Translate

segunda-feira, 25 de março de 2013

Bat*21 (1988)

"O Fugitivo da Selva" de Peter Markle com Gene Hackman, Danny Glover, David Marshall Grant, Erich Anderson, Clayton Rohner & Jerry Reed.

Estamos no auge da guerra do Vietname, o Tenente-Coronel Iceal "Ham" Hambleton (Gene Hackman) é um especialista em estratégia de ataque que parte para reconhecimento de terreno. Quando o helicóptero que o transportava é abatido, matando todos a bordo, Ham escapa mas fica retido em território inimigo. A Força Aérea Americana quer Ham de volta, mas ao mesmo tempo recusam cancelar o ataque à zona. A única chance de Ham reside no Capitão Clarke (Danny Glover), um insubordinado piloto de reconhecimento que fará tudo para resgatá-lo. Sendo tarefa difícil o resgate por estar rodeado de vietcongs que lhe escutam todas as transmissões, Ham elabora uma rota de fuga em código baseada num campo de golfe de que é exímio e fanático jogador, mas entenderá Clarke o plano a tempo de o resgatar com vida?






Durante os anos 80 os grandes Estúdios viraram-se em força produzindo diversos filmes sobre a guerra do Vietname, desde no género acção/entretenimento como "Rambo - First Blood - Part II" de 1985 ou a franchise "Missing in Action" de 1984-1988 bem como (e após o grande sucesso de "Platoon" de 1986 de público e crítica) os dramas de guerra como "Full Metal Jacket" de 1987, "Saigon" e este "Bat*21" de 1988 ou "Casualties of War" de 1989.



Gene Hackman como "Ham"

Baseado em factos reais (com imensa liberdade criativa como é hábito em hollywood quando adapta uma história verídica), "Bat*21" une o consagrado Gene Hackman (1988 foi o seu ano mais prolífero com 5 filmes estreados em sala incluindo "Mississipi Burning" que lhe deu a nomeação ao Oscar de Melhor Actor Principal) e Danny Glover (fresco do sucesso de bilheteira de "Lethal Weapon" de 1987) 





Danny Glover como Clarke






em prestações competentes e que apesar de só actuarem frente-a-frente nos 10 minutos finais, têm uma boa química durante o filme todo.







David Marshall Grant como Ross Carver




A realização de Markle centra-se na relação entre estes dois homens, ambos muito diferentes e vítimas das circunstâncias, bem como alude às altas patentes do Exército (neste caso na figura de Ham) que apesar de participarem na guerra na parte da estratégia nunca tiveram no terreno rodeados da destruição e morte, sem saberem o que é matar para sobreviver.








A cinematografia é excelente, bem como os efeitos especiais da destruição do aldeamento. Não tendo a profundidade de análise e crítica ou um estatuto de clássico do género como os já citados "Platoon" ou "Full Metal Jacket" é mesmo assim um emocionante drama de acção com uma muito bem conseguida sequência da primeira tentativa de resgate do Coronel. 











O único senão é que apesar de partir de uma boa "premise", o filme torna-se repetitivo ao fim de um certo tempo com certas cenas de "palha" para cumprir com os 100 minutos de filme. Mesmo assim, recomendável a fãs de filmes de guerra e dos dois actores principais.







Capa Alternativa
Género: Guerra / Acção / Drama.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 105 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=wQht2kTPDXQ

Classificação: 7/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...