Translate

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Curtains (1983)






Samantha Sherwood (Samantha Eggar) é uma conhecida actriz metodista e estrela-fétiche do excêntrico realizador Jonathan Stryker (John Vernon) de quem é amante. Quando Stryker avança com o seu projecto de sonho: "Audra", Samantha crê ser ela a protagonista e a pedido do realizador resolve pesquisar a fundo fazendo-se passar por demente para ser internada num hospício. Samantha desconhece que tudo não passa de um plano de Stryker para a deixar lá indefinidamente e ao mesmo tempo o realizador contacta 6 jovens de várias profissões para fazerem uma audição para o papel na sua velha e arrepiante Mansão. Samantha acaba por escapar do hospício e junta-se ao grupo, exigindo fazer também uma audição. Na manhã seguinte, as jovens aspirantes a Audra começam a desaparecer uma a uma assassinadas por um estranho vulto usando uma velha máscara deformada. Quem estará por detrás dos assassinatos, será o próprio Stryker, a vingativa Samantha ou uma das aspirantes que pretende se livrar da concorrência para ser escolhida para o cobiçado papel?







Filme de terror de produção canadiana e a primeira longa-metragem para o realizador Richard Ciupka que cruza aqui o sub-género "slasher" com o horror gótico do cinema clássico. 








O ambiente é arrepiante evocando o estilo vitoriano e os cenários burlescos com um clima de suspense e mistério quase teatral que pisca ao olho ao icónico "giallo" italiano. 









"Curtains" é lento e pesado de se seguir, na sua somente hora e meia de duração parece prolongar-se para sempre, mas a cinematografia é conseguida sendo sombria o suficiente no uso de sombras e escassez de luz para nos colocar na disposição da intriga. 






O assassino da máscara grotesca


O assassino de máscara grotesca que se move ao estilo de uma ópera de horror e ataca em situações peculiares é efectivo o suficiente para nos pôr em constante inquietação. Com todos os ingredientes perfeitos lançados o que faz "Curtains" não ser um supremo clássico do género?
A incoerência do argumento, a montagem quase amadora e sobretudo o próprio filme a não saber para que lado ir.




A rodagem de "Curtains" começou em '79, sendo patente nas roupas, penteados das actrizes e no visual do filme, mas passou por diversos problemas entre os produtores e o realizador, ficando mais de 1 ano parado até ser completado e finalmente estreado quase 4 anos depois. 







Ao longo desse tempo, certas cenas foram filmadas novamente, o argumento revisto e uma das actrizes substituída e é patente no produto final esse desequilíbrio a nível de continuidade na história cheia de buracos e de pontas soltas. 








O desenvolvimento das personagens é quase nulo, certas actrizes das 6 aspirantes nem estão suficiente tempo em cena para que ao menos lhes saibamos o nome, culminando assim com o espectador a não se preocupar minimamente sobre qual foi assassinada. O personagem "Audra" que move toda a intriga, estando quase toda a gente ao ponto de matar pelo papel, não lhe é dada a história de fundo suficiente para que nós aceitemos a importância. 




A partir do III Acto o desinteresse é tanto, que nos leva a esquecer todos os sub-géneros que o filme tenta abraçar, concentrando-nos apenas no "slasher" e no entretenimento que as mortes criativas nos oferecem. Porque nesse departamento, "Curtains" cumpre, especialmente na sequência de patinagem no gelo em que o assassino mata a primeira actriz, sendo bastante bem encenada e uma das mais memoráveis dentro do sub-género "slasher". 



Samantha Eggar como Samantha Sherwood


John Vernon assume com competência o papel do excêntrico Stryker, cheio de maneirismos e charme dantesco ao jeito de um Christopher Lee na sua fase Hammer e Samantha Eggar, do filme-de-culto de David Cronenberg, "The Brood" ('79) interpreta Samantha Sherwood em estilo clássico. 






O resto do elenco cumpre com os propósitos destacando-se Linda Thorson (a Tara King da famosa série de TV britânica "The Avengers" de '68), sendo o início de carreiras para dois famosos actores de personagens-tipo como Maury Chaykin e Michael Wincott ("The Crow" de '94), que não tem uma única linha de diálogo embora sendo personagem secundário fundamental.





John Vernon como Jonathan Stryker



Em suma, somente um bom visual, ambiente e cenários não fazem um filme ser eficaz e "Curtains" é a prova viva disso, fruto de uma confuso e desconexa direcção devido a demasiadas interferências alheias, que originou com que o próprio realizador retirasse o seu nome dos créditos iniciais substituindo pelo "alias" de Jonathan Stryker, o personagem fictício interpretado por John Vernon no filme. 


Género: Horror.

Fotografia: Côr.

País: Canadá

Duração: 89 minutos.


Classificação: 5.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...