Translate

segunda-feira, 25 de março de 2013

Steel Dawn (1987)

"Duelo Mortal" de Lance Hool com Patrick Swayze, Lisa Niemi, Anthony Zerbe, Brion James, Brett Hool, John Fujioka, Arnold Vosloo & Christopher Neame.

Num Mundo Pós-Apocalíptico, o aventureiro Nomad (Patrick Swayze) vagueando pelas desoladas planícies descobre uma comunidade de colonos aceitando trabalhar temporariamente para Kasha (Lisa Niemi), mãe solteira do pequeno Jux (Brett Hool) com quem desenvolve uma amizade enfurecendo o desconfiado capataz Tark (Brion James). Sendo sistematicamente ameaçados por um gang liderado por Damnil (Anthony Zerbe) pelo controle da escassa água na zona desértica, os colonos são vítimas fáceis, até que Nomad apaixonando-se por Kasha, decide ficar para combatê-los e livrar a comunidade do jugo dos mercenários, mas o aparecimento de um terrível inimigo Sho (Christopher Neame) lhe irá dificultar o trabalho...







Nomad (Patrick Swayze) & Kasha (Lisa Niemi)




Obviamente inspirado na saga "Mad Max" (iniciada em '79) e realizado como um remake de "Shane" ('53) em versão western futurista com Swayze na pele do "homem sem nome" (também uma clara homenagem aos anti-heróis do western-spaghetti) aqui contracenando com a sua mulher na vida real, Lisa Niemi Swayze. 





O orçamento apesar de baixo, consegue transpor o filme visualmente para um outro Mundo e o personagem relutante em usar a violência, mas em caso de necessidade fazê-lo pelos oprimidos encaixa na perfeição ao carisma do malogrado actor, aqui antes de se tornar uma estrela com o mega-sucesso de "Dirty Dancing" ('87).







O vilão Sho (Christopher Neame)



As sequências de acção são competentes e o ritmo algo lento do filme nunca cansa. 
O vilão interpretado por Christopher Neame é exagerado e com um penteado típico glam rock dos anos 80, mas não se esperaria outra coisa de um "cheesy sci-fi" da época em que foi feito. 
Como entretenimento "Steel Dawn" cativa o espectador e embora tenha fracassado nas bilheteiras na altura de estreia tornou-se um filme-culto deste então.






Tark (Brion James) & Jux (Brett Hool)




Em suma, "Steel Dawn" é como uma fusão da triologia "Mad Max" (mas sem as perseguições desenfreadas) com o estilo e estética de um Western Spaghetti e o drama e romance sentimentalão de "Shane", sendo recomendado para fãs acérrimos do malogrado actor Patrick Swaze que passem bem sobre o sub-género pós-apocalíptico. 

















Capa Alternativa
Género: Acção / Aventura / Ficção Científica / Romance.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 100 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=inRk_QDMI-U

Classificação: 7/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...