Translate

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Enemy Mine (1985)

"Os Inimigos" de Wolfgang Petersen com Dennis Quaid, Louis Gossett Jr., Bumper Robinson, Richard Marcus, Carolyn McCormick, Scott Kraft, Jim Mapp, Lance Kerwin & Brion James.

Num futuro distante, todas as nações da Terra estão unidas para colonizarem a Galáxia, tendo como inimigos uma raça alienígena inteligente parecida a répteis, oriundos do planeta Dracon. Humanos e Dracs lutam assim pelo controle e exploração dos diversos mundos. Durante uma batalha no espaço, o piloto espacial Willis Davidge (Dennis Quaid), perseguindo radicalmente uma nave inimiga, entra na atmosfera do planeta Fryine IV, despenhando-se. Sobrevivendo ao impacto, constata que não está só, pois o piloto Drac que perseguia está na mesma situação que ele. O seu nome é Jeriba Shigan (Louis Gossett Jr.) e tal como Davidge é um bravo guerreiro dos da sua raça. Se à partida se veriam como inimigos, acabam por pôr as diferenças de lado, unindo-se assim para sobreviverem ao inóspito planeta vulcânico, criando uma profunda amizade de respeito e dedicação nunca antes alcançada entre as duas espécies... 




Dirigido pelo cineasta alemão Wolfgang Petersen, "Enemy Mine" é um drama de ficção científica e fantasia com guião de Edward Khmara, baseado na história de Barry Longyear, 





Davidge avista o inimigo

livremente inspirada no filme de John Boorman, "Hell in the Pacific" de '68 protagonizado por Toshiro Mifune e Lee Marvin e segunda adaptação depois da série de culto "Battlestar Gallactica" ter tido um episódio semelhante, apesar de não referenciar a novela de Longyear como fonte.






A junção da visão e criatividade de Petersen demonstrada um ano antes com o sucesso do seu "The NeverEnding Story" com o brilhante argumentista e contador de histórias Edward Khmara, autor de "Lady Hawke" também de '85, 






Dennis Quaid como Willis Davidge

resulta numa experiência única de delírio visual, com cenários fantásticos imersos numa coesa história de amizade entre duas espécies diferentes que foram ensinados a serem inimigos, descobrindo que ao contrário do que imaginavam, não são assim tão diferentes.





Louis Gossett Jr. como Jeriba Shigan



Dennis Quaid tem um dos melhores desempenhos da sua carreira dos anos 80, mas Louis Gossett Jr. rouba por completo o filme na pele do Draconiano Jeriba Shigan.







Apesar do excesso de maquilhagem aplicada, Gossett Jr. consegue dar vida, emoção e maneirismos ao seu personagem através da movimentação dos olhos e do diálogo "drac" criado pelo próprio actor de forma impressionante e que nos fica na retina muito depois do filme ter terminado.







Esta brilhante performance foi ridiculamente, ignorada pela Academia que devia ter nomeado o actor na categoria de Melhor Actor Secundário, apesar de o mesmo já ter vencido um Oscar pelo seu papel do duro Sargento Foley em "An Officer and a Gentleman" ('82).







"Enemy Mine" pode ser demasiado politicamente correcto com as suas analogias à escravatura e melodramático para algum público, mas a sua concepção é tão cuidada





e a direcção atenta aos pormenores com uma equipe técnica e artística de topo na criação dos efeitos especiais e cenários que quase 30 anos depois ainda não estão ultrapassados, colocando um espectador imerso no seu Mundo e completamente preso à história. 






A produção descontente com o ritmo algo lento do filme e querendo ir para além de uma história intemporal de respeito e amizade, ordenou a inclusão no III Acto do guião de uma mina, 










temendo que o público não entendesse o título de "Enemy Mine" como "O meu Inimigo" e também para aproveitar o sucesso da lendária sequência da fuga das minas em "Indiana Jones and the Temple of Doom" ('84), injectando a acção pretendida ao filme. 




Sendo usada como artifício de enredo, torna-se algo exagerada e desnecessária, copiando demasiado ao filme citado e tornando-se algo anti-climática.









"Enemy Mine" foi também um filme complicado de filmar, tendo sido iniciado na Islândia em '84 pelo director Richard Loncraine, que foi despedido por conflitos com a produção, ficou meses parado até Wolfgang Petersen ser contratado para o projecto, que descontente com o que já estava gravado, mudou toda a produção para Munique para ser tudo filmado de raiz e inclusive alterar o fato de Draconiano de Gossett Jr. 




Com todos os atrasos e mudanças, do inicial orçamento de 17 milhões, o filme subiu para mais do dobro e na altura de estreia, o estúdio tendo dificuldades em promovê-lo pelo facto de não ser um filme de ficção científica de acção ou aventura como o público estava acostumado, 







nem somente um drama, e mesmo apelando a um conto para a família, certas sequências mais violentas e um ambiente algo sombrio não o faria ser indicado para crianças também. 






Sem um público-alvo, e perdido com a incongruência do seu próprio "marketing" fez "Enemy Mine" fracassar nas bilheteiras rendendo apenas um quarto do seu custo total. 






Zammis (Bumper Robinson)

Devido a todos os seus contratempos, este é um filme injustamente esquecido pela maioria dos espectadores e mesmo não sendo o usual filme de acção e aventura no espaço igual a tantos outros, é ao invés disso uma fábula de ficção científica, 








com grandes diálogos e desempenhos dos seus actores rodeados de paisagens magníficas filmadas com rigor pelo cinematógrafo Tony Imi e uma música perfeitamente ambiental da autoria de Maurice Jarre, que nos cativa e maravilha em frente ao ecrã. 





Em suma, "Enemy Mine" merece ser redescoberto por toda uma nova geração de cinéfilos demasiado cegos pela parafernália de C.G.I. desnecessário, sendo o espelho do cinema de ficção científica e fantasia actuais.
Planeta Dracon

Género: Ficção Científica / Fantasia / Drama / Família. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 108 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=RB87kN6UTLg

Classificação: 9/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

2 comentários:

  1. este filme do wolfgang peterson é uma obra prima, excelente filme para quem gosta de questões existenciais no que toca a relações entre seres... obrigada man, se não fosses tu eu não conheçeria este filme de 1985, um filme que saiu no ano a seguir a eu ter nasçido!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, amigo, é uma das pérolas de ficção científica mais esquecidas dos anos 80 e um dos melhores filmes do Dennis Quaid. Quanto ao Louis Gossett, Jr tal como escrevi na minha review foi um autêntico roubo a sua omissão para o Oscar de Melhor Actor Secundário.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...