Translate

terça-feira, 17 de setembro de 2013

White Sands (1992)

"Areias Escaldantes" de Roger Donaldson com Willem Dafoe, Mary Elizabeth Mastrantonio, Samuel L.Jackson, M.Emmet Walsh, James Rebhorn, Maura Tierney, Beth Grant, Miguel Sandoval, John Lafayette, John P.Ryan, Fred Dalton Thompson, Mimi Rogers & Mickey Rourke.

Um xerife de uma pequena cidade do sul, Ray Dolezal (Willem Dafoe) encontra um corpo no deserto de um homem bem-vestido com uma mala ao lado que contém meio milhão de dólares. Com a ajuda do médico-legista Bert Gibson (M.Emmet Walsh), Ray encontra uma pista que o leva a descobrir a identidade do cadáver, Bob Spenser e numa demanda de desvendar a causa do estranho assassinato, assume a identidade do falecido chegando a Gorman Lennox (Mickey Rourke), um misterioso e bem-falante traficante de armas com quem o mesmo tinha um negócio sujo por realizar. Dolezal acaba, sem querer, por tropeçar numa investigação do F.B.I. liderada por Greg Meeker (Samuel L.Jackson), caindo assim numa teia de intriga e traição, que envolve ainda a bela Lane Bodine (Mary Elizabeth Mastrantonio), uma angariadora de fundos para os negócios ilícitos de Lennox e um grupo de polícias corruptos. Sozinho e em terra de ninguém, em quem Ray Dolezal poderá confiar para escapar ileso da enrascada em que se meteu?



Willem Dafoe é o Xerife Ray Dolezal

Thriller neo-noir elegantemente dirigido pelo australiano Roger Donaldson, segundo um complexo guião recheado de voltas e reviravoltas de Daniel Pyne,







Mickey Rourke é Gorman Lennox



juntando pela segunda vez os amigos na vida real, Willem Dafoe e Mickey Rourke depois de iniciarem as carreiras com "Heaven's Gate" ('80).









Visualmente, "White Sands" tem estilo, na senda dos anteriores trabalhos de Donaldson como "The Bounty" ('84) ou "No Way Out" ('87) a que se acrescenta uma cinematografia de qualidade por Peter Menzies Jr. e uma peculiar trilha sonora de Patrick O'Hearn que estabelece o estado de espírito negro da obra.




Willem Dafoe, tornado bom-da-fita desde o sucesso do teu Sargento Elias de "Platoon" ('86), assume a protagonização dando vida ao incorruptível xerife da pequena cidade que se lança à deriva num caso mais complicado do que poderia esperar. 




Apesar de ser sempre um prazer seguir Dafoe em cena, o actor não tem aqui um dos seus melhores momentos, parecendo por vezes algo perdido com o material e não possui o sex-appeal suficiente pedido ao seu personagem. 





Mary Elizabeth Mastrantonio é Lane Bodine

A acompanhá-lo, Mary Elizabeth Mastrantonio está muito bem como Lane Bodine, numa performance sincera, extrovertida e repleta de nuances, que acaba por aprimorar de tal modo o seu personagem, transcendendo a parca importância do mesmo na trama. 







Mickey Rourke é o epítome do cool num papel secundário como o velhaco Gorman Lennox, roubando cada cena em que aparece com o seu carisma e magnetismo que hipnotiza qualquer espectador que o siga no ecrã, ficando sempre à espera de mais. 
Nas palavras da personagem Lane Bodine: "Gorman é como um vírus, quando se apanha é muito difícil livrar-nos dele". E assim é Mickey Rourke.






Samuel L.Jackson é o Agente Greg Meeker



O resto do elenco repleto de caras conhecidas ocupa de modo competente os seus lugares na trama, destacando-se um pré-fama de "Pulp Fiction" ('94), Samuel L.Jackson e M.Emmet Walsh, num papel sarcástico e divertido como é o seu habitual. 



M.Emmet Walsh é o Médico-Legista Bert Gibson



Mimi Rogers, vinda de "Desperate Hours" ('90) também com Rourke, Fred Dalton Thompson e o sempre execrável John P.Ryan têm pequenos cameos não creditados.






A menos-valia de "White Sands" reside na obtusidade do argumento, demasiado cheio de pequenas histórias e reviravoltas que acabam por não fazer muito sentido, incluindo um excesso populacional de personagens que aparecem e desaparecem da trama sem explicação e um fio condutor algo incoerente. 





Contudo, a sofisticada direcção de Roger Donaldson e a fascinante presença de Mickey Rourke, aqui no seu último filme como "A-Lister" antes de ter ingressado numa carreira de boxing profissional já depois dos 40 anos intercalada com alguns filmes duvidosos de mísero orçamento pelo meio, 



garantem pouco mais de hora e meia de puro entretenimento, embora o resultado final seja um thriller rotineiro com mais beleza do que conteúdo...





Género: Crime / Thriller / Mistério. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 101 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=uDANCwhxAYw

Classificação: 7.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...