Translate

sábado, 4 de maio de 2013

The Specialist (1994)

"O Especialista" de Luís Lllosa com Sylvester Stallone, Sharon Stone, James Woods, Rod Steiger & Eric Roberts.

Ray Quick (Sylvester Stallone) é um ex-perito em explosivos da C.I.A. que trabalha agora por conta própria algures em Miami. May Munro (Sharon Stone) é uma amargurada vítima da família de mafiosos Leon, que testemunhou em pequena o assassinato brutal dos seus pais. May corresponde-se telefonicamente com Ray, querendo contratá-lo para matar todos os envolvidos no massacre, a que este inicialmente declina. Avança então sozinha tentando ganhar a confiança do filho playboy Tomás Leon (Eric Roberts) de modo a chegar ao pai dele, Joe Leon (Rod Steiger). Quando o ex-parceiro de Ray, o sanguinário Coronel Ned Trent (James Woods) aparece em cena a soldo da família Leon, Ray apercebe-se que May poderá estar em perigo e regressa ao trabalho ajudando-a a matar um a um todos os envolvidos. Os dois acabam por se apaixonar, levando Ray a expor-se demasiado e depois de ter assassinado Tomás, o cerco dos mafiosos aperta de modo a capturá-lo vivo como vendetta pessoal para Joe Leon. Ao mesmo tempo descobre uma estranha relação entre o seu ex-camarada de armas e a sua actual empregadora. Poderá ele confiar em May Munro?



Sylvester Stallone é Ray Quick

Produzido por Jerry Weintraub ("The Karate Kid" franchise) e dirigido em modo tarefeiro por Luís Llosa ("Sniper" de '92) no seu primeiro filme de grande orçamento, "The Specialist" é um thriller de acção protagonizado pelas então maiores estrelas do momento: Sylvester Stallone e Sharon Stone. 










Sharon Stone é May Munro

O argumento baseado nas novelas de John Shirley circulou em Hollywood durante muito tempo, estando vários actores e realizadores anexados ao projecto, entre eles Steven Seagal, Mario Van Peebles ou David Fincher, até o estúdio ter dado luz-verde depois de assegurar a contratação de Stallone, que precisava de um veículo renovado da sua imagem depois dos fracassos de bilheteira das suas duas comédias "Oscar" ('91) e "Stop! Or My Mom Will Shoot" ('92) e antes de saber os resultados do sucesso-surpresa de "Cliffhanger" ('93) e de Sharon Stone tornada Diva depois do mega-êxito de "Basic Instinct" ('92).





"The Specialist" a nível de enredo não tem ponta por onde se lhe pegue, recheado de falhas de continuidade como o gato adoptado por Stallone que muda de côr no final ou graves discrepâncias como Eric Roberts, apenas 2 anos mais velho que Sharon Stone, assassinou-lhe os pais quando ela era criança e na acção actual aparentam ter a mesma idade ou pontas-soltas como a razão porque os pais foram mortos e motivou a vingança da protagonista foi deixado totalmente de lado.





Contudo, o visual é chique e requintado e a acção extravagante com um rol de explosões bem conseguidas da parte do departamento técnico e o elenco actua de modo tão exagerado e caricatural que torna "The Specialist" um supremo mau filme.







Sylvester Stallone passa metade do filme nas sombras a detonar bombas com o seu desempenho de bombista sensível e murmurando cada linha de diálogo que se torna tarefa difícil acompanhá-lo; Sharon Stone veio pelo dinheiro e como forma de treino para o seu similar papel do ano seguinte como o anjo vingador em "The Quick and the Dead" de Sam Raimi; 




Rod Steiger é Joe Leon

o veterano Rod Steiger está tão mau na pele do mafioso cubano que a câmara de Llosa evita o uso de close-ups durante os seus diálogos (e servido de um péssimo sotaque idem) tendo vencido o Razzie para o Pior Actor Secundário do Ano; 









Eric Roberts é Tomás Leon


o subestimado Eric Roberts tornado actor-cabotino por esta altura, actua na pele do vicioso e provocador vilão num papel semelhante aos que desempenhou em "Final Analysis" ('92) ou "Heaven's Prisoners" ('96), um personagem-tipo que o actor se viu preso a partir do início dos anos 90 e nunca mais de lá saiu 




James Woods é o Coronel Ned Trent


e James Woods salva o filme da desgraça completa no seu habitual desempenho exagerado do fala-barato e execrável vilão, proporcionando-nos momentos hilariantes que empurram o conjunto para cima.






Como veículo para Stallone, o filme é medíocre com o próprio realizador a não saber o que pretende do mesmo: se a tentativa de um thriller, se um filme de acção pouco inteligente e na parte de direcção de actores e encenação, o conjunto é no mínimo sofrível, porque para além do já referenciado mau desempenho de Steiger, 





a química entre Stallone e Stone é tão inexistente que a sequência de sexo fumegante e ensaboada no chuveiro atinge um nível tão alto de monotonia como se ambos estivessem em modo de azia induzida. E o pior de tudo, é que o guião quer fazer-nos crer que no segundo em que se vêem pela primeira vez, apaixonam-se de tal maneira que na cena seguinte já estão enfiados no chuveiro como se não houvesse amanhã. 





A nudez gratuita de Stone, que aparece aqui em grande forma física, foi um modo do produtor Weintraub capitalizar no sucesso de "Basic Instinct" e com sucesso, pois "The Specialist" embora completamente arrasado pela crítica, tornou-se um dos maiores êxitos de bilheteira do duo de protagonistas nos anos 90.







Em suma, como puro entretenimento despretensioso sem precisar de se pensar muito e fechar os olhos às múltiplas falhas do filme, "The Specialist" é tiro no alvo fazendo parte do clube dos filmes de acção de grande orçamento que falharam por completo, mas que por causa disso se tornaram divertimento garantido segui-los...






Género: Acção / Thriller.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 110 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=mqTrjDsEg4g

Classificação: 6/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...