Translate

domingo, 24 de março de 2013

White Line Fever (1975)

"Selva de Asfalto" de Jonathan Kaplan com Jan-Michael Vincent, Kay Lenz, L.Q.Jones, Sam Laws, R.G.Armstrong, Dick Miller, Martin Kove, Leigh French, Don Porter & Slim Pickens.

Carroll Jo Hummer (Jan-Michael Vincent) recém-chegado do Vietname, casa-se com a sua namorada de sempre, Jerri Kane (Kay Lenz) e investe num camião a que chama "The Blue Mule" para transporte de mercadorias inter-estaduais. Recorre ao velho amigo do seu pai, Duane Haller (Slim Pickens) para trabalho, mas depara-se com um agora corrupto e sem escrúpulos peão de uma grande firma denominada "The Glass House" que contrabandeia produtos, monitorizados por um grupo de foras da lei a soldo. Quando se recusa a entrar no jogo sujo e lutando contra isso, Carroll Jo torna-se um alvo a abater, sobretudo porque ganha o respeito dos restantes trabalhadores honestos que vêem nele um líder sindical seguindo-o numa cruzada contra a corrupção...





Jan-Michael Vincent como Carroll Jo



Drama de Acção de Série-B do lote da "70's exploitation films" e um dos mais memoráveis dentro do sub-género "truck movie" protagonizado pelo saudoso e carismático (e estrela ascendente na época) Jan-Michael Vincent, uma jovial Kay Lenz e um leque de actores secundários de culto destacando-se Slim Pickens ("Dr.Strangelove" de 1964, "Blazing Saddles" de 1974), L.Q.Jones (dos westerns "Hang'em High" de 1968 ou "The Wild Bunch" de 1969, ), Dick Miller (regular colaborador de Roger Corman e Joe Dante) e R.G.Armstrong ("Race with the Devil" de 1975, "Predator" de 1987).









Kay Lenz como Jerri Kane




O argumento em si está cheio de pontas soltas (e alguns diálogos são genuinamente maus), a montagem deixa muito a desejar (tendo sérios problemas de continuidade) e algumas partes no meio do filme servem apenas de "enchimento", mas o ambiente e visuais do filme são, irresistivelmente, um genuíno produto da sua época cujos fãs do cinema "gritty" dos anos 70 irão adorar. 







Repleto de duras sequências de acção com um tipo de violência mais sugerida do que vista no ecrã e um simbólico e portentoso clímax (cujo "spoiler" está patente na capa do filme), "White Line Fever" é a obra ideal para uma Sessão da Meia-Noite ao jeito de um velho cinema "Grindhouse" (que Tarantino homenageou com "Death Proof" em 2007).






Recomendado para os fãs deste género de cinema e da época, "White Line Fever" é uma espécie de "On the Waterfront" versão camionistas em filme de acção recheado de perseguições desenfreadas, polícias corruptos e capangas viciosos. Ideal para uma Sessão da Meia-Noite com um pack de cervejas por perto.











Capa Alternativa
Género: Acção / Crime / Drama.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A. / Canadá

Duração: 90 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=Xk532irj3hw

Classificação: 6/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...