Translate

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Graduation Day (1981)

"O Dia da Formatura" de Herb Freed com Christopher George, Patch MacKenzie, E.Danny Murphy, Michael Pataki, Carmen Argenziano, Richard Balin, Virgil Frye, Linnea Quigley, Vanna White, Ruth Ann Llorens & E.J.Peaker.

Uma das jovens da equipa de atletismo do liceu, Laura Ramstead (Ruth Ann Llorens) morre, subitamente, de ataque cardíaco depois de realizar uma corrida de 200 metros em 30 segundos. Um ano depois, a sua irmã mais velha Anne (Patch MacKenzie) chega à cidade para participar no Dia da Formatura como homenagem à irmã desaparecida. Ao mesmo tempo, um assassino mascarado munido de um sabre de esgrima e um cronómetro, começa a assassinar todos os elementos da equipa de Laura. Os suspeitos incluem o rígido treinador Michaels (Christopher George) que Anne culpa, involuntariamente, da morte da irmã; o arrepiante director da escola Guglione (Michael Pataki); o estranho delegado local MacGregor (Virgil Frye); o ainda perturbado namorado de Laura, Kevin (E.Danny Murphy) e a própria Anne que parece ser coincidência a mais ter chegado quando começaram os crimes. Quem será o assassino e qual o motivo que o move?



Laura (Ruth Ann Llorens)



O sucesso mundial do clássico de John Carpenter, "Halloween" ('78) tornou-se o impulsionador do novo filão para os estúdios explorarem: o filme de terror "slasher" em torno de um dia festivo. 








Anne (Patch MacKenzie)



"Friday the 13th" ('80) confirmou o êxito do sub-género emergente e a partir daí foram produzidos um sem-número de "slashers" de alto a baixo orçamento, do grande estúdio até ao cinema amador. 








"Graduation Day" foi um dos que apanhou a onda e funcionando com um irmão mais pobre de "Prom Night" ('80), conta a história da vingança de um assassino mascarado contra um grupo de adolescentes do liceu. 










Todos os lugares-comuns do sub-género estão presentes: o uso da câmara como ponto de vista do assassino durante os crimes; as mortes macabras; a presença de várias e belas actrizes já na casa dos 20 e muitos interpretando adolescentes em cenas de nudez gratuita








e os habituais erros dos personagens como em qualquer filme de terror, que parece ficarem à espera para serem mortos em vez de retaliarem ou fugirem com o assassino parecer ter uma espécie de força e rapidez sobre-humana porque aparece por todo o lado. 










Como o típico "slasher" dos anos 80, "Graduation Day" não está na lista dos piores, mas também está bem longe de figurar na dos mais emblemáticos do género. 









Quem será o próximo?

A história repete o já mencionado "Prom Night", estreado 1 ano antes, excepto um ou outro artifício diferente colocado na trama para não ser demasiado semelhante. A introdução de um maior número de suspeitos é positivo para pôr o espectador a tentar adivinhar, mas a meio do filme torna-se óbvio quem está por detrás da máscara. 










Uma das cenas desnecessárias...

O ritmo do filme arrasta-se demasiado no II Acto, com várias cenas que nada contribuem para o desenrolar da história que deviam ter sido deixadas na mesa de montagem, aliviando assim o filme em pelo menos 15 minutos. 










As sequências das mortes estão um pouco fracas a nível de encenação, sendo mais sugeridas do que mostradas e apesar de contar com a presença de litros de sangue, o trabalho técnico seja a nível de efeitos especiais ou caracterização em nada nos entrega algo de novo ou inovador para o sub-género.








As actuações são medíocres no geral, com excepção dos actores de personagens-tipo: Carmen Argenziano e Michael Pataki que cabotinam de filme para filme interpretando-se a eles próprios. Patch MacKenzie é atraente como a protagonista, mas acaba por não ir muito além disso e Christopher George exagera ao máximo na performance do treinador que só ouve a própria voz.





Kevin (E.Danny Murphy)




Produzido pela excêntrica Troma que nos traria diversos clássicos do cinema "trash" e "exploitation" como a franchise de "Toxic Avenger" (iniciada em '84) ou um dos expoentes máximos em mau-gosto e humor negro, "Killer Condom" ('96) e distribuído pela grande Columbia Pictures, "Graduation Day" tornou-se um moderado êxito de bilheteira, apesar da fraca qualidade, rendendo 5 vezes mais do que o seu custo, fruto das audiências da época estarem ávidos pelo próximo "teen slasher".








Em suma, "Graduation Day" é um "slasher" recomendado só para fãs acérrimos ou para coleccionistas do sub-género. Filmado em '80 ainda apresenta um visual à anos setenta, nomeadamente na parte do guarda-roupa, mas acendendo já as faíscas para uma nova década em que o "slasher" reinaria em Hollywood.





Género: Horror / Mistério.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 96 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=Cy0NXVsU4-M

Classificação: 5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

2 comentários:

  1. OLá sabe dizer onde posso encontrar este filme com legendas em portugues?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida visitante, peço desculpa por só responder agora, mas estive impossibilitado de vir ao blog. Este filme tenho-o em VHS desde finais dos anos 80 e julgo ser raro de se encontrar em DVD (se é que existe uma edição em DVD dele). Aconselho-a a visitar o excelente blog brasileiro: http://possuidoporfilmes.blogspot.pt/ que são especialistas em raridades do VHS. Grato pela sua visita e até breve!!!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...