O recruta Brian McCaffrey (William Baldwin) que 20 anos antes testemunhou a morte do pai, bombeiro de profissão, durante um incêndio entra para a 17ª Companhia dos Bombeiros de Chicago onde o seu irmão mais velho Stephen (Kurt Russell) é o tenente de serviço, causando conflito entre os dois. O responsável e ultra-protector Stephen receia que o seu estouvado irmão um dia morra em serviço, tornando-se assim severo e rigoroso nos treinos, para que este desista. Reencontrando Jennifer (Jennifer Jason Leigh), um amor antigo que actualmente trabalha como assessora para o Presidente da Câmara Alderman Swayzak (J.T.Walsh), este arranja-lhe um novo trabalho como ajudante de Donald Rimgale (Robert De Niro), um investigador de incêndios a braços com estranhos fogos postos que têm abalado a Companhia de Stephen, fazendo vítimas sistemáticas, incluindo o recruta Tim (Jason Gedrick), amigo pessoal de Brian. Com a vida num caos depois da separação da mulher Helen (Rebecca De Mornay) e contra os conselhos do veterano John "Axe" Adcox (Scott Glenn), bombeiro desde os tempos do pai Dennis McCaffrey (Kurt Russell), o temerário Stephen lança-se numa cruzada para combater os fogos cujo meticuloso efeito conhecido como "cortina de ar" ameaça fazer mais vítimas...
Um dos maiores sucessos de bilheteira de '91, produzido por Brian Grazer e Raffaella De Laurentiis e dirigido pelo actor tornado realizador, Ron Howard que acumularia diversos êxitos durante a década de '90, "Backdraft" é um thriller de acção e drama sobre uma Companhia de Bombeiros de Chicago a braços com um assassino em série incendiário,
![]() |
Kurt Russell como o tenente Stephen "Bull" McCaffrey |
ao mesmo tempo que foca a relação tempestuosa entre dois irmãos bombeiros seguindo as pisadas do pai, mas de modos de estar diferentes na vida.
![]() |
William Baldwin como Brian McCaffrey |
Ron Howard sabe como contar uma história, a sua direcção é brilhante, dando um toque melodramático à trama, sem cair no típico exagero e o argumento de Gregory Widen (ele próprio um bombeiro antes de ter enveredado pela escrita criativa)
![]() |
J.T.Walsh como Alderman Swayzak |
apesar de demasiado hollywoodesco na concepção dos vilões do filme e dos motivos que os movem, bem como na carência de um desenvolvimento capaz para certos personagens, é efectivo nos momentos dedicadas ao funcionamento da equipe e códigos de honra entre bombeiros.
Os efeitos especiais da Industrial Light & Magic são excepcionais para a altura, com o fogo em si a tornar-se um personagem primordial da história,
sendo tão mortífero como fascinante e o artifício usado por Widen tornando o fogo como uma espécie de entidade viva, e embora não correspondendo à realidade, insere uma certa mística na trama que acaba por resultar.
O elenco é recheado de estrelas liderado por um Kurt Russell, que depois de uma sucessão de filmes mal recebidos em finais de 80's, tirou um ano fora dos filmes e regressou em força neste duplo papel do pai Dennis e mais tarde, Stephen "Bull" McCafferty numa grande performance que se destaca dos seus pares. Apesar de não ter tido a atenção devida, calou a boca a muitos críticos que o viam como o "beefcake" canastrão de serviço.
![]() |
Donald Sutherland como Ronald, o incendiário |
Donald Sutherland é arrepiante nos seus meros 5 minutos em cena como Ronald, o psicótico incendiário.
![]() |
Robert De Niro como Donald "Shadow" Rimgale |
Robert De Niro é sólido, embora não lhe seja dado muito o que fazer, assim como Scott Glenn como o veterano bombeiro, que nem teve direito a um close-up decente para o seu personagem, embora seja o terceiro actor a figurar nos créditos iniciais.
![]() |
Scott Glenn como John "Axe" Adcox |
William Balwin, foi uma evidente má escolha para o papel central do filme, por muito que tente o irmão mais novo de Alec, não possuí nem talento, nem o carisma necessário para se afirmar no seu papel, sendo ainda mais notável essa inexperiência nas suas cenas ao lado de "monstros sagrados" como Sutherland, Russell ou De Niro.
![]() |
Rebecca De Mornay como Helen McCaffrey |
As excelentes actrizes de serviço Rebecca De Mornay e Jennifer Jason Leigh acabam por ser completamente desperdiçadas na trama, pois caso fossem retiradas o enredo fluiria na mesma.
![]() |
Jason Gedrick como Tim Krizminski |
O malogrado "character actor" J.T.Walsh interpreta o seu usual personagem vil, papel que interpretaria até durante o sono e Jason "Iron Eagle" Gedrick é tão loucamente entusiástico como o jovem recruta, que qualquer veterano em cinema se apercebe que o seu personagem vai ter um final trágico.
![]() |
Jennifer Jason Leigh como Jennifer Vaitkus |
Uma das mais valias de "Backdraft" é a sua trilha sonora composta por Hans Zimmer, que embala a acção presente na tela dando-lhe um registo épico, especialmente nas cenas de acção dos bombeiros no combate ao fogo.
Em suma, "Backdraft" é um daqueles filmes imponentes visualmente, sendo mais indicados para serem vistos em tela de cinema.
Como embaixador da nobre profissão dos bombeiros, é bastante respeitador na homenagem dada, embora introduza os típicos artifícios de Hollywood para fazer render a fórmula.
Foi nomeado em '92 para 3 Oscars da Academia (Melhor Som, Efeitos Sonoros e Efeitos Visuais), tendo perdido para o seu concorrente directo também saído da Industrial Light & Magic, "Terminator 2 - Judgment Day".
Género: Drama / Crime / Thriller / Acção.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 137 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=DlXcUyFjNgA
Classificação: 8/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário