Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Maniac Cop (1988)

"Polícia Maníaco - A Vingança" de William Lustig (& Sam Raimi) com Tom Atkins, Bruce Campbell, Laurene Landon, Richard Roundtree, William Smith, Sheree North, Jill Gatsby, Leo Rossi, Ken Lerner, Lou Bonacki, Jake LaMotta, Sam Raimi, George "Buck" Flower, Frank Pesce, William Lustig & Robert Z'Dar.

Sem motivo aparente, várias vítimas inocentes começam a ser chacinadas à noite pelas ruas de Nova Iorque. Testemunhas clamam que é um homem alto vestido com o uniforme da polícia o autor de tão bárbaros crimes o que a maioria do Departamento Policial duvida, excepto o tenente Frank McCrae (Tom Atkins) que fica encarregue da investigação. Pistas levam na direcção do jovem polícia Jack Forrest (Bruce Campbell) actualmente em terapia conjugal e que tem um caso amoroso com a colega Theresa Mallory (Laurene Landon) e quando a sua mulher é vítima do polícia maníaco, Jack é preso como suspeito de ser o assassino em série que aterroriza a cidade. A detenção de Jack acalma o Mayor (Ken Lerner) no sentido de dar um culpado à população para ser reeleito, mas McCrae acha que o culpado é outro e no decorrer da sua investigação, chega ao nome de Matt Cordell (Robert Z'Dar), 





um outrora incorruptível polícia que levava o seu trabalho demasiado a sério e foi vítima do ganancioso Mayor em parceria com o Comissário Pike (Richard Roundtree) que o enviaram para Sing-Sing, uma penitenciária de alta segurança repleta de prisioneiros capturados pelo próprio Cordell. 







Toda a informação disponível indica que Matt Cordell foi assassinado na prisão, mas será que este morreu mesmo? Ou anda outro assassino em série à solta?





Quando se revêm listas dos assassinos psicopatas imparáveis mais lendários do cinema, os nomes de Leatherface, Michael Myers, Jason Voorhees, Freddy Krueger ou Chucky saltam logo à cabeça, mas muito raramente 






O Polícia Maníaco...

(exceptuando em listas de verdadeiros fãs do género) o nome de Matt Cordell, mais conhecido pelo Maniac Cop, é referido, o que é bastante injusto, pois este assassino em série em particular, revelado ao mundo em '88, é certamente, um dos mais brutos e enigmáticos e merecedor de figurar ao lado dos acima referidos. 






"Maniac Cop" é uma união de estilos distintos, se por um lado o director William Lustig, cineasta do série-B e do cinema "exploitation" que nos deu a outra face da moeda no que diz respeito a filmes sobre assassinos em série com "Maniac" ('80) ou o "revenge flick" reciclado de um "Death Wish", "Vigilante" ('83)), especialista num cinema mais sério e sórdido envolvido em ambiente soturno,








por outro o guionista Larry Cohen (realizador do "The Ambulance" de '90), criador de um horror mais extrovertido, exagerado e caricatural e sobretudo cheio de humor negro.













Sally Noland (Sheree North)

Juntando-se-lhes o criativo Sam Raimi, responsável pela trilogia "Evil Dead", realizador bastante inovador pelo seu estilo peculiar de planos de câmara e encenação, que co-realizou algumas cenas apesar de não estar creditado, e o resultado final é um filho digno de três pais tão díspares. 







"Maniac Cop" é assim um thriller de acção sombrio, visualmente pálido e granulado que lhe dá o tom realista a fazer lembrar as obras dos anos 70 de uma Nova Iorque fora de horas tão bem retratada nos filmes de culto de um William Friedkin, Scorsese ou Paul Schrader 






Espancado brutalmente na Penitenciária de Sing-Sing

ou todo o série-B de "exploitation" italiano parcialmente gravado nas ruas de Nova Iorque, ao mesmo tempo que nos oferece um lado espirituoso e exagerado com uma narrativa fácil de seguir e apelativa ao bom jeito do "entra e desata a cortar" de um típico "horror slasher" dos anos 80. 





Capitão Ripley (William Smith)

Homenageia também o célebre "giallo" italiano na inclusão do suspense e mistério acerca de quem é o assassino, introduzindo os diversos bodes expiatórios na trama.









Frank McCrae (Tom Atkins)

O elenco é fenomenal, recheado de diversas caras conhecidas e autênticos ícones de culto do série-B como Tom Atkins (John Carpenter's "The Fog" de '80 ou "Escape from New York" de '81);








Agente Forrest (Bruce Campbell)

Bruce Campbell (o célebre Ash da trilogia "Evil Dead"); William Smith (o pai de Conan em "Conan the Barbarian" de '82 ou o polícia perseguidor de Mickey Rourke em "Rumble Fish" de '83); 












Comissário Pike (Richard Roundtree)

Richard Roundtree (o homem por detrás do lendário blaxploitation "Shaft" de '71); o sempre odioso Leo Rossi ("The Accused" de '88) 














e Robert Z'Dar ("Cherry 2000" de '87 ou "Tango & Cash" de '89) na pele do vingativo e imparável Matt Cordell. 










Cameo do realizador Sam Raimi

A não perder também os cameos dos realizadores William Lustig e Sam Raimi, bem como do lendário boxeur Jake LaMotta (que Robert De Niro interpretou em "Raging Bull" de '80) e do actor de personagens-tipo George "Buck" Flower (que tal como Tom Atkins é habitual colaborador dos filmes de John Carpenter). 






O protagonismo é dividido por um sólido Tom Atkins cujo destino do seu personagem é pouco usual para um actor principal e Bruce Campbell em modo Ash de "Evil Dead" ('82) encontra Renaldo the Heel de "Crimewave" ('85), um pouco menos canastrão do que no papel que lhe deu a fama, mas mesmo assim eficiente e no que se espera de um desempenho seu. 





Robert Z'Dar como Matt Cordell

Robert Z'Dar é excelente escolha de elenco, incorporando um gigantesco e disforme Matt Cordell com a precisão e malvadez necessária para o papel. 











Em suma, "Maniac Cop" introduziu uma nova "franchise" no cinema que se prolongou por mais duas sequelas, e que embora não tendo o mesmo tipo de ambiente do original, também não o envergonham.










Esquecido actualmente por muitos, esta obra de William Lustig merece o seu lugar ao sol na lista dos "slashers" intemporais saídos da década de 80, 













pois aventurou-se a ser mais do que apenas um típico e rotineiro do sub-género, alargando-se para outros estilos e saindo-se vencedor.











Não sendo obviamente um filme para Oscars ou outros prémios é recomendado somente para fãs do cinema mais obscuro e realista dos anos 70, fundido com o entretenimento dos "slashers" ao velho jeito de "Friday the 13th" ou "Halloween".





Género: Thriller / Acção / Horror. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 91 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=YyZYBH49ekg

Classificação: 8/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...