Translate

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Nomads (1986)

"Nómadas" de John McTiernan com Pierce Brosnan, Lesley-Anne Down, Anna-Maria Monticelli, Adam Ant, Mary Woronov, Héctor Mercado, Josie Cotton, Frank Doubleday, Alan Autry, J.Jay Saunders, Frances Bay, Jeannie Elias & Nina Foch.

Num hospital de Los Angeles, um misterioso estrangeiro de múltiplos ferimentos que antes de morrer revela o seu segredo à médica de serviço, Drª.Eileen Flax (Lesley-Anne Down), faz com que esta comece a ter visões sobre os últimos dias de vida do falecido e as razões que o levaram ali. Descobre que o estrangeiro é o proeminente antropologista francês Dr.Jean-Charles Pommier (Pierce Brosnan), um rigoroso perito em mitos africanos e esquimó, que atraído por um estranho grupo nómada de punks de L.A. os tem seguido e estudado os seus hábitos. Começando a saber demasiado, o grupo lança-se sobre ele e temendo pela vida da sua esposa, Niki (Anna-Maria Monticelli), cabe agora à DrªFlax ajudá-la a escapar com vida...





Estranho filme escrito e realizado por John McTiernan, o futuro director de dois dos maiores êxitos de acção da década de 80, "Predator" ('87) e "Die Hard" ('88), aqui na sua estreia em cinema, "Nomads" é um thriller sobrenatural de horror no limiar da realidade servido de um duo de protagonistas pouco usual para o género, mas ambos em desempenhos bastante competentes. 




O antropólogo Jean-Charles Pommier (Pierce Brosnan)

Pierce Brosnan, cerca de 10 anos antes de se tornar James Bond, encarna o antropologista francês Jean-Charles Pommier que carrega consigo uma maldição do passado que o faz entrar em conflito com a ameaça que paira sobre si na actualidade e Lesley-Anne Down (da série de TV, "North and South" de '85) é a infeliz médica no sítio errado à hora errada que inadvertidamente terá de resolver o mistério em torno de Pommier.



Drª.Eileen Flax (Lesley-Anne Down)

O argumento de John McTiernan é original e criativo, embora possa parecer confuso se não acompanhado com a devida atenção e a atmosfera surrealista e assustadora aliada ao ambiente claustrofóbico e de mistério do filme torna-o muito bem conseguido e bastante interessante visualmente, evocando o clássico de John Carpenter "Assault on Precinct 13" ('76), detentor de uma atmosfera e ritmo algo similares.




Uma das mais-valias de "Nomads" é que apesar de algo lento e arrastado, o filme nunca se torna enfadonho, deixando-nos completamente agarrados ao desenrolar da acção das duas histórias (de Pommier e Flax) interligadas e contadas em simultâneo.





Nikki (Anna-Maria Monticelli)

Na parte do elenco secundário, Anna-Maria Monticelli está muito bem como a esposa italiana de Pommier, perdida numa cidade que não conhece e na pele dos elementos da estranha tribo nómada, os músicos Adam Ant (da banda new wave "Adam and the Ants") e Josie Cotton; o bailarino Héctor Mercado; 







Dancin'Mary (Mary Woronov)

bem como a actriz de culto do cinema de horror, Mary Woronov ("Death Race 2000" de '75 ou "Eating Raoul" de '82) e o sempre enigmático Frank Doubleday (um dos actores-fétiche de John Carpenter que co-protagonizou o já referenciado "Assault on Precinct 13" de '76 e "Escape from New York" de '81) escolhidos a dedo para desempenharem os papéis dos gothic-punks na perfeição. 





Number One (Adam Ant)

Apesar da recepção algo morna na altura de estreia, "Nomads" permitiu que McTiernan fosse escolhido para dirigir o futuro clássico "Predator" ('87) e actualmente goza do estatuto de filme-de-culto entre os cinéfilos, mesmo sendo ainda bastante subestimado, pois tendo sido produzido um ano antes de "Near Dark" de Kathryn Bigelow ou "The Lost Boys" de Joel Schumacher, foi com toda a certeza um modelo inspirador para a concepção destes.





Destaque também para a banda sonora com temas de Ted Nugent que participa no filme num pequeno cameo.












Em suma, "Nomads" é um filme que deveria ser redescoberto e estudado pela nova geração de realizadores de horror ou ficção científica, para aprenderem a arte de criar um filme com um grande ambiente e visual feito a baixo-orçamento, sem recorrerem a milhões usados em C.G.I. para depois apresentarem um desperdício de produto final.




Bastante recomendado para fãs de um bom thriller com elementos de horror e suspense à mistura e que passem bem sobre um ritmo lento e uma narrativa apresentada de forma não-linear. 






Género: Thriller / Mistério / Horror.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 91 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=Uqwb1LB0QbY

Classificação: 8.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...