Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Maniac Cop 2 (1990)

"Polícia Maníaco 2" de William Lustig com Robert Davi, Claudia Christian, Michael Lerner, Bruce Campbell, Laurene Landon, Clarence Williams III, Leo Rossi, Lou Bonacki, Charles Napier, Danny Trejo, Frank Pesce, Sam Raimi, Marco Rodríguez & Robert Z'Dar.

Depois dos eventos do primeiro filme, os agentes sobreviventes Jack Forrest (Bruce Campbell) e Theresa Mallory (Laurene Landon) encontram-se na psiquiatria do Departamento, pois o Comissário Doyle (Michael Lerner) não acredita na história que o assassino em série que aterrorizou Nova Iorque vestido com um uniforme da polícia fosse Matt Cordell (Robert Z'Dar), aparentemente assassinado enquanto cumpria pena na Penitenciária de Sing Sing. Quando Forrest e Theresa são encontrados mortos, a psiquiatra Susan Riley (Claudia Christian) une forças com o detective Sean McKinney (Robert Davi) na perseguição ao psicopata que secretamente se uniu com outro assassino em série de nome Turkell (Leo Rossi) que mata jovens bailarinas de strip-tease, no intuito de voltar a Sing-Sing para ajustar contas antigas. Conseguirão a doutora Riley e o detective McKinney deter de vez o imparável Polícia Maníaco?





Sequela / remake de "Maniac Cop" ('88) novamente dirigido por William Lustig e escrito e produzido por Larry Cohen, "Maniac Cop 2" funciona do mesmo modo que "Evil Dead II" ('87) é para "Evil Dead" ('82) ou seja, não é propriamente um remake, pois os personagens sobreviventes neste filme fazem referência a eventos do primeiro, 




Robert Z'Dar regressa como Matt Cordell

nem propriamente uma sequela, pois além de não trazer nada de novo à trama, a estrutura da narrativa, certos personagens e situações são idênticas ao original, apenas encenadas e com o ambiente em geral, de modo diferente. 









"Maniac Cop 2" tem novamente um protagonista que perdeu o parceiro à pouco tempo; a existência de um cúmplice para Cordell; o massacre na esquadra da polícia e o regresso dos actores do primeiro filme com alguns interpretando os mesmos papéis: 








Leo Rossi como Turkell, o psicopata

Bruce Campbell, Laurene Landon ou Lou Bonacki; outros papéis diferentes: Frank Pesce ou Leo Rossi, mostrando-nos novamente em flashback o incidente com outros reclusos que aparentemente tiraram a vida a Matt Cordell. 









A diferença principal entre o original e a sequela reside na diferença do ambiente, se o primeiro filme era um thriller de mistério com toques de "giallo", combinando perfeitamente o horror "slasher" e o humor negro que o tornou um dos melhores do "entra e desata a cortar" dos anos 80, 








este segundo filme é o genérico policial de acção com "slasher" pelo meio, mas verdadeiramente pouco inspirado, não indo muito além da qualidade de um rotineiro filme directo para vídeo e inclusive, visualmente parece muito mais barato que o original. 







Marco Rodríguez

Filmado no final de 80, Lustig e Cohen piscam aqui o olho a algumas das obras que marcaram a década, incluindo a cena inicial do Polícia Maníaco contra o actor de personagens-tipo Marco Rodríguez na loja de conveniência, numa clara referência a "Cobra" ('86) com Sylvester Stallone








e o massacre na esquadra da polícia em ecos do "The Terminator" ('84) com Arnold Schwarzenegger,













e ainda a cena final rebuscada de "Halloween II" ('81) admitindo assim a influência de Michael Myers, criado por John Carpenter e Debra Hill em '78 na criação de Matt Cordell, o Polícia Maníaco. 








Robert Davi como o Detective Sean McKinney

O cool e enigmático Robert Davi ("The Goonies" de '85; "Die Hard" de '88 ou "Predator 2" de '90) sucede a Tom Atkins na protagonização ao lado da bela Claudia Christian ("The Hidden" de '87 e da série "Babylon 5")







Theresa (Laurene Landon) & Jack (Bruce Campbell)

e a presença de cameos de Bruce Campbell, Laurene Landon, Sam Raimi entre outros que regressam de "Maniac Cop" e o imponente Robert Z'Dar, novamente na pele de Cordell.








Em suma, "Maniac Cop 2" é uma versão videojogo e muito menos cuidada do primeiro filme, concentrando-se mais na acção e na violência exagerada do que criar um ambiente sombrio eficaz como o antecessor. 















Susan Riley (Claudia Christian)

Não sendo por isso um mau filme e pela curta duração que não nos faz entrar no tédio, cumpre como filme de entretenimento para escape ao quotidiano, mas se comparado com o antecessor fica muito aquém em qualidade.








Género: Acção / Crime / Horror.  

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 83 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=0QDIK6zkSTo

Classificação: 6/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...