Translate

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

The Scarlet Pimpernel (1982)

"O Pimpinela Escarlate" de Clive Donner com Anthony Andrews, Jane Seymour, Ian McKellen, Eleanor David, Malcolm Jamieson, Dennis Lil, Richard Morant, Julian Fellowes, Timothy Carlton, David Gant, Nick Brimble & James Villiers.

1792. Durante o reinado de terror da Revolução Francesa, um misterioso nobre inglês conhecido pelo Pimpinela Escarlate, mestre do disfarce, dedica-se a salvar os aristocratas da guilhotina, enquanto posa na sociedade como o elegante, superficial e pomposo Sir Percy Blakeney (Anthony Andrews). Uma noite após salvar Armand St.Just (Malcolm Jamieson) de uma briga local conhece a sua irmã, a famosa actriz Marguerite (Jane Seymour) por quem se apaixona à primeira vista, rompendo a promessa da mesma se casar com o sinistro Paul Chauvelin (Ian McKellen), o agente responsável pela segurança nacional e braço-direito do Cidadão Robespierre (Richard Morant) que lhe dá a missão de descobrir a identidade do Pimpinela Escarlate para ser trazido à justiça. Desconfiando que se trata de um nobre inglês, Chauvelin viaja diplomaticamente para Inglaterra de modo a investigar a sociedade local e aproveitando o recente casamento entre Marguerite e Sir Percy, e depois de descobrir que Armand St.Just é um dos leais do Pimpinela, faz chantagem com a mesma, forçando-a a ajudá-lo a identificar o inimigo do novo regime. 



Sir Percy (Anthony Andrews) & Marguerite (Jane Seymour)

Entretanto Sir Percy planeia resgatar das mãos dos revolucionários o Delfim (Richard Charles), herdeiro legítimo do Rei executado, mas as intenções da sua própria esposa poderão pôr todo o plano em risco...












Luxuoso telefilme produzido para a televisão britânica, baseado nos clássicos da literatura "The Scarlet Pimpernel" e "El Dorado" da Baronesa Orczy, é um esplêndido romance de aventuras de capa e espada, situado durante a Revolução Francesa com uma notável reconstituição de época e guarda-roupa e servido de um conjunto de bons desempenhos, especialmente do trio principal de actores. 






A direcção de Clive Donner é elegante e o argumento de William Blast embora difira do livro em certas partes é conciso e competente na junção dos dois romances com toda a direcção artística dos interiores e os belos locais filmados que aprimoram a credibilidade do conjunto, resultando assim numa efectiva adaptação e um grande filme do género.








Anthony Andrews está muito bem na dualidade entre o heróico, corajoso e decidido Pimpinela Escarlate que salva os aristocratas através dos seus 1001 disfarces e o vaidoso, desinteressado e pomposo Sir Percy Blakeney, num alter-ego que inspirou Johnston McCulley a criar Zorro / Don Diego de la Vega, cujo personagem é quase em tudo semelhante ao Pimpinela Escarlate,











e mesmo indo ao quase exagero, Andrews nunca sai do personagem criado pela Baronesa, interpretando a transição para o seu verdadeiro "eu" sem falhas. 











A ex-Bond Girl, Jane Seymour é a bela Marguerite St.Just e o sempre competente Ian McKellen, interpreta o obstinado e ciumento Chauvelin captando na íntegra o seu senso de zelo pelo novo regime, através do nervosismo e radicalismo de um homem que sonha subir na vida ao lado da mulher que ama, mas que lhe foi recentemente retirada.








Em suma, "The Scarlet Pimpernel" é uma magnífica novela de época que ganhou vida no ecrã, possuindo um delicado equilíbrio entre a aventura e o romance escondido atrás do enlace da decepção, do engano, da intriga e sobretudo, da esperança. 








A Liga do Pimpinela Escarlate

O guião é uma lição para muitos argumentistas actuais, conseguindo dar todo o desenvolvimento necessário aos personagens, criando ainda pequenas histórias sem que abafem a principal ou se tornem pontas-soltas e apesar do ritmo ser por vezes lento e o filme longo demais, com algumas sequências que deveriam ter ficado de fora da montagem final de modo a que a obra ganhasse uma outra dinâmica, 




Chauvelin (Ian McKellen)

"The Scarlet Pimpernel" é um dos melhores filmes baseados em romances literários, que por vezes tende a enganar o espectador o ter sido feito exclusivamente para a televisão, devido à extraordinária qualidade de todos os meios envolvidos. 









Foi nomeado em '83 para 3 Primetime Emmy Awards, incluindo o de Melhor Telefilme Drama, vencendo na categoria de Melhor Guarda-Roupa. Recomendado para todos os fãs de um bom rigor histórico fictício, numa obra mais virada para a intriga, romance, drama e para a emergência de bons diálogos do que propriamente para um lado de acção e aventura, pois nesse departamento "The Scarlet Pimpernel" carece das gravitas necessárias...






Género: Romance / Drama / Histórico / Aventura. 

Fotografia: Côr.

País: Inglaterra.

Duração: 142 minutos.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=tz02Pg0104U

Classificação: 8.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...