Translate

sábado, 11 de maio de 2013

Slow Burn (1986)

"Lenta Agonia" de Matthew Chapman com Eric Roberts, Beverly D'Angelo, Dennis Lipscomb, Raymond J.Barry, Anne Schedeen, Emily Longstreth, Johnny Depp, Edward Bunker, Henry Gibson & Dan Hedaya.

O repórter caído em desgraça, Jacob Asch (Eric Roberts) é contratado pelo excêntrico artista de meia-idade, Gerald McMurty (Raymond J.Barry) para localizar a sua ex-mulher Laine (Beverly D'Angelo) e o seu filho que não vê à mais de uma década, em Palm Springs na Califórnia. Jacob encontra Laine, agora casada com o milonário Simon Fleischer (Dan Hedaya) fazendo-se acompanhar por um adolescente, Donnie (Johnny Depp) que pode ou não ser o filho perdido de McMurty. Laine oferece o dobro do dinheiro a Jacob para que este não divulgue o seu paradeiro ao ex-marido, mas este acaba por ser fiel à contratação inicial, envolvendo-se assim demasiado no caso que culmina no sequestro de Donnie. Sentindo-se culpado, Jacob inicia uma demanda pessoal em busca do adolescente desaparecido...





Eric Roberts como Jacob Asch


Produzido por Joel Schumacher ("The Lost Boys" de '87) para a televisão por cabo e dirigido pelo argumentista Matthew Chapman que também assinou o guião baseado na novela de Arthur Lyons, "Slow Burn" é um thriller neo-noir de mistério e crime situado na solarenga Palm Springs.










A narrativa segue a típica história do detective privado, neste caso um repórter, entrando num submundo que desconhece, repleto de intrigas, paixões e traições aonde nem tudo é o que parece. Eric Roberts interpreta Jacob, o repórter caído em desgraça que ao ser despedido desonrosamente do seu ofício, aceita o trabalho de investigação privada unicamente pelo dinheiro, acabando por mais tarde ter um rebate de consciência quando as coisas vão longe demais.




Beverly D'Angelo como Laine


Beverly D'Angelo, é sensual q.b. na pele da "femme fatale" Laine, uma mulher vivida e ambiciosa que apesar de ter conquistado o milionário que sempre sonhou, esconde um segredo obscuro que poderá abalar toda a estrutura familiar.








Emily Longstreth como Pam Draper


"Slow Burn", embora não sendo muito original, parte de uma boa premise e cumpre com uma trama interessante, cativando-nos desde o início, sendo tecnicamente bastante competente para um telefilme, apesar de alguns cenários parecerem demasiado baratos devido ao baixo orçamento. A cinematografia capta com veemência o calor abrasador da Califórnia no Verão, usado como catalisador dos desejos ardentes e paixões proibidas que ligam os personagens entre si. 



Dan Hedaya como Fleischer


No capítulo das performances, Chapman é melhor guionista do que director de actores, com algumas actuações a irem longe demais ao ponto do exagero teatral, especialmente do actor de personagens-tipo Dan Hedaya ("Commando" de '85) cujo desempenho sai por completo fora do tom.








O enigmático Eric Roberts é um actor bastante subestimado pela sua peculiar personalidade com os maneirismos muito próprios e demasiado característicos. Em "Slow Burn" talvez aparente estar demasiado limpo e sóbrio, para a corrente situação de desgraça em que o seu personagem está mergulhado, mas o realizador quis compor um cool Jacob Asch, do corte de cabelo à indumentária estilo "Miami Vice" integrando-o assim na perfeição do "cool cat private eye" à solta pela cidade dos anjos. 






O restante elenco secundário recheado de caras conhecidas, cumprem nos seus papéis de suporte, com o destaque inevitável para Johnny Depp, então com 22 anos e aqui no seu terceiro filme, interpretando o adolescente desaparecido.









É caso para dizer, quem diria que Depp se tornaria a super-estrela que é hoje, julgando-o aqui num brevíssimo e rotineiro papel que qualquer outro jovem actor da altura desempenharia de olhos fechados.











E a ironia maior é Depp fazendo de suporte para um Eric Roberts, em pleno topo do jogo com desempenhos aclamados pela crítica e nomeado meses antes para o Oscar de Melhor Actor Secundário por "Runaway Train", mas que infelizmente, e tal como o seu personagem Jacob Asch, acabou caído em desgraça em fins de 80's e nunca mais recuperou o sucesso do público e respeito da crítica iniciais. 





Em suma, "Slow Burn" tem uma boa atmosfera, boas localizações, um conjunto de caras conhecidas que trabalham bem em conjunto e sobretudo um lado bastante depressivo e sombrio que contrasta com o clima de luminosidade, sol e calor presentes.










A resolução da trama pode saber a pouco no final e algumas pontas ficam soltas à imaginação do espectador, mas mesmo com algumas falhas, o produto final é um bom filme que teria beneficiado mais se tivesse sido feito em formato de longa-metragem para o cinema.








A título de curiosidade, este algo obscuro telefilme dos anos 80, foi redescoberto há alguns anos pelas razões erradas. Devido ao crescente interesse do grupo de fãs adolescentes de Johnny Depp possuírem a sua filmografia completa. captou a ganância de uma distribuidora que lançou o DVD com Depp na capa e com o seu nome em grande plano na ânsia de o venderem como um seu veículo.
Terminando em jeito de "spoiler", apesar do seu personagem ser essencial à trama e o seu nome ser constantemente mencionado pelos diversos personagens, o tempo real do actor em cena não ultrapassa os 5 minutos...



Género: Thriller / Drama.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 92 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=mqqJ9W0OaYE

Classificação: 7.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...