Translate

domingo, 2 de junho de 2013

Maniac Cop 3 - Badge of Silence (1993)

"Polícia Maníaco 3 - O Crachá do Silêncio" de William Lustig (& Joel Soisson) com Robert Davi, Caitlin Dulany, Gretchen Becker, Paul Gleason, Jackie Earle Haley, Julius Harris, Grand L.Bush, Doug Savant, Robert Forster, Bobby Di Cicco, Frank Pesce, Ted Raimi & Robert Z'Dar.

Matt Cordell (Robert Z'Dar) é trazido de volta à vida por Houngan (Julius Harris), um sacerdote de magia negra que pretende saber mais sobre o oculto. Ao mesmo tempo, uma jovem oficial da polícia Katie Sullivan (Gretchen Becker), conhecida pelo uso excessivo de força sobre potenciais suspeitos, é baleada gravemente depois de ripostar contra um toxicodependente Jessup (Jackie Earle Haley) durante um assalto a uma farmácia. Devido à injustiça na Lei, a advogada de Jessup consegue declará-lo inocente ao passo que Katie, que ficou em estado vegetal devido aos ferimentos, é vista como culpada. Isso perturba o tenente McKinney (Robert Davi), uma espécie de figura paternal para Katie que juntamente com a médica encarregada Susan Fowler (Caitlin Dulany), iniciam uma investigação no intuito de ilibar a jovem polícia. Mas não estão sozinhos na sua demanda, pois o imparável Matt Cordell, agora um atormentado morto-vivo, revê-se no caso de bode-expiatório com que a Lei pretende usar Katie, começando a exterminar todos os envolvidos no processo da crucificação pública da mesma. Cabe novamente ao tenente McKinney parar esta máquina assassina conhecido como o Polícia Maníaco...




Matt Cordell regressa ao Mundo dos Vivos...

Segunda sequela do êxito "Maniac Cop" ('88), novamente escrito e produzido por Larry Cohen ("The Ambulance" de '90) e dirigido por William Lustig, que abandonou o filme a meio por diferenças criativas sendo substituído na direcção por Joel Soisson, 





...por meio de um ritual de magia negra.

um dos produtores, trás de regresso Matt Cordell, o célebre Polícia Maníaco, desta vez ressuscitado para vaguear pela terra como uma alma atormentada em busca de justiça.








O espancamento brutal de Cordell em Sing-Sing

O desenvolvimento do personagem em si varia um pouco neste terceiro capítulo. Se nos primeiros filmes Cordell, aparentemente ainda vivo, procurava justiça para o seu caso: o de ter sido falsamente acusado por um grupo de políticos e polícias do topo corruptos e encarcerado na Penitenciária de Alta Segurança de Sing-Sing ficando à mercê de todos os criminosos que prendeu, e posteriormente barbaramente espancado e torturado que o deixou às portas da morte, 





em "Maniac Cop 3 - Badge of Silence", Cordell procura a mesma justiça, mas para a oficial abatida no cumprimento do dever que o sistema a pretende penalizar em função do criminoso.







Katie Sullivan (Gretchen Becker)

Da máquina assassina imparável como um clone de "Terminator" da primeira sequela, Cordell passa aqui a um silencioso e mais suave "Michael Myers", que desenvolve um afecto especial pela jovem polícia, em ecos da relação de Myers com Laurie Strode interpretada por Jamie Lee Curtis na franchise "Halloween" criada por Debra Hill e John Carpenter em '78,





e a narrativa sendo aqui mais arrastada e o ambiente geral sombrio e envolvente com uma cinematografia pálida e repleta de sombras, lembra mais o clima e o ritmo da obra original do que o extravagante veículo em formato videojogo que foi "Maniac Cop 2" ('90). 







O argumento desta segunda sequela deixa algumas pontas soltas pelo meio que dão origem a diversas situações inverosímeis e a montagem deixa algo a desejar também, mas usando a suspensão da descrença é uma obra competente de entretenimento que emana aquele charme característico de um "série-B" apelativo aos fãs do género. 





Larry Cohen injecta ao filme as maiores doses de humor negro da franchise, sendo algumas cenas, deliciosamente mórbidas.









Robert Davi regressa como o tenente McKinney

O elenco como é habitual na trilogia "Maniac Cop" é repleto de conhecidos actores de personagens-tipo e ícones do série-B com o ultra-cool Robert Davi (o barão da droga Sanchez de "James Bond - Licence to Kill" de '89), que retorna ao papel do tenente McKinney reunindo-se com o seu parceiro de "Die Hard", Grand L.Bush onde ambos interpretaram respectivamente, o Agente Especial Johnson e o Agente Johnson. 




Jackie Earle Haley é Jessup

Co-adjuvado por Jackie Earle Haley (nomeado ao Oscar de Melhor Actor Secundário por "Little Children" de '06 e o conhecido Rorschach de "Watchmen" de '09); Paul Gleason (o director Vernon do clássico "The Breakfast Club" de '85); Julius Harris (o vilão Tee Hee de "James Bond - Live and Let Die" de '73)




Tribb (Frank Pesce), McKinney & Bishop (Bobby Di Cicco)

ou Bobby Di Cicco (de "Night Shift" de '82 ou "The Philadelphia Experiment" de '84) e a presença dos cameos de Robert Forster (nomeado ao Oscar de Melhor Actor Secundário por "Jackie Brown" de '97); Ted Raimi (que sucede ao irmão mais velho, o realizador Sam Raimi que participou nos 2 primeiros filmes desta franchise) 




Matt Cordell (Robert Z'Dar)


e Frank Pesce (colaborador usual nos filmes do realizador William Lustig) e o hercúleo Robert Z'Dar que mais uma vez dá vida ao atormentado Matt Cordell.











Como obra de terror "slasher" de mistério e mais ambiental, falta aquele toque mais preciso e obscuro que Lustig deu ao primeiro filme da saga, na senda do seu anterior filme-de-culto "Maniac" ('80) considerado por muitos como um dos melhores "slashers" saídos da década de 80.






Se comparado ao algo insípido segundo filme (e embora para muitos fãs do cinema "trash" possa parecer mais apelativo, devido ao sem-numero de "gadgets" e situações levadas ao exagero extremo), "Maniac Cop 3 - Badge of Silence" está um degrau acima, mas ainda a meio das escadas se comparado com o "Maniac Cop" original.




Género: Acção / Crime / Horror. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 85 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=JirurHj37TU

Classificação: 6.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...