Translate

domingo, 31 de março de 2013

48 Hrs. (1982)

"48 Horas" de Walter Hill com Nick Nolte, Eddie Murphy, Annette O'Toole, Frank McRae, James Remar, David Patrick Kelly, Sonny Landham, Jonathan Banks, James Keane, Margot Rose, Denise Crosby, Peter Jason, Olivia Brown, John Dennis Johnston, Marcelino Sánchez, Chris Mulkey, Kerry Sherman & Brion James.

O condenado Albert Ganz (James Remar) escapa da prisão com o auxílio do comparsa Billy Bear (Sonny Landham) e dirigem-se a São Francisco para recuperarem o dinheiro de um assalto bem sucedido a um traficante. Depois de matarem um dos elementos do antigo gang para chegarem a Luther (David Patrick Kelly), raptam-lhe a namorada Rosie (Kerry Sherman) para a trocarem pelo dinheiro. Deixando, descuidadamente, diversas pistas para trás, a polícia acaba por cercar o motel aonde estão hospedados, mas acabam por escapar matando dois detectives e ficando com a arma do alcoólico e insubordinado polícia, Jack Cates (Nick Nolte). Não se conformando com o sucedido e com todo o Departamento em cima, Cates investiga o caso a fundo e descobrindo a existência de um antigo membro do gang que está actualmente preso, Reggie Hammond (Eddie Murphy) falsifica um documento de ordem de saída do mesmo, formando assim uma estranha aliança com o condenado na ânsia de capturar os dois assassinos evadidos. Contudo conviver com Reggie, um negro fala-barato que se veste como um chulo de Nova Iorque, de gostos caros e enclausurado à 3 anos não vai ser tarefa fácil...




Jack pede ajuda a Reggie

O maior êxito do excelente e para sempre subestimado realizador Walter Hill, "48 Hrs." é um marco dentro do género, tendo sido pioneiro na comédia de acção e inventor do sub-género "Buddy Cop movie" que dominaria por completo a década de 80, 





Jack Cates (Nick Nolte) & Reggie Hammond (Eddie Murphy)







lançando Eddie Murphy, aqui na sua primeira longa-metragem, para a fama e oferecendo a Nick Nolte o seu primeiro papel de polícia durão e rabugento que se tornaria a sua imagem de marca para as décadas seguintes.












O genial argumento do próprio Hill em parceria com o futuro realizador Roger Spottiswoode, Larry Gross e o argumentista de "Die Hard" ('88), Steven E.DeSouza é brilhantemente filmado por Hill, o maior discípulo do inovador em visuais e violência no ecrã Sam Peckinpah, funcionando como um western urbano enérgico imerso na noite de São Francisco. 









A acção é realista q.b., a química entre Nick Nolte e Eddie Murphy, e apesar do antagonismo de ambos os personagens, é esplêndida e os excelentes e bem-escritos diálogos são entregues em "timing" cómico perfeito (dando espaço para que ambos os actores improvisem).









O elenco secundário repleto dos actores habituais de Walter Hill contribuem para a genialidade do produto final destacando-se o grande James Remar muito bem na pele do psicótico Albert Ganz.  A título de curiosidade dentro da filmografia de Hill: Remar, Sonny Landham, Marcelino Sánchez e David Patrick Kelly aparecem em "The Warriors" ('79); Landham e Brion James em "Southern Comfort" ('81) e James também em "Red Heat" ('88) e na sequela deste filme em '90, entre outros.









James Remar como o psicótico Albert Ganz

O ritmo é frenético e apelativo na sua pouco mais de hora e meia de duração; a nível de edição de imagem é notória a quebra de continuidade em algumas cenas (como a refém de Ganz que desaparece misteriosamente do autocarro entre takes) devido provavelmente a cenas cortadas na montagem, mas que em nada diminui a qualidade de "48 Hrs." 





Sonny Landham como Billy Bear

que conta ainda com uma brilhante trilha sonora de James Horner a embalar a acção e uma banda sonora blues / rock onde se destaca o êxito para sempre imortalizado e associado a este filme "(The Boys Are) Back in Town".






No bar de "rednecks"



Recheado de cenas memoráveis como o escape inicial de Ganz da penitenciária à hilariante sequência com um Eddie Murphy impagável na pele de um falso polícia dentro de um bar de parolos






(onde parodia Cleavon Little na clássica comédia de Mel Brooks, "Blazing Saddles de '74), esta é uma obra notável, inovadora e de merecido culto e cujo o seu grande sucesso estabeleceu um novo padrão para o (sub) género em Hollywood. 






Brion James como o polícia Kehoe


Sem este filme a abrir o caminho nunca teria havido um "Beverly Hills Cop" ('84), "Running Scared" ('86), "Lethal Weapon" ('87), "Dragnet" ('87), "Midnight Run" ('88), "Red Heat" ('88), "The Hard Way" ('91), "The Last Boy Scout" ('91), "Bad Boys" ('95) ou a famosa série de TV "Miami Vice" ('84 a 90), sendo apenas alguns exemplos do legado cultural de "48 Hrs." e do seu impacto desde a década de 80 até hoje. 






Bastante recomendado para apreciadores de um bom filme de acção à antiga repleto de situações cómicas, mas sem nunca cair na paródia fácil, pois Hill soube magistralmente contrabalançar ambos os géneros e intencionalmente ou não, criou a "Bíblia" para uma nova definição do cinema de acção.
Género: Acção / Comédia / Crime. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 96 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=24XiqMIC6q8

Classificação: 8.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...