Translate

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Elvira - Mistress of the Dark (1988)

"Elvira - A Rainha das Trevas" de James Signorelli com Cassandra Peterson, Gonk the Poodle, Daniel Greene, Edie McClurg, Frank Collison, William Morgan Sheppard, Susan Kellermann, Kurt Fuller, Hugh Gillin, Peter Graves, Dick Miller & Jeff Conaway.

Elvira (Cassandra Peterson), a vampiresca anfitriã da "Sessão da Meia-Noite de Horror" é despedida da TV devido a uma nova orientação do Canal. Caída na amargura e na ânsia de dinheiro para produzir o seu show de sonho em Las Vegas, Elvira recebe, repentinamente, uma carta do advogado de uma tia afastada, Morgana dizendo que a mesma faleceu e lhe deixou pertences de herança. Sem demoras, a "Rainha das Trevas" parte no seu excêntrico descapotável em direcção a Falwell, uma pequena cidade da Nova Inglaterra repleta de puritanos, descendentes dos caçadores de bruxas que ficam horrorizados com o estilo pouco formal e as curvas generosas de Elvira. Depois de lido o testamento, é-lhe dada uma velha casa, um poodle de nome Gonk e um misterioso livro de culinária, cujo arrepiante tio de Elvira, Vincent (William Morgan Sheppard) parece estar muito interessado. Conseguirá a "Senhora da Escuridão" encontrar o amor com o corpulento e generoso dono do cinema local, Bob (Daniel Greene); investigar o tenebroso segredo de família que envolve o seu tio Vincent; excitar todos os adolescentes da cidade perante o desagrado dos mais velhos e finalmente, tornar-se a próxima sensação de Las Vegas, sem ser queimada viva na fogueira?



Cassandra Peterson é Elvira, a Rainha das Trevas

Primeira longa-metragem da icónica Elvira, personagem criada pela actriz Cassandra Peterson, aparecendo primariamente como anfitriã do programa semanal de TV "Movie Macabre" onde apresentava clássicos de horror na sua maioria série-B. 






Com o seu excêntrico penteado; uma base branca que lhe acentuava a palidez contrastando com os seus lábios carnudos pintados de vermelho-choque; vestindo um justo vestido preto que deixava à vista um generoso decote, resultando assim numa aparência perversamente vampírica, 





a sua personalidade perspicaz aliada ao seu hilariante discurso satírico, sarcástico e pindérico, conferiram-lhe um peculiar tratamento da personagem, resultando num enorme sucesso como anfitriã tornada actriz-de-culto, um posto que Cassandra Peterson detém hoje em dia. 





Para isso contribuiu também o seu humor exagerado, o pretenso sex-appeal e a capacidade de se auto-ironizar sempre de bom-humor, chamando a atenção de uma legião de novos fãs do programa, 







que fizeram Elvira saltar de uma obscura anfitriã de visual "gothic punk" para uma marca lucrativa durante os anos 80, estando associada como a Rainha da noite de Halloween, através de fatos e decorações, bem como à banda desenhada, cadernetas de cromos, jogos de pinball, calendários, perfumes e bonecos de colecção. 




A sua popularidade atingiu o zénite, quando em '87 foi convidada para a sua estreia como actriz num longa-duração sobre o seu personagem Elvira, a que Cassandra deitou mãos à obra e co-escreveu o argumento.






"Elvira - Mistress of the Dark" é assim uma comédia de horror sentimentalão, espirituoso q.b. imersa no "small town vibe" onde a nossa heroína combate as forças do mal, ao mesmo tempo que tenta escapar ilesa das tentativas de linchamento dos puritanos. 





Gonk, the Poodle

O "cheesy" dos cenários ao guarda-roupa, dos "gags" à encenação são um delírio de se seguir, como uma mistura de um clássico do série-B dos anos 50, ao melhor do horror extrovertido característico da década de 80 








e um visual ao estilo "comic book" que levou a Marvel a adaptar o filme na íntegra para uma edição da banda desenhada. 





A direcção de James Signorelli e a cinematografia de Hanania Baer embora apelem mais para um formato de televisão (o filme foi co-produzido pela NBC, mas acabou por estrear em cinema) apresentam um trabalho de câmara virtuoso e uma encenação que tende a puxar para a comédia "non-sense" em partes, 





W.Morgan Sheppard como o tio Vinnie

mas no III Acto o horror apresenta-se finalmente, mas de modo exagerado e imerso no corrosivo humor negro, lembrando um "Fright Night" ('85) encontra "Beetlejuice" ('88). 









É notória a força de vontade e o empenhamento de Cassandra Peterson protagonizando o personagem criado por si anos antes, dominando por completo o filme com o elenco secundário apenas ocupando os seus lugares na trama 





Chastity Pariah (Edie McClurg)

e apesar de algumas boas performances como W.Morgan Sheppard como o tio Vincent ou a impagável Edie McClurg (habitual colaboradora de John Hughes em "Ferris Bueller's Day Off" de '86 ou "Planes, Trains and Automobiles" de '87) como a puritana Chastity Pariah, estes dão o espaço suficiente para não roubarem o foco a Elvira. 





Bob (Daniel Greene)

Daniel Greene, actor vindo das "soap-operas" da TV como "General Hospital" é o protótipo do parolo "todo músculos, pouco cérebro" 










Billy (Frank Collison) & Travis (Jeff Conaway)

e o malogrado Jeff Conaway (o grande Kenickie de "Grease" de '78 ou o Bobby Wheeler da famosa série "Táxi" onde participou de '78 a '82) tem uma pequena performance como o vicioso capanga do tio Vinnie.







Peter Graves

O pré-fama Peter Graves e o actor de personagens-tipo Dick Miller aparecem no "filme dentro do filme", o clássico de série-B "It Conquered the World"











"It Conquered the World"

dirigido em '56 pelo mestre do género, Roger Corman que Elvira apresenta ao início 













"Attack of the Killer Tomatoes!"

e ainda o filme-de-culto "Attack of the Killer Tomatoes!" ('78), uma das obras predilectas de Cassandra Peterson, faz a sua aparição no cinema de Falwell.









Em suma, "Elvira - Mistress of the Dark" não é um grande filme, nem foi feito com intenção de sê-lo e ao não se levar a sério, torna-se ainda mais cativante de o seguir. 











Não sendo uma obra para todo o tipo de público, é um quase perfeito cinema do seu género e considerado um imperdível filme-de-culto. 













Hollywood foi pouco branda com a estreia de Elvira, com Cassandra Peterson a ser nomeada para o Razzie Award de Pior Actriz de '88, mas Festivais Independentes como os Saturn Awards dos E.U.A. ou o Fantasporto de Portugal, elogiaram o filme e a actriz, tendo sido ambos nomeados nas respectivas categorias.




A título de curiosidade, Maila Nurmi, a lendária actriz que deu vida à anfitriã de horror Vampira durante os anos 50 e co-protagonizou o clássico-de-culto de Edward D.Wood Jr. "Plan 9 from Outer Space" ('59) tentou processar Elvira por plágio, mas sem sucesso...

Género: Comédia / Horror / Fantasia.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 96 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=MfVl56ZQBWA

Classificação: 7.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...