (Ed Lauter)

Victor Argo ("Taxi Driver" de '76); Ed Lauter ("Death Hunt" de '81) e os veteranos Sam Wanamaker ("The Spy who came in from the Cold" de '65), Steven Hill (da série de T.V. "Mission Impossible" de '66) e Darren McGavin. 





Kathryn Harrold



Os decotes da sexy actriz Kathryn Harrold, que interpreta Monique, uma prostituta de luxo contratada por Max Keller para investigar o novo membro da família Joseph P.Brenner, deviam ter direito a crédito como personagens do filme, pois são um deleite de se seguir. 














É impossível ficar indiferente às situações hilariantes (algumas não propositadas) do enredo, especialmente nas deliciosas deixas de Arnold (e por incrível que pareça, apesar deste filme ser um dos seus filmes menos conhecidos, é um dos melhores a nível de deixas sarcásticas de toda a sua carreira) 





à encenação das memoráveis sequências de pura violência gratuita (mas mostrada de modo "cheesy") com Arnold a entrar com um camião para dentro de um casino ilegal 








ou durante o clímax de arma em punho executando dezenas de vilões dentro de uma pedreira ao mesmo tempo que conduz um descapotável ao som de "(I can't get no) Satisfaction" dos Rolling Stones. 







Sven-Ole Thorsen & Paul Shenar

Estreado mano-a-mano com "Cobra" de Sylvester Stallone, ambos os filmes acabaram por facturar abaixo da média prevista, depois dos anteriores êxitos respectivamente de "Commando" e "Rocky IV" (ambos de '85), mas em nada enfraqueceu as carreiras das duas maiores estrelas de acção da década de 80. 





Em suma, "Raw Deal" é um filme algo perdido e pouco reconhecido na carreira de Schwarzenegger, sendo semelhante a "Commando" a nível de valores de produção e acção envolvida, 






Kaminsky & Harry Shannon (Darren McGavin)

perdeu talvez por se levar demasiado a sério (ao contrário de "Commando), mas não deixa de ser por isso, umas das melhores obras dentro do género.





Género: Acção / Crime / Thriller.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 106 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=_6WJIdzkSiM

Classificação: 7.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...