Translate

quarta-feira, 5 de junho de 2013

The Coca-Cola Kid (1985)

"O Rapaz da Coca-Cola" de Dusan Makavejev com Eric Roberts, Greta Scacchi, Bill Kerr, Kris McQuade & Chris Haywood.

Becker (Eric Roberts), um excêntrico guru do marketing de Atlanta, E.U.A. visita a filial da Coca-Cola na Austrália para desenvolver uma estratégia de aumento de vendas do produto. Encontra resistência numa zona controlada pelo velho T.George McDowell (Bill Kerr) que fabrica de modo caseiro a sua própria marca de refrigerantes. Becker tenta introduzir a Coca-Cola no vale, em troca de expandir o pequeno negócio de McDowell, mas o mesmo não prescinde do seu modo rudimentar de fabrico, nem permite a entrega do seu produto a uma multinacional. A tensão entre os dois aumenta quando Becker se começa a interessar pela sua espirituosa secretária temporária, Terri (Greta Scacchi) que parece ter conexões fortes com o vale...








O guru do marketing, Becker (Eric Roberts)



Do realizador jugoslavo Dusan Makavejev (responsável por "Montenegro" de '81) "The Coca-Cola Kid" é uma comédia romântica com drama à mistura rodada na Austrália na senda do enorme sucesso do "The Gods Must Be Crazy" ('80) que também envolveu uma garrafa de Coca-Cola. 





e a sua secretária, Terri (Greta Scacchi)

Aqui a história é completamente centrada no produto, apesar de a Coca-Cola Company não ter participado, nem dado licença para a inclusão do mais famoso refrigerante do Mundo no filme. 








Visualmente, o filme é fantástico com uma brilhante cinematografia de Dean Semler, injustamente ignorado para uma nomeação para um Oscar pelo seu trabalho, que capta maravilhosamente, as belas planícies australianas ao mesmo tempo que estabelece a disposição de um lado mais "kitch" do início do filme, à comédia ligeira do II Acto culminando na descida a um lado mais sombrio na trama por alturas do III Acto. 





Makavejev dirige com bastante competência os vários géneros interligados, embora as bruscas mudanças de clima podem não agradar a uma generalidade de público.








A menos-valia desta obra acaba por ser o argumento em si, que apesar de partir de uma original e criativa premise, a obra acaba por não desenvolver o seu verdadeiro potencial, sendo o produto final algo banal e recheado de artifícios que acabam por não chegar a lado nenhum e deixando diversas pontas soltas pelo caminho. 




O excelente e talvez, um dos actores mais subestimados de Hollywood, Eric Roberts ("Star 80" de '83 e nomeado para um Oscar de Melhor Actor Secundário por "Runaway Train" de '85) está como peixe na água como o "génio do marketing" Becker com todos os maneirismos próprios do actor a encaixarem-se na perfeição no seu complexo e peculiar personagem. 





Ao seu lado a actriz italiana Greta Scacchi ( "White Mischief" de '87 ou "The Player" de '92) no seu auge, é um delírio para os olhos cuja beleza, forma física e charme quase distrai por completo o espectador da trama. 







O seu desempenho como a espirituosa e frenética Terri ilumina em pleno o filme e a química com Roberts está lá. Tal como o actor norte-americano, foi um desperdício o pouco uso que o cinema deu a esta maravilhosa actriz. 






Becker & McDowell (Bill Kerr)

Bill Kerr  também está muito bem como o teimoso e retrógado McDowell, pouco dado a multi-nacionais e ciente da qualidade do seu próprio produto, num desempenho que Daniel Day-Lewis aprofundaria e no qual ganhou um Oscar cerca de 20 anos depois com "There Will Be Blood".






Em suma, "The Coca-Cola Kid" é um filme muito próprio e peculiar, funciona como uma típica comédia romântica "made in the 80's" americana, mas segundo a visão de um realizador artístico europeu. 







Mesmo com as suas imperfeições, como as súbitas mudanças de clima e de ritmo, uma narrativa pouco linear e um final algo abrupto, há qualquer coisa nesta obra que a torna uma viagem fascinante de embarcar. 







Apesar da implícita crítica ao Imperialismo Americano: o gigante tubarão de uma multi-nacional tenta comer o peixe-miúdo de um negócio local, bastante patente nesta película, o filme de modo algum tenta denegrir a imagem do refrigerante em si e até lhe dá publicidade, logo a Coca-Cola Company não avançou com qualquer processo contra o filme.





Recomendado para fãs de comédias românticas não tradicionais, apreciadores de cinema mais artístico, da Austrália e sobretudo dos 2 actores principais, Greta Scacchi e Eric Roberts.

Género: Comédia / Romance / Drama. 

Fotografia: Côr.

País: Austrália / E.U.A.

Duração: 98 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=sd1DVlOl1eY

Classificação: 8/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...