Translate

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

John Carpenter's Body Bags (1993)

"Vidas Nocturnas" de John Carpenter, Tobe Hooper & Larry Sulkis com John Carpenter, Robert Carradine, Alex Datcher, Peter Jason, Molly Cheek, Wes Craven, Sam Raimi, David Naughton, George "Buck" Flower, Lucy Boryer, Stacy Keach, David Warner, Sheena Easton, Deborah Harry, Mark Hamill, Twiggy, John Agar, Roger Corman, Charles Napier, Eddie Velez, Tom Arnold & Tobe Hooper.

Na morgue de um hospital, um alucinado médico-legista (John Carpenter), conta-nos as histórias por detrás de 3 cadáveres vítimas de mortes horríveis. No primeiro segmento, Anne (Alex Datcher) na sua primeira experiência como empregada de um posto de abastecimento no turno da noite, enfrenta um psicopata assassino à solta. No segundo segmento, um homem de negócios de meia-idade (Stacy Keach) começa a ficar obcecado pela perda de cabelo, fazendo de tudo para recuperar o vigor de outrora, inclusive aderir a um suspeito tratamento capilar. No terceiro e último segmento, Brent Matthews (Mark Hamill), um célebre jogador de baseball, após perder o olho direito num acidente de carro, aceita fazer um transplante óptico que faz com que passe a ter sucessivas visões macabras sobre a verdadeira actividade do doador.



John Carpenter como o Médico-Legista

Antologia de horror e ficção científica, segundo a visão de John Carpenter, composto por 3 segmentos ligados por uma história principal na velha fórmula de um "Tales from the Crypt" 








e episódio-piloto para uma futura série de TV a ser exibida pela Showtime Networks, que acabou por desistir do projecto, tornando "Body Bags" um telefilme autónomo, narrado e interpretado pelo próprio Carpenter na pele de um médico-legista muito especial. 






Anne (Alex Datcher)

No primeiro segmento - "The Gas Station", dirigido pelo próprio Carpenter, o realizador volta às origens do "slasher" de baixo-orçamento que lhe deu a fama com "Halloween" ('78), incorporando a mítica cidade de Haddonfield na trama,







Cameo de Wes Craven


sobre a primeira noite de uma jovem estudante de serviço num posto de abastecimento, ao mesmo tempo que na rádio anunciam que foram encontrados corpos de jovens mulheres mutilados e que um psicótico assassino se encontra à solta na área. 







Cameo de Sam Raimi

O peculiar trabalho de câmara de planos rasteiros e alucinantes close-ups e toda a atmosfera de suspense criada, é totalmente John Carpenter e a presença de diversos cameos de culto como os habituais actores secundários deste realizador: 






Robert Carradine como Bill



Peter Jason e George "Buck" Flower ("They Live" de '88); Robert Carradine que se juntaria de novo a Carpenter em "Escape from L.A." ('96) e "Ghosts of Mars" ('01); David Naughton do clássico de culto "An American Werewolf in London" ('81) e os realizadores "rivais" Wes Craven de "A Nightmare on Elm Street" ('84) e Sam Raimi da trilogia "Evil Dead" (iniciada em '81) 






tornam-no o segmento mais memorável do conjunto em que Carpenter, inclusive, se homenageia a si mesmo, especialmente nas sequências em que em segundo plano o aparentemente morto psicopata se levanta sem que a heroína protagonista se aperceba do sucedido (ecos de "Halloween") 







ou Robert Carradine a escorregar na poça de sangue e a cair de costas (à semelhança do que aconteceu a Lance Guest como o maqueiro Jimmy, amigo de Laurie Strode, em "Halloween II - The Horror Continues" de '81).









Stacy Keach como Richard Coberts

O segundo segmento, também dirigido por John Carpenter, mostra-nos um Stacy Keach, o célebre Mike Hammer da série de TV, na pele de um homem de negócios de meia-idade obcecado pela perda de cabelo que se entrega às mãos de um enigmático cirurgião estético, 








David Warner como o Dr.Lock

interpretado por um sempre memorável David Warner ("The Omen" de '76 ou "Tron" de '82), acabando controlado por uma espécie alienígena que para sobreviver na Terra se alimenta dos cérebros humanos. 








Embora um pouco arrastado e a incidir mais no humor negro de um sci-fi espirituoso do que propriamente em terror ou suspense, o segmento funciona pela criatividade da história, especialmente na crítica corrosiva à vaidade humana e às inúmeras clínicas de estética presentes em Beverly Hills.







Debbie Harry como a Enfermeira 



Stacy Keach tem uma das melhores performances de todo o telefilme e a presença das sensuais cantoras Sheena Easton e Debbie Harry, a vocalista da famosa banda de New Wave, Blondie, tornam-no uma curta agradável de se seguir.










Mark Hamill como Brent Matthews



O terceiro e último segmento, dirigido por Tobe Hooper, criador do "The Texas Chain Saw Massacre" ('74) apresenta-nos um regressado Mark Hamill na pele de um jogador de baseball que depois de um trágico acidente em que perde a vista direita, 










é-lhe feito um transplante de olho de um assassino em série condenado à cadeira eléctrica, ficando o mesmo a ter visões macabras sucessivas dos crimes efectuados pelo doador. 











Twiggy como Cathy Matthews

De todos os segmentos é o que incide mais em sangue e gore e a história é um rip-off do "The Hand" ('81) de Oliver Stone com Michael Caine. 










John Agar como Dr.Lang & Roger Corman como Dr.Bregman

Não trazendo nada de novo ao género, vale pela prestação secundária da ex-modelo tornada actriz Twiggy e o cameo do Mestre do Série-B, Roger Corman. 









A narrativa principal que une todos os segmentos é um delírio exagerado de comédia negra de imenso mau-gosto com um John Carpenter a passar para a frente das câmaras, deixando a direcção a cargo de Larry Sulkis, numa performance visceralmente hilariante e entregue no timing certo, 







Tom Arnold, John Carpenter & Tobe Hooper 



acompanhado pelo comediante Tom Arnold ("True Lies" de '94) e o próprio realizador do terceiro segmento, Tobe Hooper como os dois sorumbáticos empregados da morgue.














Em suma, "Body Bags" não é uma grande obra dentro do género, mas tendo sido feita exclusivamente para a televisão e com o parco orçamento que lhe foi dada, consegue transcender o comum filme tarefeiro e entregar-nos hora e meia de puro divertimento despretensioso, nunca se tornando monótona. 







Cameo de George "Buck" Flower



E embora seja visualmente pobre a nível de cenários, os efeitos de caracterização a cargo da equipa do Mestre Rick Baker, repletos de entranhas e gore, agradarão a qualquer fã de um splatter film, embora aqui seja muito mais contido devido a ter sido feito para TV. Recomendado para uma sessão pela noite dentro !!



Género: Horror / Ficção Científica / Comédia. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 91 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=P7SpFO50Ifs

Classificação: 7/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...