Translate

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Split Second (1992)

"Um Segundo Para Viver" de Tony Maylam (& Ian Sharp) com Rutger Hauer, Kim Cattrall, Neil Duncan, Alun Armstrong, Pete Postlethwaite, Ian Dury, Roberta Eaton, Steven Hartley, Tony Steedman & Michael J.Pollard.

Londres. 2008. Devido ao aquecimento global, o nível das águas do Rio Tamisa subiu, alagando assim grande parte da cidade transformando-a numa Metrópole suja, húmida e empestada de ratos vindos das profundezas. Harley Stone (Rutger Hauer) é um polícia radical e emocionalmente instável, voltando ao serviço após uma suspensão por insoburdinação, com o reaparecimento de um misterioso assassino em série que matou o seu colega Foster McLaine (Steven Hartley) 3 anos antes, no qual Stone viu-se acusado do crime por manter uma relação extra-conjugal com Michelle (Kim Cattrall), a esposa do amigo. O seu superior Thrasher (Alun Armstrong) encarrega-o do caso, destacando o jovem polícia com formação na área, Dick Durkin (Neil Duncan) para seu parceiro. Stone aparenta ter uma bizarra ligação com o assassino e quando começa a receber os corações das vítimas, aliado a estranhos símbolos ocultistas deixados nos locais dos crimes, ambos constatam que aquele que perseguem poderá não ser humano. 




Quando Michelle regressa a Londres para reencontrar o amante poderá estar a pôr a sua vida em risco, pois o assassino em série perseguido torna-se ele próprio um caçador usando Stone, Durkin e Michelle como suas presas...










Thriller de acção e ficção científica sobre uma distópica Londres futurista com doses de horror à mistura, "Split Second" é uma obra série-B que presta a devida homenagem a "Alien" ('79) de Ridley Scott, ao mesmo tempo que pisca o olho a um ambiente de "Blade Runner" ('82) contratando daí uma das suas estrelas, Rutger Hauer, aqui no papel de anti-herói que domina na perfeição, para protagonista. 





Dirigido pelo britânico Tony Maylam, que nos entregou um dos melhores "teen slashers" dos 80's: "The Burning" ('81) impondo com o auxílio da montagem, um ritmo enérgico e frenético ao estilo de um videoclip, "Split Second" antecedeu toda a injecção de thrillers sobre assassinos em série que inundaram Hollywood depois do sucesso de "Seven" ('95) de David Fincher. 






Produzido no mesmo ano em que Fincher se estreava na direcção com "Alien 3", "Split Second" partilha de uma mesma atmosfera, com o entrave principal do orçamento ser substancialmente mais curto o que é notório na escassez dos locais filmados, devido à falta de recursos de transformar Londres numa cidade inundada como é referida no filme. 





Rutger Hauer como Harley Stone



O argumento é algo tarefeiro com um ou outro artifício criativo de enredo e o tom é exagerado e caricatural, embora nunca entre no auto-parodiar-se, dando espaço para Hauer açambarcar o ecrã com o seu estilo portentoso, olhar de poucos amigos e língua afiada vociferando deixa atrás de deixa. 






O design da criatura assemelha-se demasiado a Alien e o seu tempo em cena só é predominante no clímax do filme, mas o produto final é efectivo dado o parco orçamento, assim como a encenação dos crimes e a caracterização das vítimas são bastante bem executados. 









Os efeitos sonoros parecem reciclados de algum episódio de uma velhinha série de TV de ficção científica, mas contribuem para o charme sentimentalão característico do série-B em que esta película se insere. 











A título de curiosidade, o realizador televisivo Ian Sharp dirigiu a sequência final do confronto entre os protagonistas e a criatura no subterrâneo do metropolitano, completando assim o filme.










No capítulo das performances, Rutger Hauer interpreta uma versão levada ao extremo de um Michael Douglas em "Black Rain" ('89) na pele do taciturno polícia de mau-feitio viciado em café e açúcares e cuja ligação quase sobrenatural com o assassino preocupa todo o seu Departamento. 







Neil Duncan como o Detective Dick Durkin

Neil Duncan é o seu parceiro "geeky" que se transforma radicalmente no III Acto do filme. 









Kim Cattrall como Michelle McLaine

A sexy actriz Kim Cattrall, aqui uns anos antes de agarrar o papel que a tornou numa estrela de televisão como a doidivana Samantha em "Sex and the City" ('98), aparenta ter saído do set de "Star Trek VI - The Undiscovered Country" ('91) directa para este filme, usando o mesmo tipo de penteado "elfico" e ainda rapado dos lados. 





Destaque para a cena de nudez parcial da actriz no chuveiro, sendo um deleite para qualquer fã devoto de Kim Cattrall.













Pete Postlethwaite como Paulsen

Pete Postlethwaite antes de ser descoberto para o estrelato com "In the Name of the Father" ('93) tem um pequeno papel como o usual polícia implicativo com a atitude do protagonista.












Em suma, "Split Second" é um filme feito para um determinado tipo de público-alvo, como os apreciadores de série-B de ficção científica e horror; de clones de "Alien" e "Blade Runner" e sobretudo, de obras que não se levem assim tanto a sério, têm aqui uma película ideal para uma sessão de cinema pela noite dentro. 









Certos críticos questionaram na altura porque Rutger Hauer desistiu de um potencial cinema legítimo no mercado norte-americano a partir de início dos anos 90, em prol de participar em projectos orientados exclusivamente para o entretenimento e muitos deles directos para vídeo. 








A resposta a isso é que Rutger é o essencial actor de culto que não se coíbe em dar o seu nome a projectos sérios, mas ao mesmo tempo participar em filmes menores de acção, ficção científica ou horror para gáudio da sua enorme legião de fãs, tornando os mesmos apelativos de se seguirem muito devido à sua presença. "Split Second" é um dos perfeitos exemplos disso. 

Género: Acção / Thriller / Ficção Científica / Horror. 

Fotografia: Côr.

País: Inglaterra.

Duração: 90 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=B3htEmUIUSo

Classificação: 6.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...