Translate

segunda-feira, 25 de março de 2013

True Romance (1993)

"Amor à Queima-Roupa" de Tony Scott com Christian Slater, Patricia Arquette, Dennis Hopper, Val Kilmer, Gary Oldman, Brad Pitt, Christopher Walken, Bronson Pinchot, Saul Rubinek, Michael Rapaport, James Gandolfini, Paul Bates, Conchata Ferrell, Anna Thomson, Victor Argo, Laurence Mason, Kevin Corrigan, Chris Penn, Tom Sizemore, Ed Lauter & Samuel L.Jackson.






O encontro entre Alabama & Clarence

Clarence Worley (Christian Slater), um aficionado por cinema que trabalha numa loja de banda desenhada conhece a prostituta Alabama (Patricia Arquette) e apaixonam-se. Pretendendo casarem-se, Worley tem antes que romper o cordão umbilical entre Alabama e o seu antigo chulo, Drexl Spivey (Gary Oldman) que também é um traficante de droga. 




Drexl Spivey, o chulo (Gary Oldman)

Quando o encontro corre mal, Clarence vê-se a braços com uma mala cheia de cocaína e resolve partir em direcção à California no intuito de despachá-la sem saber que é pertença do maior Mafioso local, que lança todos os seus subordinados numa caça ao jovem casal...




Clifford Worley, o polícia reformado (Dennis Hopper)

Escrito por Quentin Tarantino como parte de um longo argumento que foi divido ao meio produzindo dois filmes: "True Romance" e "Natural Born Killers" ('94) e realizado pelo malogrado cineasta Tony Scott, é um thriller dramático de acção brilhantemente dirigido num ritmo rápido e empolgante




Don Vincenzo Coccotti (Christopher Walken)


que vive das excelentes performances de todo o elenco envolvido, um dos mais geniais já visto em filme: Slater e Arquette enquadram-se na perfeição como um duo Bonnie & Clyde a ferro e fogo para a década de '90; Gary Oldman é tão repugnante como fascinante na pele do chulo Drexl; 




O Mentor (Val Kilmer)



Val Kilmer empresta a voz e a silhueta para o Mentor de Clarence numa alusão ao Rei Elvis Presley; o malogrado Dennis Hopper e Christopher Walken protagonizam uma das melhores cenas de confronto de sempre da história do cinema;








Floyd - Dick's Roommate (Brad Pitt)

Brad Pitt quase que não se levanta do sofá dando vida ao "junkie" Floyd, deixando a faísca acesa para o seu posterior sucesso como actor principal e outros tantos bons actores em pequenos, mas memoráveis desempenhos.






Virgil, o Gangster (James Gandolfini)


A direcção de Scott, realizador vindo dos videoclips é diferente de Tarantino, muito mais enérgica e competente com uma acção situada algures entre os domínios do real e do imaginário. 







Alabama Worley (Patricia Arquette)

O visual é bastante adequados com a cinematografia a oscilar dos tons azulados e cinzentos da fria Detroit para os tons mais claros e luminosos da solarenga Califórnia.






Clarence Worley (Christian Slater)



Facto é que Quentin Tarantino vendeu este argumento, que mais não é que uma homenagem a "Badlands" ('73) de Terence Mallick com Sissy Spacek e Martin Sheen, para poder financiar o seu filme de estreia "Reservoir Dogs" ('92),






Nicky & Cody (Chris Penn & Tom Sizemore)

e ainda bem que o fez, pois "True Romance" (e apesar de ter passado algo despercebido na altura de estreia) mantém-se como um dos melhores e mais íntimos filmes de Scott e sem ele na direcção provavelmente não atingiria o brilhantismo do produto final, gozando do estatuto actual de supremo filme de culto.






Elliot (Pinchot), Clarence, Alabama & Dick (Rapaport)



Repleto de cenas que nos ficam na retina: o tiroteio final invocando o clássico de Sam Peckinpah "The Wild Bunch" ('69), magistralmente adaptado aos nossos dias e um dos momentos de maior tensão do filme; a luta corpo-a-corpo entre um James Gandolfini pré-fama dos "Sopranos" e Patricia Arquette ou a já referenciada cena entre Hopper e Walken, 




Happy End...


"True Romance" que mais não é que a versão de um estúdio legítimo de um série-B do cinema grindhouse dos anos 70, cumpre em pleno na admiração que nutre por esse género, tornando-se a obra fundamental que ressuscitou genuinamente o trash cinema para uma nova geração de cinéfilos. Altamente recomendado!!








Género: Crime / Thriller.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A. / França.

Duração: 120 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=_wNYNDzKpuQ

Classificação: 9/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.



2 comentários:

  1. Tenho uma edição especial para coleccionadores deste filme que tem um final alternativo após o tiroteio. É dos meus "boy meets girl" favoritos de sempre. Gostei imenso da "review" e gostava de acrescentar que o filme é de facto muito pessoal mas não apenas em relação ao Tony Scott. De acordo com palavras proferidas pelo próprio Tarantino o Clarance foi criado à sua imagem e semelhança: Na altura em que o True Romance foi escrito o Tarantino trabalhava nos Video Archives de Los Angeles onde passava o dia a devorar os filmes onde mais tarde iria roubar para montar os seus puzzles "originais". O Clarance trabalha na loja de comics (outra das grandes paixões do QT) e passa o dia a ler comics. No dia do seu aniversário o QT fazia sempre questão de ir ao cinema sozinho tal como o Clarance vai. O gosto pelos hamburgueres, o açúcar no café e até o ir comer tarte depois do filme e falar sobre ele é tudo rituais e hábitos que Tarantino diz ter ganho desde da mais tenra adolescência. Outra coisa interessante é referires (e muito bem, adorei) o tiroteio final como à la "The Wild Bunch" e isso não é inocente. Se leres os argumentos escritos por ele o roubo é tão descarado que ele chega a colocar notas do tipo: esta parte é para ser filmada "guerrila style" ou à la Sam Peckinpah (um dos seus ídolos) ou este diálogo é para ser dito em "rapid fire motion" à la "His Girl Friday"... Pelo menos os "first drafts" eu sei que têm estes "mimos". Fica aqui o meu humilde contributo que em nada acresce à tua brilhante "review" mas é sim apenas uma pequena achega que deixo a título de curiosidade. Espero que gostes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito do teu contributo aqui e quando quiseres continua a fazê-lo, pois é para isso que este blog serve, para se aprender com ele e contribuir para ele, também. bjs e até já!!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...