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domingo, 14 de julho de 2013

Captain America (1990)

"As Aventuras do Capitão América" de Albert Pyun com Matt Salinger, Ronny Cox, Ned Beatty, Darren McGavin, Melinda Dillon, Michael Nouri, Bill Mumy, Kim Gillingham, Francesca Neri, Carla Cassola, Norbert Weisser & Scott Paulin.

Itália. 1936. Um garoto de inteligência acima da média é levado à força pelas tropas nazis, depois de assistir ao massacre da sua família. O objectivo é usá-lo como cobaia numa experiência de criação de um exército de super-soldados para combaterem na 2ª Grande Guerra contra o consentimento da Dra.Maria Vaselli (Carla Cassola), directora do projecto que escapa e refugia-se nos E.U.A. 7 anos depois e no auge da Guerra, o Exército americano pede voluntários com incapacidades físicas para testarem o novo composto revisto pela Doutora. O californiano Steve Rogers (Matt Salinger) que sofre de poliomielite é o seleccionado, transformando-se num super-soldado denominado Capitão América, enviado para deter a ameaça de um poderoso inimigo conhecido pelo Caveira Vermelha (Scott Paulin) que pretende atingir a Casa Branca com um míssil. Depois do primeiro confronto com o super-vilão, o Capitão salva a Casa Branca da destruição, mas despenha-se juntamente com o míssil no Alaska, ficando congelado em animação suspensa. 



Capitão América & Sharon (Kim Gillingham)

Quando cerca de 5 décadas depois é descoberto por um grupo de rangers, Rogers depara-se com um Mundo que lhe é estranho, mas quando constata que o seu arqui-inimigo ainda vive e está por detrás de uma série de atentados, tendo cativo o Presidente dos E.U.A. Tom Kimball (Ronny Cox) é tempo do Combatente pela Liberdade e Justiça desenterrar o seu inquebrável escudo para o derradeiro confronto com o Caveira Vermelha...






Steve Rogers (Matt Salinger)

A famosa produtora de filmes de acção de baixo-orçamento durante os anos 80 Cannon Group, dos primos Menahem Golan e Yoram Globus, adquiriu os direitos de autor em '84 à Marvel Comics para levar o Capitão América ao grande ecrã, mas a pré-produção do filme passou por tantos percalços, 






Bernie (Kim Gillingham)



incluindo a recusa da história pelo patrão da Marvel, Stan Lee; a vários realizadores e argumentistas que abandonaram o projecto até à bancarrota da própria produtora em finais de 80, que só o empurrão do sucesso de "Batman" em '89 como filme baseado num super-herói, fez com que Menahem Golan,









que abandonou a Cannon no mesmo ano, finalmente concretizasse o projecto pela sua nova (mas bastante mais pequena a nível de mercado) produtora, a 21st Century Film Corporation. 










O mais conhecido director tarefeiro da Cannon, Albert Pyun, que salvou o desastre que teria sido "Masters of the Universe 2" para a produtora, transformando-o rapidamente num rentável veículo para Jean-Claude Van Damme com "Cyborg" ('89), foi chamado para retirar da gaveta o argumento de Stephen Tolkin, dar-lhe a revisão devida e dirigir o tão aguardado filme. 






Inicialmente com os nomes de Arnold Schwarzenegger e Dolph Lundgren no ar para o papel do Capitão, o projecto atraiu diversos investidores extra que duplicaram os valores de produção, mas quando Stan Lee recusou Arnold devido ao excessivo sotaque austríaco, considerado não adequado para um personagem "all american" 







e Dolph que passou sobre o papel em prol de outra adaptação da Marvel na pele do "The Punisher" ('89), o desconhecido Matt Salinger, que de facto lembra uma mistura de Dolph com um Eric Roberts, foi o escolhido para encarnar o Capitão América e as filmagens finalmente arrancaram no Verão de '89. 




"Red Skull", o Caveira Vermelha (Scott Paulin)



Tecnicamente, Pyun, director tarefeiro ou não, fez o que pode sobre um argumento desfragmentado, fruto das diversas revisões que teve ao longo dos anos, com parte do material a tomar demasiadas liberdades sobre a origem de ambos os protagonistas, incluindo um Caveira Vermelha que passa de alemão a italiano; 




"Captain America" (Matt Salinger)



um Capitão América tornado californiano; as duas namoradas de Steve Rogers pré-congelado e pós-descongelado passam a mãe e filha, entre outras mudanças, mas tudo isso seriam pormenores passáveis para o espectador comum, e mesmo "engolido" por fãs acérrimos da banda desenhada, se o resto do filme fosse balanceado com a acção em "comic book style" exigida numa produção deste género e um rigor histórico aceitável na origem do personagem durante os anos 40. 





No I Acto do filme, e apesar de ser notório o estarmos perante uma obra de baixo-orçamento, os cenários de reconstituição da época estão bem aceitáveis com a disposição e ritmo do filme a apelarem a um seriado clássico dos anos 30 








culminando na espantosa sequência do primeiro confronto entre o Capitão América e o Caveira Vermelha, como se as páginas de livros aos quadradinhos por uns instantes ganhassem vida. 







A partir do II Acto tudo começa a sair dos trilhos, quando devido à falta de verbas dos investidores do filme, a Pyun é-lhe dada a ordem de fazer o que pode para concluir a obra e sem ter outra hipótese, o argumento é mais uma vez revisto e Steve Rogers assume a maioria do tempo em cena em sequências de puro enchimento, para o Capitão só voltar a reaparecer a meio do III Acto para salvar o dia. 





Di Santis (Scott Paulin)

O Caveira Vermelha que tão fiel à banda desenhada é ao início, passa a um vilão normal com a conveniente desculpa que fez uma operação plástica em voga nos anos 80, afastando a mítica "caveira vermelha" da história e perdendo com isso parte do seu impacto.









A nível de performances, Matt Salinger honra o personagem da maneira que pôde, perante o guião que lhe foi dado e os meios que teve, com a sua entrega a lembrar Christopher Reeve como Superman. 









Tom Kimball (Ronny Cox)

O elenco secundário é repleto de caras conhecidas, mas pouco utilizados na trama como os veteranos Ned Beatty e Ronny Cox, que se reúnem depois do filme-de-culto "Deliverance" ('72); 









Coronel Louis (Michael Nouri)



Michael Nouri de "Flashdance" ('83); Melinda Dillon de "Close Encounters of the Third Kind" ('77) ou Scott Paulin de "Teen Wolf" ('85), que está muito bem como o Caveira Vermelha.











Sam (Ned Beatty)

Em suma, "Captain America" não é o péssimo filme que todos apregoam ser e tal como o infame "The Fantastic Four" ('94) foi uma tentativa de dar vida aos super-heróis da Marvel, contendo a componente "cheesy" necessária dos livros aos quadradinhos e o recurso a efeitos especiais mais arcaicos, 








contrastando com os agora tecnologicamente perfeitos que têm por hábito abafar a história em prol do visual, mas que ficou a meio caminho devido a todos os problemas em redor da sua concepção. 








Contudo, é um agradável série-B de acção e fantasia com thriller em tempo de guerra e romance à mistura, que se vê bem, mas que poderia ter sido bastante melhor. A aguardada versão do realizador poderá expandir o resultado do produto final, resta-nos aguardar que veja a luz do dia...






Género: Acção / Fantasia / Ficção Científica / Guerra. 

Fotografia: Côr.

País: Jugoslávia / E.U.A.

Duração: 97 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=Bo8DcSJqp8I

Classificação: 6/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.




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