Translate

sábado, 4 de maio de 2013

Near Dark (1987)

"Depois do Anoitecer" de Kathryn Bigelow com Adrian Pasdar, Jenny Wright, Lance Henriksen, Bill Paxton, Jenette Goldstein, Joshua Miller, Troy Evans, Roger Aaron Brown, James LeGros, Marcie Leeds & Tim Thomerson.

Caleb Colton (Adrian Pasdar), um jovem cowboy do interior dos Estados Unidos é seduzido durante a noite pela bela e misteriosa, Mae (Jenny Wright) condenando-o ao inferno em vida, quando ao mordê-lo o transforma numa criatura da noite. Apresentando-o ao seu grupo nómada de vampiros sulistas liderados pelo secular Jesse Hooker (Lance Henriksen) e a sua viciosa namorada Diamondback (Jenette Goldstein), incluindo ainda o libertino Severen (Bill Paxton) e o pequeno Homer (Joshua Miller), Caleb vacila em ter que matar para sobreviver. Ao mesmo tempo o pai de Caleb, o veterinário Loy Colton (Tim Thomerson) e a irmã mais nova, Sarah (Marcie Leeds) procuram-no pelas auto-estradas sem fim. Relutante em pertencer à amaldiçoada tribo, estando ligado apenas pela paixão que nutre por Mae e as saudades de casa e de uma vida normal, Caleb terá que fazer uma escolha perigosa, pois os seus amigos recém-adquiridos não vão deixá-lo partir com tanta facilidade...



Adrian Pasdar como Caleb

Produzido pelo malogrado Dino de Laurentiis ("Conan" franchise ou "Dune" de '84), escrito por Eric Red (autor do "The Hitcher" do ano anterior) em parceria com a agora conceituada Kathryn Bigelow (vencedora de um Oscar por "The Hurt Locker" de '08) que assina aqui o seu segundo filme depois da brilhante estreia com "The Loveless" ('82), 





Bill Paxton como Severen

"Near Dark" é um western urbano em formato de "road-movie" de horror e fantasia "Southern Gothic" sobre um vicioso gang de criaturas da noite que, operando à margem da lei, vivem para se saciarem sacrificando assim os mais incautos nas profundezas da noite.






Jenny Wright como Mae

"Near Dark" não é um filme fácil de digerir e para a altura em que foi produzido, foi bastante avançado para o seu tempo, adoptando um tom mais obscuro, sombrio e depressivo se comparado com o similar "The Lost Boys" de Joel Schumacher que estreou no mesmo ano, 





Joshua Miller como Homer

que ao adoptar um ambiente mais ligeiro, extrovertido e "cheesy" tornou-se bem mais famoso e facturou um valor bastante superior nas bilheteiras que este seu irmão bastardo.








Nova parceria do elenco de "Aliens" ('86)



O futuro marido de Kathryn Bigelow, o cineasta James Cameron aconselhou-a a utilizar parte do elenco do seu "Aliens" ('86), já estabelecido e funcionando bem em conjunto, trariam a credibilidade necessária ao grupo nómada de vampiros. 





Hooker (Lance Henriksen)



Foram assim contratados directamente da obra de Cameron: Bill Paxton, que deu vida ao amedrontado soldado Hudson; Jenette Goldstein, a intrépida Vasquez e Lance Henriksen, o inesquecível andróide Bishop. Michael Biehn, o líder Hicks foi também escolhido, mas declinou a oferta.













Bigelow revela aqui um grande poder visual, criando um ambiente negro propício ao tema aliado a uma cinematografia escura e repleta de sombras e uma soberba direcção de actores, e mesmo faltando ainda o seu toque característico, aprimorado a partir de "Point Break" ('91), o resultado final de "Near Dark" comprova o porquê da realizadora ter chegado aonde chegou em Hollywood.





O argumento não se debruça muito sobre o porquê da tribo existir ou quem eles são ou como ficaram assim, nem tão pouco usa as habituais artimanhas dos filmes de vampiros do recurso à água benta, alho, a cruz, limitando-se a narrar-nos a história de um jovem dividido entre a paixão por uma vampira e a vida eterna e o amor que sente pela sua família humana.





Se aprofundado, muita coisa no filme não faz sentido mesmo usando a suspensão da descrença e o final é demasiado inverosímil, mas a encenação da destruição do bar pelo grupo e a pega de frente do alucinado Severen, numa genial e inspirada prestação de Bill Paxton que não só sobressai de todos os restantes actores como quase rouba o filme para si, com o camião-cisterna só por si valem a experiência. 





Adrian Pasdar e Jenny Wright são pouco carismáticos e apagados como o casal protagonista e as cenas a dois são dos pontos menos positivos do filme. A escolha de outros actores (o então desconhecido Johnny Depp chegou a ser considerado e Jason Patric optou por entrar no concorrente "The Lost Boys", ficando ironicamente o seu meio-irmão mais novo na vida real, Joshua Miller, neste filme) poderia ter elevado a qualidade do produto final e proporcionando ao espectador momentos menos aborrecidos.



Diamond (Jenette Goldstein)

Em suma, "Near Dark" é uma grande obra de cinema moderno sobre as criaturas da noite e a musa-inspiradora de diversos filmes-de-culto futuros como "From Dusk Till Dawn" ('95) de Robert Rodriguez ou "The Devil's Rejects" ('05) de Rob Zombie. 















Para fãs do género, esqueçam completamente a existência de lixo tóxico como a franchise "Twilight" e assistam à demanda deste gang de criaturas da noite completamente psicóticos e niilistas que unem a necessidade de sangue ao próprio prazer de matar. 



Género: Acção / Horror / Fantasia.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 94 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=m1HxiiDas28

Classificação: 8/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

2 comentários:

  1. segundo filme a contar para a grande katheryne bygelow, todos nós sabemos que o primeiro filme que ela redigiu foi o loveless que também foi o primeiro filme de hollywood que o willem daffoe contracenou na vida, este near dark é fabuloso, vale a pena ter na parteleira, este de 1 a 10, leva um 7!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. com Bill Paxton a roubar o show ao lado dos seus ex-camaradas de "Aliens". Soberbo!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...