Translate

segunda-feira, 25 de março de 2013

The Beast Within (1982)

"Sangue Amaldiçoado" de Philippe Mora com Ronny Cox, Bibi Besch, Paul Clemens, Don Gordon, Katherine Moffat, L.Q. Jones, Logan Ramsey, John Dennis Johnston, Luke Askew, Meshach Taylor & R.G. Armstrong.

1964. Os recém-casados Eli (Ronny Cox) e Caroline MacCleary (Bibi Besch) sofrem uma avaria no carro durante a noite cerrada numa estrada secundária perto do Condado de Nioba, Mississipi. Enquanto Eli vai buscar ajuda, Caroline é violada por uma estranha criatura vinda da mata. 17 anos depois, o filho de ambos Michael (Paul Clemens) padece de uma estranha doença que os médicos julgam ser hereditária, o que leva Eli e Caroline de volta a Nioba para saberem mais sobre a fatídica noite, desenterrando assim fantasmas do passado nos habitantes da pequena cidade que escondem um segredo aterrador...








A fatídica noite
Dirigido pelo excêntrico cineasta Philippe Mora ("The Return of Captain Invincible" de '83 ou "A Breed Apart" de '84), "The Beast Within" é uma fábula de horror grotesco do sub-género "Creature Feature" num misto de história de mistério e suspense em old style que ao ser erroneamente catalogado e publicitado como um "slasher" levou ao seu insucesso de bilheteiras na altura de estreia. 




Os pais - Eli (Ronny Cox) & Caroline (Bibi Besch)

Visualmente apela ao "Southern Gothic" com o seu ritmo lento e arrastado, mergulhado numa atmosfera sinistra e uma cinematografia recheada de efeitos de sombra dando um clima propício ao género. 







O ponto mais fraco reside no argumento de Tom Holland, aqui na sua primeira incursão pelo terror tendo se tornado posteriormente num realizador de culto com "Fright Night" ('85) e "Child's Play" ('88), que adaptou a novela de Edward Levy resultando num algo confuso, mal-estruturado e incongruente 




Michael (Paul Clemens)

guião que deixa várias questões em aberto, nomeadamente, o que é a criatura ou porque se tornou assim e toda a conspiração do silêncio na cidade em torno do assunto. Contudo, a escolha do design da cigarra gigantesca (uns anos antes do "The Fly" de Cronenberg) e os efeitos especiais e de caracterização foram inovadores para a época. 



Amanda Platt (Kitty Moffat)




Se suspendermos qualquer busca pela lógica e apreciarmos o filme pelo factor "cheesy" dessa grande Era e o seu charme apelativo do série-B, estamos perante uma obra de horror conseguida que tem os seus momentos de tensão, sendo servida por um bom leque de actores de culto dentro do género. 







Michael & Amanda 

Paul Clemens, filho da clássica actriz Eleanor Parker, revela um certo amadorismo em cena, mas com a ajuda dos efeitos especiais consegue uma performance arrepiante; a ternura da doce e inocente Amanda Platt é contagiante, revelando desde início o obviamente triste fim e Ronny Cox é sólido como o pai compreensivo.









Horace Platt (John Dennis Johnston)

Recomendado para os fãs de horror mais ambiental que passem bem sobre um crescendo na intriga, pois o ritmo é demasiado lento ao início. Os apreciadores de gore não irão ficar decepcionados, pois "The Beast Within" oferece-nos umas mortes bem-encenadas e a infame cena da transformação de Michael lembra clássicos de culto como "The Thing" de John Carpenter que saiu no mesmo ano ou o já mencionado "The Fly" dirigido por David Cronenberg 4 anos depois.








Ideal para uma "Midnight Session" esta é uma obra quase esquecida, mas que merece ser vista pelo menos uma vez.
















Género: Horror.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 98 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=4jUD5bvUIkE

Classificação: 6.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...