Translate

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Fuga dal Bronx (1983)

"A Batalha de Bronx" de Enzo G.Castellari com Mark Gregory, Valeria D'Obici, Giancarlo Prete, Paolo Malco, Ennio Girolami, Antonio Sabato, Alessandro Prete, Massimo Vanni, Andrea Coppola, Moana Pozzi, Romano Puppo, Carla Brait & Henry Silva.

Bronx. Ano 2000. Dez anos depois dos eventos do primeiro filme, o presidente Clark (Ennio Girolami) da GC Corporation contrata o sádico mercenário Floyd Wrangler (Henry Silva), que lidera um grupo de Desinfestadores, com o objectivo de exterminar todos os habitantes que ainda resistem e reduzirem todo o bairro a cinzas. Por detrás disso, está um ambicioso plano de construção de um novo bairro futurista. Quando um grupo de Desinfestadores extermina a sangue-frio os seus pais, Trash (Mark Gregory), agora um guerreiro solitário, procura a Resistência constituída por elementos dos diversos gangues do Bronx agora unidos no intuito de os liderar contra a opressão da Corporação. Com a Resistência a preferir viver no sub-solo escondida, Trash juntamente com uma repórter de TV, Moon Grey (Valeria D'Obici) recruta os serviços de um assaltante lendário, Strike (Giancarlo Prete), para juntos irem para lá da Terra de Ninguém e raptarem o presidente Clark, para assim poderem negociar, mas nada irá correr como planeado...




Mark Gregory regressa como Trash

Mark Gregory regressa como Trash nesta sequela de "1990 - I guerrieri del Bronx" novamente dirigido pelo rei do série-B italiano, Enzo G.Castellari desta vez centrando-se mais na acção extravagante e violência gratuita sem fim do que na caracterização dos peculiares personagens interagindo nos excêntricos cenários de uma Bronx sem lei nem ordem. 





Romano Puppo como o pai de Trash




"Fuga dal Bronx" tem assim um ambiente mais sombrio que o primeiro filme, ganhando com um ritmo mais rápido de acção "non-stop", mas perdendo a mística mais atmosférica do conjunto.








O factor "cheesy" continua presente com o inexpressivo Trash, uma vez mais envolvido numa perigosa missão que parece sempre ultrapassar, apesar de os seus dotes como lutador serem bastante questionáveis







e os efeitos especiais pitorescos característicos do baixo orçamento deste sub-género de cinema onde é possível ver com clareza manequins a arderem ou a explodirem; prédios em miniatura a serem demolidos e os cenários da Bronx exterior serem praticamente o mesmo lote de prédios em todas as cenas. 








Mark Gregory interpreta Trash em modo sonâmbulo e desta vez sempre de casaco de cabedal vestido, devido ao actor ter perdido imensa massa muscular desde as filmagens do primeiro filme









Dablone (Antonio Sabato) & Clark (Ennio Girolami)

e alguns secundários-cabotinos retornam, como Carla Brait na pele da líder do gangue "The Iron Men" e Ennio Girolami, irmão do realizador Enzo G.Castellari, na pele do presidente da GC Corporation. Massimo Vanni interpreta outro papel nesta sequela sendo lhe dado o curioso nome de Big Little Man. 




Henry Silva como Wrangler

Henry Silva, o eterno vilão de filmes como "Code of Silence" ('85) ou "Nico - Above the Law" ('88) dá o nome para a audiência americana, apesar de ser um dos mais fracos papéis de mau-da-fita da sua carreira.











Se o primeiro filme incidia mais no cruzamento de um "Escape from New York" ('81) e os dois primeiros "Mad Max" ('79 e '81) com "The Warriors" ('79), "Fuga dal Bronx" abraça mais o sub-género "revenge movie" da "exploitation" na linha de um "Death Wish I & II" ('74 e '82) com Charles Bronson ou "The Exterminator" ('80) com Robert Ginty. 





Giancarlo Prete como Strike

O curioso destes "sci-fi spaghettis" é que apesar de acusados de "rip off" de filmes americanos, acabam eles próprios ao desenvolverem os seus guiões por inspirarem futuras produções legítimas americanas com orçamentos superiores, como é o caso de "Death Wish III" ('85) que foi obviamente inspirado na Bronx desta franchise de Castellari 





e a premise de contratar uns mercenários párias para desalojar os habitantes de uma zona pobre no intuito de construir um complexo futurista serviu de ideia base para o clássico "Robocop" ('87).





Concluindo, "Fuga dal Bronx" é inferior ao primeiro filme, pois apesar de contar com um orçamento maior, parece muito mais pobre visualmente, levando pontos positivos pela coragem de enveredar por outro caminho, 






sem tentar repetir novamente a mesma fórmula, mas não tendo o sucesso esperado ficou-se por uma segunda parte, embora ao longo dos anos terem sido escritas diversas petições por parte dos fãs acérrimos a implorarem por uma terceira aventura de Trash...



Género: Acção / Ficção Científica. 

Fotografia: Côr.

País: Itália.

Duração: 89 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=IA5ZeQ8ZYns

Classificação: 6/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.





5 comentários:

  1. man, isto é muito bom, rip off do mad max 2 e do escape from new york, MUITO BOM MESMO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark Gregory, o puto do ginásio descoberto pelo Enzo G.Castellari para estes filmes, fez outra franchise - "Thunder" (que em breve postarei aqui as reviews) e nunca mais foi visto. Existe um site na net chamado "Hunt for Trash" que se dedica ma busca do actor desaparecido.

      Eliminar
    2. não sabia disso man!!! mas o gajo tinha mesmo aspecto de ginásio!!!

      Eliminar
  2. bem, isso é que é de valor, diga-se de passagem que o gajo era péssimo actor, hehehehe, mas eu gosto dessas cenas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Num filme deste género "exploitation" italiano não há lugar para apontar o dedo a maus actores ou à falta de meios técnicos competentes, pois valem exactamente por isso, pela tentativa de criarem uma história e um visuais apesar do parco orçamento. Daí serem filmes-de-culto do "mau cinema".

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...