Translate

sábado, 23 de novembro de 2013

Alien (1979)

"Alien - O 8º Passageiro" de Ridley Scott com Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, John Hurt, Ian Holm, Bolaji Badejo, Helen Horton & Yaphet Kotto.

A nave comercial Nostromo encontra-se numa longa viagem de regresso à Terra, transportando uma refinaria com vinte milhões de toneladas de minério, contendo os seus 7 tripulantes em animação suspensa. Detectando uma transmissão de origem desconhecida, vinda de um pequeno planeta próximo, o computador da nave conhecido como "Mãe" (voz de Helen Horton) desperta a tripulação, pois segundo as directrizes da Corporação, têm o dever de investigar quaisquer sinais de ajuda. O Capitão Dallas (Tom Skerritt), o Oficial Executivo Kane (John Hurt) e a Navegadora Lambert (Veronica Cartwright) são destacados para descerem ao planeta para investigarem o sinal, deixando a subtenente Ellen Ripley (Sigourney Weaver) na liderança da nave, juntamente com os restantes membros da equipe: o cientista Ash (Ian Holm), o engenheiro Parker (Yaphet Kotto) e o mecânico Brett (Harry Dean Stanton). A equipa de exploração descobre uma estranha nave alienígena e quando Kane investiga o porão, descobre milhares de ovos envolvidos por uma densa neblina e ao aproximar-se demasiado, um deles liberta uma criatura que se aloja na sua cara. 





Voltando à Nostromo e violando as regras de quarentena, o grupo tenta tratar de Kane que aparenta estar em coma, mas estranhamente a receber oxigénio da simbiótica criatura. 





Horas depois, Kane desperta aparentemente bem para gáudio do resto da tripulação, mas durante o jantar de convívio antes de voltarem novamente ao estado de animação suspensa, 






o Oficial Executivo engasga-se, entrando em múltiplas convulsões, libertando de dentro de si uma hedionda criatura que o elimina automaticamente, para de seguida se refugiar nos confins da nave, dando início a um jogo mortal do gato e o rato entre esta mortífera forma de vida alienígena e os incautos tripulantes...





Obra-prima de horror e ficção científica de Ridley Scott, segundo um esplêndido e criativo guião de Dan O'Bannon e Ronald Shusett, livremente inspirado no clássico de sci-fi de baixo orçamento: "It! The Terror from Beyond Space" ('58) 




Sigourney Weaver como a subtenente Ellen Ripley

e produzido por David Giler e o cineasta Walter Hill, "Alien" é uma intensa viagem claustrofóbica aos corredores da nave comercial Nostromo em que uma tripulação inapta a estratégias de combate, se vê a braços com uma criatura inteligente que se adapta a qualquer tipo de atmosfera, totalmente desprovida de moral ou remorsos, que os irá caçar um a um, com o objectivo de os usar como hospedeiros para reprodução da sua espécie. 





A direcção de Scott é magistral, construindo um clima de tensão de cortar à faca numa espécie de crescendo lento da intriga, focando-se ao mesmo tempo no lado descritivo do interior da nave, 









levando um espectador para os frios e sombrios corredores da Nostromo e criando, com o auxílio do cinematógrafo Derek Vanlint, uma atmosfera sinistra e arrepiante através da peculiar movimentação de câmara e o uso de luz e sombras em modo efectivo, aliado a um elegante estilo visual futurista, fruto de uma direcção artística de topo.





Todo o design em torno da criatura, dos "facehuggers" aos casulos, passando por alguns dos mais proeminentes cenários, saídos do engenho do artista conceptual e surrealista suíço H.R.Giger, 





que prodigiosas equipes técnicas de efeitos visuais e especiais lideradas por Carlo Rambaldi e Brian Johnson e a caracterização de Pat Hay deram vida no ecrã, tornaram-se um enorme marco para o cinema de ficção científica.







Uma das grandes mais-valias de "Alien" para além de todo o lado visual e dos virtuosos storyboards de Scott, baseados nos trabalhos do artista francês Moebius, em colaboração com os guionistas, 





foi o facto de diversos elementos da equipe técnica e artística terem colaborado com sugestões e ideias que foram fortalecendo o filme, como a criatura sangrar ácido que poderia danificar a nave, como forma de justificar o não usarem outro tipo de artilharia para enfrentar a ameaça e recorrerem assim a métodos mais rudimentares. 





O elenco dos 7 tripulantes é fabuloso, numa magnífica direcção de actores de Scott, dando o espaço devido ao improviso nas sequências em conjunto durante as refeições, onde realça o companheirismo de uma equipe que tiveram de obrigatoriamente aprender a conviver uns com os outros, depois de uma missão longa pelo espaço, retirando o melhor de cada actor em relação ao seu personagem.





O facto de todo o elenco masculino ser constituído por actores já acima dos 40 anos, foi uma brilhante estratégia de casting como forma de dar o realismo necessário de rotineiros trabalhadores na extracção de minérios e não jovens aventureiros galantes à aventura pelo espaço, tornando o futuro confronto com o Alien muito mais credível. 





Tom Skerritt como o Capitão Dallas

Tom Skerritt assume a protagonização como o audaz, mas pouco dado ao autoritarismo Capitão Dallas, que nos é subtilmente indicado o nutrir um sentimento especial pela sua subtenente Ripley, 





interpretada por uma jovem Sigourney Weaver, numa das melhores estreias de uma actriz em cena, representando uma personagem feminina com profundidade que se vai fortalecendo emocionalmente ao longo do filme, num papel que se tornaria o mais memorável de toda a sua extensa carreira. 



Veronica Cartwright como a Navegadora Lambert

Veronica Cartwright, com créditos já firmados no género de horror, vinda do "The Birds" ('63) ou "Invasion of the Body Snatchers" ('78) é bastante efectiva como a frágil navegadora Lambert, personificando no seu personagem a reacção de pânico do público perante os eventos do filme. 




Harry Dean Stanton como o mecânico Brett

Harry Dean Stanton é o despreocupado mecânico Brett que, por vezes, aparenta estar algo alheio ao que se passa à sua volta, espelhando muitas das performances do actor nos "acid movies" em que vinha participando desde o final dos anos 60. 





John Hurt como o Oficial Executivo Kane

John Hurt, a aquisição de última hora para o papel do infortunado Kane, entrega-nos uma das sequências mais aterradoras e emblemáticas do filme, com a "surpresa" durante o jantar. 











Ian Holm como o cientista-andróide Ash

Ian Holm é perfeito como o frio e calculista andróide Ash, que o actor cuidadosamente foi dando nuances na sua performance ao longo da trama sem revelar demasiado, culminando na efectiva reviravolta final, imposta pelos produtores Giler e Hill, mas que não agradou muito aos guionistas na altura. 






Yaphet Kotto como o engenheiro Parker

Yaphet Kotto como o espirituoso e ganancioso Parker, oferece um lado mais enérgico e descontraído ao filme, através de alguns dos seus diálogos, tornando-se sério e um dos elementos mais corajosos e firmes da tripulação da Nostromo aquando a presença da ameaça. 






Jonesy

Bolaji Badejo, um estudante de design nigeriano descoberto num bar por um dos membros da equipe e apresentado posteriormente a Ridley Scott, foi o escolhido para dar vida ao Alien pela sua altura que ultrapassa os 2 metros, o ser imensamente magro e sobretudo, por ter braços e pernas desproporcionais em relação ao resto do corpo.











A estratégia de Scott de nunca filmar a criatura de corpo inteiro directamente para a câmara, induz uma aura ainda mais assustadora ao filme, 







evitando qualquer relance que possa fazer a criatura parecer um actor dentro de um fato de borracha e ao mesmo tempo, fazer um espectador dar largas à própria imaginação, temendo assim o desconhecido.





Por último, mas não menos importante, de salientar a subtil e inquietante trilha sonora de Jerry Goldsmith em plena sintonia com o ritmo do filme e o trabalho de encenação de Scott.






A título de curiosidade, a "Director's Cut" do filme introduz novas cenas eliminadas da montagem final para a versão de cinema, incluindo o confronto entre Lambert e Ripley, em que a primeira a esbofeteia por esta ter negado a reentrada na nave ao grupo da exploração do pequeno planeta, devido às leis de quarentena 




ou no III Acto em que uma desesperada Ripley, pronta a abandonar a Nostromo, encontra Brett e o Capitão Dallas dentro de casulos, em que este último ainda vivo lhe implora que o mate para acabar com o sofrimento.







"Alien" estreou em '79 com críticas bastante positivas, tornando-se um imediato sucesso de bilheteiras que deu origem a 3 sequelas directas, entre elas uma fenomenal segunda parte dirigida por James Cameron; 2 spin-offs; uma prequela novamente dirigida por Ridley Scott e todo um merchandising envolvendo novelizações dos filmes; bandas desenhadas; videojogos e bonecos de colecção. 





Nomeado para 2 Oscares, venceu na categoria de Melhores Efeitos Visuais, tendo ganho ainda diversos outros prémios, como os Saturn Awards para o Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Actriz Secundária para Veronica Cartwright. 





Recebeu ainda o alto galardão em '02 ao ser homenageado para preservação histórica pela National Film Registry como sendo uma obra culturalmente, historicamente e esteticamente significante.





Em suma, Scott fez-se valer de todas as suas influências, como o trabalho descritivo e algo estático na emergência do plano artístico perfeito, retirado de um Stanley Kubrick de "2001 - A Space Odissey" ('68); 









"Star Wars - Episode IV - A New Hope" ('77) pela representação do espaço exterior numa perspectiva de entretenimento; 







"The Texas Chain Saw Massacre" ('74) que revolucionou no tratamento do horror-choque; Jaws" ('75) pela ameaça circundante de uma silenciosa criatura 







e muito especialmente, no giallo italiano que deu origem ao sub-género slasher, pela atmosfera criada e no artifício de um a um, os personagens perecerem perante um inimigo nas sombras, 






para criar uma suprema obra do género que se tornou ela própria uma das maiores influências de ficção científica para a década seguinte, sendo ainda hoje um clássico-de-culto intocável e detentor de um vibe único. Altamente recomendado!!






Género: Horror / Ficção Científica.

Fotografia: Côr.

País: Inglaterra / E.U.A.

Duração: 117 minutos | 116 minutos (Director's Cut).

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=DGAHtWV7Ua8

Classificação: 10/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. eheheh Obrigada e continua a seguir o blog, muito em breve estará aqui o resto da quadriologia :)

      Eliminar
  2. Grandes alteraçoes fez o Walter Hill no argumento. Principalmente no nome das personagens que achou serem ridiculos. Foi ideia dele e o julgo do David Giler de tornar a personagem de Ripley numa mulher.
    O Jerry Goldmith nunca ficou contente com o que foi feito com a sua musica no filme. Foram inclusivamente usados trechos compostos pelo mesmo para o filme Freud. No entanto, agrada-me muito mais a musica que foi usada no inicio do filme, escolhida por Scott, do que aquela que Goldsmith queria que fosse usada. Não melodica, mas misteriosa e organica. Em perfeita sintonia com o Alien.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...