Translate

terça-feira, 28 de maio de 2013

Buck Rogers in the 25th Century - Awakening (1979)

"Buck Rogers no Século 25 - O Despertar" de Daniel Haller com Gil Gerard, Erin Gray, Pamela Hensley, Tim O'Connor, Joseph Wiseman, Duke Butler, Felix Silla, Mel Blanc, William Conrad & Henry Silva.

Em 1987, a bordo da sua nave na missão de lançar uma sonda espacial, o Capitão William "Buck" Rogers (Gil Gerard) é colocado acidentalmente em animação suspensa devido a uma tempestade de meteoritos, ficando em órbita por 500 anos até ser descoberto por uma nave consular dos Draconianos, uma força alienígena que se dirigem à Terra para um tratado aparentemente pacífico. Comandados pela Princesa Ardala (Pamela Hensley) e o seu braço-direito Killer Kane (Henry Silva), revivem Buck Rogers e ao descobrirem quem ele é, engendram um plano de o mandarem de volta com um sinalizador escondido na nave, para poderem penetrar sobre o escudo de defesa e assim atacarem a Terra. Como planeado, as Forças Especiais Terrestres lideradas pela Coronel Wilma Deering (Erin Gray) escoltam Buck pela zona de segurança, prendendo-o de seguida para interrogatório, pois julgam-no um espião dos piratas siderais que pilham desde há muito as suas rotas comerciais no espaço. 




Perdido num tempo que não é o seu e ao descobrir que a Terra sofreu um Apocalipse nuclear há séculos que mudou tudo o que conhecera, Buck terá de se adaptar à nova realidade e ao mesmo tempo convencer os seus conterrâneos que o perigo não vem dele, mas sim das verdadeiras intenções dos Draconianos que se aproximam...






A hibernação de 500 anos

Originalmente concebido como telefilme, acabando por estrear em sala de cinema com relativo sucesso ganhando mais de 20 milhões de receitas de bilheteira só nos E.U.A. e que serviu como episódio-piloto para a série do mesmo nome que durou somente 2 temporadas, 








A nova Terra...

"Buck Rogers in the 25th Century" é uma criação do produtor Glen A.Larson inspirado no seriado "Buck Rogers" de '39 (com Buster Crabbe como Buck, ironicamente vindo do similar "Flash Gordon", seriado de '36) e contando com cenários, guarda-roupa e designs aproveitados da anterior série de TV "Battlestar: Gallactica" do mesmo produtor como forma de reduzir os custos.







Coronel Deering & Buck Rogers



A história pisca o olho ao já citado clássico "Flash Gordon" criado por Alex Raymond e à franchise de êxito "Planet of the Apes" iniciada em '68 por Franklin J.Schaffner inspirado na novela de Pierre Boulle que devido ao mega-sucesso de "Star Wars" ('77)









Twiki (Felix Silla) & Dr.Hauer (Tim O'Connor)



levou o cinema e a TV em investirem em força nas "space operas" algumas transformando-se em sucessos mundiais, outras nem por isso, mas que actualmente gozam de estatuto de culto como é o caso deste "Buck Rogers in the 25th Century". 











Como filme para a televisão, os visuais são impressionantes para a altura de estreia e o orçamento envolvido, especialmente na parte da criação das naves e batalhas no espaço, bem como a visão da base da Terra futurista e a zona proibida, conhecida como Anarchia,








Anarchia e o povo radioactivo


pós-apocalíptica envolta em escombros do que antes era a proeminente Chicago e as criaturas radioactivas que por lá habitam. 









Gil Gerard como William "Buck" Rogers

Gil Gerard, então com 36 anos, foi o escolhido para dar vida ao arrogante e cheio de confiança em si mesmo, Buck Rogers, herói canastrão na senda de um John Wayne 









Erin Gray como Wilma Deering

acompanhado aqui no episódio-piloto pela sua parceira da futura série de TV, a bela Erin Gray como a Coronel Deering, que apesar de se sentir atraída por Buck desde o primeiro olhar, desconfia da veracidade da sua história 









Princesa Ardala (Pamela Hensley) & Kane (Henry Silva)

e Pamela Hensley, a sexy Princesa Ardala, filha do Imperador Draco interpretado por Joseph Wiseman (o célebre "Dr.No" do primeiro 007 de '62) num pequeno cameo e o eterno vilão Henry Silva ("Code of Silence" de '85) como Killer Kane, o terrestre que se passou para o lado dos Draconianos. 






"Buck Rogers in the 25th Century" é a definição do seriado clássico de ficção científica, recheado de efeitos especiais que actualmente podem ser vistos como ultrapassados, mas que para quem cresceu com a série, foram um prodígio para a altura. 







O ambiente é descontraído, com espaço para as deixas espirituosas bem entregues por Gil Gerard e a primeira faísca do romance com Wilma Deering é lançado aqui, ficando o espectador à espera da sua evolução nas temporadas seguintes. 






Twiki e Dr.Theopolis (voz de Mel Blanc)

O pequeno andróide Twiki (Felix Silla) é um fiel e divertido parceiro para Rogers e embora obviamente inspirado em R2D2 de "Star Wars", foi criado um pequeno computador redondo que o pequeno transporta como sendo o Dr.Theopolis (voz de Mel Blanc), um dos membros do Conselho, que serve como orientador e depois melhor amigo do nosso herói à medida que se vai integrando no novo mundo.







Como curiosidade, o genérico de abertura é cantado somente neste episódio-piloto, passando a ser só instrumental na futura série e a encenação faz lembrar os créditos iniciais de um filme de James Bond, que lançaria nesse mesmo ano a única aventura de 007 no espaço com "Moonraker".








Em suma, rever "Buck Rogers in the 25th Century" é como uma viagem no tempo a uma era de cinema "cheesy" e extrovertido, impossível de igualar nos dias de hoje, com as produções de Hollywood dispondo de orçamentos gigantescos para efeitos especiais CGI e 3D,










esquecendo-se de pelo meio dar coração e alma ao projecto que têm em mãos e é aí que reside a mais-valia dos filmes e séries feitos à décadas atrás que se tornam bastante superiores ao que é feito de modo vazio e transparente nos dias de hoje. 









"Buck Rogers in the 25th Century" é um delírio de se seguir, sendo ideal para uma Matiné e que nos faz de modo saudoso sentir toda aquela genuína emoção de rever um bom filme de ficção científica despretensioso, pois recordar é viver...

Género: Ficção Científica / Aventura / Família. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 89 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=-D2nxQA74fE

Classificação: 8.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

2 comentários:

  1. Adorava esta série. Em especial as cenas na Inner City com os mutantes. Lembro me do The Hawk na segunda série que eu adorava ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Hawk, que se tornou o parceiro do Buck Rogers, ideia dos produtores para criarem uma dinâmica ao estilo do Capitão Kirk / Mr.Spock ou Apollo / Starbuck :) Uma das melhores séries de sempre no tempo em que ainda se faziam boas séries de televisão.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...