Translate

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Clownhouse (1989)

"Eles Matam" de Victor Salva com Nathan Forrest Winters, Brian McHugh, Sam Rockwell, Michael Jerome West, Byron Weible, David C.Reinecker, Karl-Heinz Teuber & Victor Salva.

Umas semanas antes do Halloween, os irmãos Collins, Casey (Nathan Forrest Winters), o mais novo que tem fobia a palhaços, Geoffrey (Brian McHugh), o sensato irmão do meio e Randy (Sam Rockwell), o mais velho e provocador, sozinhos em casa enquanto a mãe viaja, visitam o Circo que chegou à cidade, no mesmo dia em que três perigosos dementes escapam de um hospício. Depois do espectáculo, os três fugitivos assassinam os palhaços, roubando-lhes as identidades e andando à solta pela cidade descobrem o casarão aonde os três irmãos vivem e resolvem fazer-lhes da vida um inferno...








Brian McHugh, Nathan Forrest Winters & Sam Rockwell



Primeira longa-metragem do polémico realizador Victor Salva (o criador de "Powder" de '95 e da franchise "Jeepers Creepers"), "Clownhouse" é um horror-slasher explorando os limites da coulrofobia (o termo usado para designar o medo a palhaços) executado num ambiente aterrador entre o real e o imaginário.




A vidente

O argumento de Victor Salva em nada é original ou trás algo de novo ao género, mas a direcção e o visual criado pela genial cinematografia e o criativo trabalho de câmara são bastante inovadores e competentes para um baixo-orçamento.






A atmosfera criada lembra uma obra de David Lynch versão slasher com a acção parecendo saída de um pesadelo sombrio em que muita coisa não faz sentido, mas fascina ao mesmo tempo que repele. 






Eles chegaram...

Para um slasher, "Clownhouse" é demasiado lento e arrastado até ao III Acto, entregando-nos um tipo de horror mais atmosférico que funciona como um crescendo na trama, onde o suspense e o desconforto reinam.








Onde "Clownhouse" difere das centenas de outras obras do género com a "premise" idêntica e para além do já referenciado criativo trabalho de câmara é a sua visão muito própria e efectiva na encenação dos sustos, perseguições e assassinatos.









Os cenários têm um visual barato devido à escassez de meios e a acção é situada em grande parte num só local, aliado a um enredo rotineiro se, é essa habilidade técnica e artística do realizador que torna o que seria mais um filme de terror tarefeiro, num dos mais originais do sub-género saído da década de 80.





O elenco dos jovens actores é competente nos seus papéis, assim como as interpretações de verdadeiros palhaços na pele dos assassinos dementes, mas tirando Sam Rockwell ("The Green Mile" de '99 ou "Confessions of a Dangerous Mind" de '02), que fez aqui a sua estreia em cinema, mais ninguém do elenco prosseguiu uma carreira em cinema.





A título de curiosidade,"Clownhouse" foi financiado e recebeu luz-verde depois do êxito da curta-metragem de Salva, "Something in the Basement" ('86), que também contou com dois dos jovens actores deste filme: Brian McHugh e Nathan Forrest Winters, chamando a atenção do premiado realizador Francis Ford Coppola que apoiou Victor Salva produzindo a sua primeira longa-metragem.





Homenagem a "The Outsiders" de Francis Ford Coppola



Em troca, Salva homenageou o seu ídolo incluindo na porta do quarto de um dos irmãos, o cartaz do filme "The Outsiders" ('82), a primeira novela de S.E.Hinton que Francis Coppola adaptou ao grande ecrã, bem como a presença de três irmãos na história, neste caso os Collins, evocando os três irmãos Curtis da prestigiada novela juvenil.






"Clownhouse" tornou-se o início e o fim para o auspicioso realizador, pois pouco tempo depois da estreia, o jovem actor principal Nathan Forrest Winters veio a público acusar o seu realizador de o molestar, o que levou Salva a cumprir pena, regressando somente 6 anos depois com "The Nature of the Beast", que foi renegado a directo para vídeo. 




O seu excelente "Powder" lançado no mesmo ano, sofreu ainda mais com a polémica do passado do realizador, ficando aquém dos resultados merecidos, tendo só Salva encontrado o êxito crítico e comercial com o sucesso algo repentino de "Jeepers Creepers" ('01), que apesar de todo o êxito é das obras mais fracas do realizador.




Em suma, "Clownhouse" e tal como o próprio realizador o define, é uma "campfire story" um conto / mito urbano assustador, ideal para se contar à fogueira durante um acampamento no meio da floresta e a milhas de distância da civilização, para que os intervenientes sintam a angústia e a claustrofobia dos três protagonistas que apesar de viverem no meio da cidade, não têm para onde fugir ou pedir auxílio perante a ameaça existente...



Género: Horror.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 81 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=0EgKdU-316Y

Classificação: 8/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...