Translate

quinta-feira, 2 de maio de 2013

The Nature of the Beast a.k.a. Bad Company (1995)

"Más Companhias" de Victor Salva com Eric Roberts, Lance Henriksen, Eliza Roberts & Brion James.

Um "serial-killer" à solta conhecido pelo "Assassino da Machadinha" aterroriza o interior do Nevada ao mesmo tempo que um casino é assaltado em Las Vegas estando o autor do roubo em fuga com uma maleta cheia de dinheiro sem saber que pertence à Máfia. No mesmo contexto, Jack Powell (Lance Henriksen), um caixeiro-viajante de classe média que percorre a auto-estrada do Nevada, encontra Adrian "Dusty" (Eric Roberts) que vagueia pelo mesmo caminho pedindo boleia. Entre os dois homens irá se estabelecer uma relação de tensão quando ambos descobrem o segredo do outro, fazendo assim uma aliança secreta apesar do antagonismo que sentem mutuamente, mas até quando isso irá durar até que um dos dois se passe?




Segunda longa-metragem do polémico realizador Victor Salva, "The Nature of the Beast" é um thriller psicológico e de mistério centrado no estudo dos dois personagens principais muito bem interpretados pelos imensamente subestimados em Hollywood: Lance Henriksen (o andróide Bishop de "Aliens" de '86) e Eric Roberts ("Runaway Train" de '85). 



Jack Powell (Lance Henriksen) & "Dusty" (Eric Roberts)

Tanto Henriksen como Roberts têm um jeito muito peculiar de actuação entre o enigmático e misterioso aliado ao forte carisma e grande presença no ecrã e na pele destes dois atormentados personagens, ambos estão à vontade dando os seus toques pessoais (mesmo levados ao exagero especialmente da parte de Roberts) sem que com isso tentem roubar o show do outro. 






No I Acto, Salva inicia a construção de uma intriga partindo de uma boa premise, não revelando ao espectador o que cada um deles sabe ou qual dos dois cometeu que crime ou ainda se de facto algum deles teve algo a ver com o assunto, mas com o avançar da acção a narrativa torna-se demasiado lenta e arrastada sem chegar a lado nenhum e tornando-se demasiado repetitivas as situações pelas quais esta estranha aliança terão de lidar. 





Mesmo com diálogos inteligentes e uma atmosfera tensa, surreal e assustadora em clima de desconfiança com a solitária auto-estrada do deserto como pano de fundo (lembrando um "The Hitcher" de '86), "Bad Company" não vai muito além do genérico thriller,






talvez porque é um tipo de história que funcionaria melhor em formato de curta-metragem ou em filme de antologia, com menos tempos-mortos e sequências para encher. 








Certos artifícios do guião deveriam ter sido omitidos como a conotação homossexual implícita entre os dois personagens que não só não chega a lado nenhum, como se torna gratuito e completamente fora do contexto do filme. Também uma revisão no III Acto, especialmente no final que para além de ser demasiado previsível, nem faz muito sentido sequer, faria de "Bad Company" um filme bem melhor. 



Brion James como o Xerife Gordon

Contudo é sempre um prazer ver estes dois grandes actores em cena e a química natural de ambos resulta, sendo assim mais por eles que "The Nature of the Beast" vale a pena dar uma olhada. Para os cinéfilos, a não perder o cameo do malogrado actor de personagens-tipo, Brion James ("48 Hrs." e "Blade Runner" de '82 ou "Tango & Cash" de '89) numa das raras ocasiões em que não interpreta um vilão.



Género: Crime / Mistério.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 91 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=lagpjcTKe9E

Classificação: 6/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...