Translate

domingo, 24 de março de 2013

Bad Day at Black Rock (1955)

"A Conspiração do Silêncio" de John Sturges com Spencer Tracy, Robert Ryan, Anne Francis, Dean Jagger, Walter Brennan, John Ericson, Russell Collins, Ernest Borgnine & Lee Marvin.

Estamos em 1945 no final da 2ª Grande Guerra, John J. Macreedy (Spencer Tracy) chega de comboio a Black Rock, uma pequena cidade no meio do deserto americano, sentindo desde início a hostilidade dos locais contra a sua presença. Sendo-lhe negada a estadia num hotel e o aluguer de um carro, recorre ao auxílio do Xerife local (Dean Jagger) deparando-se com um bêbado sem uso manipulado pelo verdadeiro líder da cidade, o rancheiro Reno Smith (Robert Ryan) e os seus dois braços-direitos, Coley Trimble (Ernest Borgnine) e Hector David (Lee Marvin) que questionam Macreedy o motivo da sua visita. Sendo óbvio que a cidade esconde um tenebroso segredo, e quando Macreedy finalmente revela que procura um fazendeiro japonês estabelecido ali perto de nome Kamoko, acaba por tocar num nervo sensível passando as 24 horas seguintes a lutar pela sua vida...



Macreedy chega a Black Rock



Western urbano em ambiente "film noir" solidamente dirigido por John Sturges, partindo de um notável e coeso argumento de Millard Kaufman cheio de intriga e suspense baseado na história de Howard Breslin, juntando-se-lhe uma fascinante cinematografia a cores em formato Cinemascope e uma poderosa trilha sonora de Andre Previn, resulta num dos melhores e mais emblemáticos filmes do género.








O elenco é de luxo, liderado por um obstinado Spencer Tracy (aqui nomeado para um Oscar de Melhor Actor Principal) e ainda com o excelente e sobrevalorizado Robert Ryan, auxiliado pelos durões Ernest Borgnine e Lee Marvin num dos seus primeiros papéis de relevo. 





Hector (Lee Marvin) ameaça Macreedy 




John Sturges capta magistralmente e como ninguém o silêncio de uma cidade perante a chegada de um estranho e os seus olhares de desconfiança na ânsia de resguardarem o vergonhoso segredo partilhado entre todos, mas raramente falado e o inventivo uso do widescreen enaltece a pequenez da cidade tornando-a ainda mais isolada, completamente à parte do resto do Mundo.


Nomeado ainda (e bastante merecidamente!) para os Oscars de Melhor Realizador (John Sturges) e Melhor Argumento Adaptado (Millard Kaufman) é um clássico filme que permanece intocável quase 60 anos depois da sua estreia




Reno (Ryan), Macreedy (Tracy) & Liz (Anne Francis)

 e modelo de inspiração para dezenas de outros que usaram a sua "premise" do misterioso e solitário "drifter" que chega a uma pequena cidade do interior com todos os seus clichés relacionados ("Kill Me Again" de 1989 e "Red Rock West" de 1993 ambos dirigidos por John Dahl ou "U-Turn" de Oliver Stone de 1997 como alguns dos notáveis exemplos).









Os conspiradores reunidos

A título de curiosidade, apesar da sua curta-duração (somente 81 minutos), "Bad Day at Black Rock" providencia mais entretenimento, intriga, emoção e brilhantismo nas interpretações da parte de todos os envolvidos do que muitos filmes de mais de duas horas filmados nos dias de hoje. Altamente recomendado o visionamento deste grande filme.





Género: Crime / Drama. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 81 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=o7TpDkSrJ0o


Classificação: 9.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...