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sábado, 24 de agosto de 2013

The Osterman Weekend (1983)

"O Fim-de-Semana de Osterman" de Sam Peckinpah com Rutger Hauer, John Hurt, Craig T.Nelson, Dennis Hopper, Chris Sarandon, Meg Foster, Helen Shaver, Cassie Yates, Christopher Starr, Tim Thomerson, Merete Van Kamp & Burt Lancaster.

John Tanner (Rutger Hauer), o apresentador do programa de televisão sensacionalista "Face to Face" é contactado pelo responsável operacional da C.I.A. Lawrence Fassett (John Hurt) que o convence que o seu grupo de amigos que se reunirá em sua casa no fim-de-semana seguinte, são na realidade espiões soviéticos do K.G.B. envolvidos numa conspiração contra os E.U.A. e numa questão de segurança nacional, Tanner terá de colaborar com a Agência no intuito de desmascará-los. Em troca, Tanner recebe a promessa de poder entrevistar o chefe da C.I.A. Maxwell Danforth (Burt Lancaster) no seu programa. Chegados ao dia, Tanner e a sua esposa Ali (Meg Foster) e o filho Steve (Christopher Starr) recebem os convidados como se nada se passasse, sendo eles Bernard Osterman (Craig T.Nelson), o original criador do evento; o cirurgião Richard Tremayne (Dennis Hopper) e a sua jovem esposa viciada em cocaína, Virginia (Helen Shaver) e o casal Joseph (Chris Sarandon), um nervoso homem de negócios e Betty Cardone (Cassie Yates). 




Tendo a casa vigiada pelos homens de Fassett, Tanner começa aos poucos a dar indícios de que algo se passa, na ânsia que um deles revele a sua identidade secreta, crescendo assim a tensão de desconfiança dentro do grupo que culmina num final surpreendente. Quem sobreviverá ao "Fim-de-Semana de Osterman" ?





Betty (Cassie Yates) & Joseph Cardone (Chris Sarandon)



Derradeiro filme do grande, mas sempre polémico Sam Peckinpah, despedido pelos produtores Peter S.Davis e William N.Panzer na pós-produção por o realizador se recusar a montar o filme de maneira diferente após um "screen test" pouco favorável, "The Osterman Weekend" é uma adaptação ao cinema do romance de espionagem de Robert Ludlum, o autor da saga "Bourne",





Ali (Meg Foster) & John Tanner (Rutger Hauer)



dispondo de um elenco de luxo encabeçado por Rutger Hauer, no seu primeiro filme americano como "bom da fita", depois de encarnar vilões em "Nighthawks" ('81) ou o clássico de culto "Blade Runner" ('82) e o britânico John Hurt e contando ainda com os malogrados Dennis Hopper e Burt Lancaster numa curta participação.






O problemático Sam Peckinpah nunca foi fã do material de origem, mas desesperado por trabalho depois de 5 anos sem filmar, aceitou dirigir o filme como forma de regresso a Hollywood, embora já se encontrasse bastante debilitado depois de anos de abusos de álcool e drogas, acabando por morrer cerca de 1 ano e meio depois. 







A adaptação da extensa novela para o grande ecrã foi por várias vezes reescrita, nomeadamente pelo próprio Sam Peckinpah, até os produtores intervirem e darem luz verde à versão de Alan Sharp, embora o mesmo não fosse fã do seu próprio guião. 





Richard Tremayne (Dennis Hopper)

O resultado final é um filme confuso e desconexo que deixa demasiadas pontas soltas para o seu próprio bem, carecendo de uma montagem competente e com um ritmo algo inerte que só começa a aquecer ao fim de 1 hora de filme. 







Contudo, as sequências de acção suam Sam Peckinpah por todos os poros: do "slow motion" característico ao inventivo trabalho de câmara durante as perseguições com a frenética montagem nas mesmas que resistiu às mudanças impostas por Davis e Panzer depois da saída do realizador, 





"The Osterman Weekend" mostra-nos a obra de um director que não perdeu o toque, embora mais uma vez as interferências à sua visão pessoal, alheadas a um argumento que deveria ter sido melhor trabalhado, tenham penalizado a qualidade do produto final. 




Lawrence Fassett (John Hurt)



O cerco à casa durante a noite por parte dos agentes da C.I.A. ao grupo de amigos, sugere o anterior clássico de Peckinpah "Straw Dogs" ('71) com a trilha sonora de Lalo Schifrin a acentuar de forma brilhante o conjunto. 








Bernard Osterman (Craig T.Nelson)



No capítulo das performances, o elenco funciona mais com um todo, destacando-se Craig T.Nelson na pele de um desconfiado "bon-vivant" Bernard Osterman. John Hurt interpreta um papel que se tornaria fundido a toda a sua carreira posterior; 







Dennis Hopper aparenta estar em modo de treino para o seu Frank Booth de "Blue Velvet" 3 anos depois; Chris Sarandon é sempre uma boa aquisição como secundário; a Meg Foster, e apesar de ser ela a figurar na capa, e a Cassie Yates não lhes é dado muito que fazer ao longo do filme, 





Virginia Tremayne (Helen Shaver)

restando à sexy Helen Shaver o melhor papel feminino na pele da viciada em cocaína, Virginia; o lendário Burt Lancaster é sempre profundo mesmo numa breve participação no ecrã, dando o peso necessário ao elenco 











e finalmente, o excelente Rutger Hauer é demasiado imponente fisicamente para o frágil papel de John Tanner, e mesmo providenciando o seu lado intenso habitual, é um tipo de personagem que pedia um outro actor. Contudo, e tendo em conta o material dado, Hauer entrega-nos uma performance sólida, deixando como sempre marcado o seu cunho pessoal.












Maxwell Danforth (Burt Lancaster)

Em suma, "The Osterman Weekend" é um filme imperfeito, resultado de vários conflitos ao longo da rodagem e na pós-produção, mas tem os seus momentos de glória e embora não sendo uma das melhores obras de Sam Peckinpah, a sua visão pessoal está patente o que agradará a muitos fãs deste realizador, bem como a apreciadores de thrillers de acção.





Apesar de filmado entre '82 e '83, este é um filme que apela mais ao cinema de 70's no seu visual e na construção das sequências de acção, mas que acabou por ser, ironicamente, bastante à frente do seu tempo a nível de conteúdo, acentuando o poder do sensacionalismo dos media sobre os espectadores e incutindo a paranóia urbana da falta de privacidade através do progresso dos meios tecnológicos e do voyeurismo, sendo uma realidade nos dias de hoje...



Género: Acção / Thriller / Drama. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 103 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=UBHRTp7HDS0

Classificação: 7.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

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