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domingo, 11 de agosto de 2013

Revolution (1985)

"Revolução" de Hugh Hudson com Al Pacino, Donald Sutherland, Nastassja Kinski, Steven Berkoff, John Wells, Annie Lennox, Dexter Fletcher, Sid Owen, Richard O'Brien, Joseph Runningfox, Graham Greene & Joan Plowright.

Durante os anos da Revolução que deram a Independência aos Estados Unidos da América, Tom Dobb (Al Pacino), um caçador escocês viaja com o filho Ned (Sid Owen) para Nova Iorque, na esperança de uma vida nova depois da febre ter levado o resto da família. Quando o seu filho é coagido a alistar-se na guerra, Dobb é obrigado a segui-lo embora vá combater numa luta que julga não ser a sua. Ao mesmo tempo, conhece a rebelde aristocrata Daisy McConnahay (Nastassja Kinski) apaixonando-se à primeira vista, mas a guerra acaba por separá-los. Quando o seu pequeno Ned é capturado pelos ingleses, ficando aos cuidados do terrível sargento-major Peasy (Donald Sutherland), Dobb fará tudo para salvá-lo. Fugindo para as florestas, são salvos pelos índios locais e tornam-se batedores dos franceses, entretanto aliados às Colónias, fazendo Dobb mudar de opinião e lutar arduamente pela liberdade e independência do novo País...


Al Pacino como Tom Dobb

A infame super-produção inglesa e norueguesa sobre a Guerra da Independência Americana, realizado pelo cineasta inglês Hugh Hudson, nomeado ao Oscar por "Chariots of Fire" ('81) e protagonizado por Al Pacino, depois de Harrison Ford, Robert Duvall e Richard Gere entre outros recusarem o papel, 





Nastassja Kinski como Daisy McConnahay




tornou-se um dos maiores fracassos de bilheteiras da década, a par com "Heaven's Gate" ('80) ou "Ishtar" ('87) trazendo uma crise financeira ao cinema britânico que levou anos para recuperar.







Sargento Jones (Steven Berkoff)

Se a ideia de Hudson e do argumentista Robert Dillon era o de criarem um épico monumental sobre a Guerra da Independência Americana, "Revolution" falha completamente no alvo num resultado confuso sobre aquilo que realmente quer ser, servido de uma realização orientada quase exclusivamente para o lado visual, dando pouco cuidado à direcção de actores e à consistência do seu guião. 







A montagem é completamente atroz, com a encenação de Hudson a carecer de dinâmica resultando num ritmo melancólico a doses de valium, filmando uma trama demasiado superficial para o tema, pouco coerente e recheada de falhas de lógica ou de situações difíceis de acreditar para a conveniência do enredo. 



Al Pacino, nomeado ao Razzie para Pior Actor do Ano aqui, aparenta estar meio perdido com o material dado ou desmotivado com o filme em si, embora tenha os seus momentos de brilho na interacção com o filho, interpretado por Sid Owen e mais tarde em adolescente por Dexter Fletcher; 


Sargento-Major Peasy (Donald Sutherland)

Donald Sutherland, recebe o segundo lugar nos créditos, mas o seu personagem tem a mesma importância de uma paisagem, não tendo qualquer tipo de desenvolvimento que faça o espectador compreender o porquê das suas acções 









e Nastassja Kinski, como a co-protagonista do filme tem no máximo 10 - 15 linhas de diálogo, com duas delas a explicarem o porquê da enorme atracção e paixão entre uma aristocrata rebelde e um "homem das cavernas" da Escócia. 







Liberty Woman (Annie Lennox)




As coincidências de todos os encontros e desencontros de ambos ao longo do filme dentro dum cenário de guerra, faz com que toda a imensa região pareça uma pequena aldeia. Destaque ainda para Annie Lennox, a cantora dos Eurythmics, num pequeno papel como a ruiva revolucionária creditada no filme como Liberty Woman.






"Revolution" tem mesmo assim algumas qualidades redentoras, especialmente no magnífico trabalho de reconstituição de época a nível de cenários e guarda-roupa e na brilhante cinematografia de Bernard Lutic, embora o trabalho de câmara de Hudson repleto de close-ups, diminua bastante a escala na acção, retirando o lado portentoso e reduzindo ainda mais o sentimento épico de uma obra deste género. As sequências de batalha, apesar de bastante criticadas na altura, estão competentes.




Em suma, "Revolution" é uma longa, monótona, aborrecida e pouco credível tentativa de um épico histórico, cujo vergonhoso desaire levou ao hiatus de Pacino de 4 anos sem participar num filme, regressando somente em '89 com o criticamente aplaudido "Sea of Love", ao mesmo tempo que incutiu um receio em Hollywood sobre filmar mega-produções em contexto de filme de guerra, 



Ned Dobb (Sid Owen)

só retornando ao género depois do êxito de "Glory" ('89), o mesmo que impulsionou que a obra de Michael Mann, "The Last of the Mohicans" entrasse em produção, onde ironicamente Daniel Day-Lewis interpretou um personagem semelhante ao de Pacino neste filme. 




Outro notável sobre o tema, mas mais virado para a parte do entretenimento é o "The Patriot" ('00) com Mel Gibson. 







Ned adolescente (Dexter Fletcher)


Uma nova versão do filme em DVD com o título "Revolution Revisited", um nome pomposo para uma "Director's Cut", foi lançado com uma montagem que difere em certas cenas; menos 10 minutos de filme; uma adição em voz off de Pacino que não trás nada de novo, excepto explicar em modo de repetição e divagando pelo caminho ao ponto da quase fartação sobre a sua história passada e um novo final que difere do final feliz da versão de cinema. 











Juntamente inclui uma entrevista com Al Pacino e Hugh Hudson que acusam os produtores da altura de destruírem o filme, originando assim o fracasso crítico e comercial dele, mas a julgar por esta nova versão que em nada o melhora, e em certos aspectos, talvez piore, a realidade é que o filme estava condenado desde o início...


Género: Aventura / Drama / Histórico / Guerra. 

Fotografia: Côr.

País: Inglaterra / Noruega / E.U.A.

Duração: 126 minutos.


Classificação: 6/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.


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