Translate

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tales from the Darkside - The Movie (1990)

"Contos da Meia-Noite" de John Harrison com Deborah Harry, Matthew Lawrence, Christian Slater, Steve Buscemi, Julianne Moore, Robert Sedgwick, David Johansen, William Hickey, Mark Margolis, Rae Dawn Chong, Robert Klein & James Remar.

Longa-Metragem de Antologia de Horror e Suspense baseado na série de televisão, "Tales from the Darkside" ('83 a '88) similar à clássica "Twilight Zone" ('59 a '64) ou "Amazing Stories" ('85 a '87) composta por 3 segmentos de terror e fantasia envolvidas em torno da história principal onde Betty (Deborah Harry), uma bruxa moderna, rapta o pequeno Timmy (Matthew Lawrence) mantendo-o prisioneiro numa jaula enquanto prepara os ingredientes para o assar vivo e servi-lo mais tarde na recepção que irá dar aos seus amigos bruxos. 





Timmy (Matthew Lawrence) & Betty (Debbie Harry)

Para manter Timmy sossegado na cela, Betty dá-lhe um velho livro encadernado da sua juventude intitulado "Tales from the Darkside" e Timmy apercebendo-se que poderá retardar o seu destino lendo-lhe histórias que a bruxa há muito esquecera, começa-lhe a contar no intuito de a cativar. 






Lee (Robert Sedgwick) & Susan (Julianne Moore)

Somos transportados ao primeiro segmento onde numa prestigiada Universidade, o estranho, mas aplicado estudante Bellingham (Steve Buscemi) é alvo de uma maldosa partida por parte de dois colegas ricos e arrogantes: Susan (Julianne Moore) e Lee (Robert Sedgwick), 






Bellingham (Steve Buscemi) & Andy (Christian Slater)

que o maltratam sistematicamente devido a Bellingham não ter os seus estatutos sociais. Porém, Andy (Christian Slater), irmão de Susan, defende-o como pode e numa noite ajuda-o com um estranho lote designado de 249, vindo do departamento de arqueologia contendo uma múmia e enquanto a investiga, Bellingham encontra um pergaminho antigo.








Nessa mesma noite, alguém chacina selvaticamente Lee e Susan. Qual será a relação entre as mortes e o estranho Lote 249?











No segundo segmento, Halston (David Johansen), um prestigiado assassino profissional é contratado pelo excêntrico milionário Drogan (William Hickey) que vive isolado numa velha mansão







Drogan (William Hickey)

para exterminar um gato preto que este designa como o "gato dos infernos" tendo sido o responsável pela morte de todos os habitantes da casa. 









Halston (David Johansen)

Relutante ao começo pela simplicidade do seu trabalho, mas sendo bem pago, aceita o serviço, sem saber que se meteu com a mais poderosa nemesis que encontrou e lhe poderá custar a vida.








Preston (James Remar)

No terceiro segmento, Preston (James Remar), um artista actualmente com um bloqueio criativo que reside no bairro degradado de Hell's Kitchen, à saída de um bar de madrugada com um amigo testemunha a morte deste decapitado por uma estranha criatura semelhante a um Gárgula. 






Preston implora pela sua vida e o Gárgula deixa-o viver em troca deste nunca revelar a ninguém sobre a sua existência. Na mesma noite, Preston encontra Carola (Rae Dawn Chong), uma bela mulher perdida naquele bairro perigoso e leva-a para casa. 









Apaixonam-se a acabam por casar e alguns anos depois já com uma carreira de sucesso e 2 filhos, à partida tudo corre bem na vida de Preston, mas será tudo isso realidade ou apenas uma ilusão?

*******************  ALERTA!! A partir daqui algum texto ou fotos podem conter SPOILERS!!!!  *******************



Dirigido por John Harrison, realizador vindo da série de TV do mesmo nome, segundo um guião de Michael McDowell baseado no pequeno conto de Sir Arthur Conan Doyle (Segmento 1 - "Lot 249"), 










George A.Romero baseado na pequena história de Stephen King (Segmento 2 - "Cat from Hell") 













e num argumento original de McDowell (Segmento 3 - "Lover's Vow"), "Tales from the Darkside - The Movie" é a versão cinematográfica da série na linha das anteriores adaptações de sucesso para o grande ecrã como "Creepshow" ('82), de onde este filme colhe maiores semelhanças ou "Twilight Zone - The Movie" ('83). 






Todos os segmentos estão bem escritos e dirigidos por John Harrison, cineasta completamente à vontade com o género, resultando em hora e meia de puro entretenimento, levando-nos da fantasia ao horror passando pelo suspense ao humor negro, e mesmo não sendo uma das melhores obras de antologia de horror, é certamente uma das mais divertidas e emocionantes.




A malvadez da bruxa interpretada pela cantora Blondie

O excelente elenco envolvido ajuda em grande parte a elevar o resultado do produto final, com as participações dos cantores Deborah Harry (mais conhecida por Blondie e estrela de "Videodrome" de David Cronenberg) e David Johansen (vocalista da extinta banda de glam rock, New York Dolls); 






a então jovem estrela ascendente Christian Slater; os agora consagrados Julianne Moore e Steve Buscemi em início de carreira; 









Carola (Rae Dawn Chong) & Preston

a actriz de "Commando" ('85), Rae Dawn Chong e sobretudo, um dos mais subestimados actores de sempre, James Remar (mais conhecido pelo seu papel do psicopata Albert Ganz em "48 Hours" de '82) em mais um grande desempenho como o artista que esconde um segredo tenebroso. 








Johansen está muito bem na sua habitual excêntrica performance contribuindo em grande parte para a dose do humor negro, mais patente no segmento em que participa. Os efeitos especiais e de caracterização estão bastante bons para a altura e ao nível de uma produção do cinema legítimo.







Apesar de bem encenados e dos altos valores de produção, os dois primeiros segmentos acabam por ser rotineiros dentro do género, sobretudo se revistos nos dias de hoje aonde já muito se esticou a fórmula, 








mas o terceiro segmento ainda hoje é algo de extraordinário, seja na concepção da história como do ambiente em si criado, misturando eficazmente o romance e drama com a fantasia e horror.








A reviravolta final é surpreendente para a época em que foi feito (muito antes do "twist" entrar na moda de qualquer produção thriller / horror / suspense de hollywood) e as sólidas interpretações de James Remar e Rae Dawn Chong carregam o impacto deste segmento. 







A mais fraca acaba por ser a história principal que tem o típico final já esperado, mas Debbie Harry é deliciosamente vil e distante como a bruxa de serviço.











Em suma, "Tales from the Darkside - The Movie" é um bom filme para Sessão da Meia-Noite, na linha dos outros clássicos de culto de antologia de horror e embora não esteja ao nível do primeiro "Creepshow" é um óptimo digestivo para se apreciar depois da ingestão do citado.


Género: Horror / Fantasia. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 93 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=Y9I7nrsRCuM

Classificação: 8/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...