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segunda-feira, 8 de abril de 2013

Around the World in Eighty Days (1956)

"A Volta ao Mundo em Oitenta Dias" de Michael Anderson com David Niven, Cantinflas, Shirley MacLaine, Robert Newton, Finlay Currie, Harcourt Williams, Robert Morley, Noel Coward, John Gielgud, Trevor Howard, Charles Boyer, Fernandel, Cesar Romero, Ronald Colman, Cedric Hardwicke, Alan Mowbray, Gilbert Roland, Evelyn Keys, Reginald Denny, Red Skelton, Peter Lorre, Charles Coburn, George Raft, John Carradine, Marlene Dietrich, Tim McCoy, Buster Keaton, Victor McLaglen, John Mills, Glynis Johns, José Greco, Jesús Franco, Keye Luke & Frank Sinatra.

Phileas Fogg (David Niven), um excêntrico milionário membro do Reform Club em Londres, aceita uma aposta contra os restantes sócios que consegue dar a volta ao mundo em 80 dias. Acompanhado pelo seu mordomo, Passepartout (Cantinflas) iniciam uma viagem cheia de peripécias incluindo a perseguição pelo Inspector Fix (Robert Newton), que julga ser Fogg o exímio assaltante do recente roubo ao Banco de Inglaterra, e o salvamento da Princesa Aouda (Shirley MacLaine) das mãos do temível culto Thuggee na Índia. Conseguirá Fogg concretizar o seu plano chegando a tempo a Londres para ganhar a aposta? E terá sido ele o elegante assaltante do roubo do século?



A aposta

Adaptado do clássico da literatura de Júlio Verne, "Around the World in Eighty Days" é uma superprodução de comédia e aventura para toda a família, rodado por todo o Mundo usufruindo de uma esplêndida cinematografia e um vasto elenco de actores famosos, vencendo 5 Oscars em '57 incluindo o de Melhor Filme.








A partida

Com o resumo politicamente correcto referido avançasse então para os cinco principais pontos negativos que impediram esta obra de poder ter sido um grande filme épico e merecedor dos prémios que ganhou:
1. A primeira hora do filme é demasiado lenta e regada a puro enchimento com sequências que em nada avançam a trama e se tornam longas ao ponto da saturação (a tourada em Espanha por exemplo).






A viagem de balão

2. Grande parte do tempo da sua duração, o filme mais parece um guia turístico de promoção às ex-colónias do Império Britânico do que uma longa-metragem de entretenimento com o realizador a brindar o espectador com paisagens de facto maravilhosas, e nunca é demais referenciar a qualidade da cinematografia vencedora de um Oscar, como se de um documentário se tratasse, proporcionando ao espectador um rol de tempos mortos em que nada acontece no ecrã.



Princesa Aouda, Phileas Fogg & Inspector Fix

3. A pobreza de alguns cenários para o seu orçamento, sendo bastante notório certas cenas supostamente ao ar livre terem sido rodadas em estúdio e a ineficácia da direcção nas sequências de acção tão bem retratadas na obra de Verne e completamente desperdiçadas aqui (o salvamento da Princesa, por exemplo).





Cantinflas como Passepartout


4. O excesso do tempo em cena para Mário Moreno mais conhecido por Cantinflas. É certo que o comediante mexicano era bastante popular na América Latina e uma das maiores estrelas na época desta produção, mas a decisão de o tornarem, e apesar de David Niven ter o "top billing" e o seu Phileas Fogg ser obviamente o personagem principal do livro em que foi adaptado, o real protagonista do filme transformou um dos melhores clássicos de aventura de sempre numa autêntica paródia de comédia arlequinada e exagerada ao ponto de deixar de ter piada ao fim de um tempo.





Aouda (Shirley MacLaine) & Fogg (David Niven) 
5. A falta de estrutura no argumento e tal como referido no ponto 1, algumas cenas completamente desnecessárias prolongam-se para sempre, outras cruciais à história ou que podiam levantar o interesse do seu conteúdo são mal encenadas ou apenas de passagem para o espectador ser novamente brindado com o estilo documental imerso na música de fundo.



Cantinflas com Marlene Dietrich

"Around the World in Eighty Days" merecia uma melhor abordagem no sentido do épico de aventuras e fantasia e visto que o seu orçamento foi bem acima da média, metade deve ter sido gasto no monumental elenco de caras conhecidas, poderia ter sido muito mais do que o apresentado no produto final. 







O artifício de cair quase exclusivamente na paródia gratuita (a obra de Verne não é um veículo para filme à Irmãos Marx) para sobressair os talentos de comédia física de Cantinflas torna-se quase um suplício de conseguir passar sobre as quase 3 horas de filme. 









Destaca-se de modo positivo algumas competentes sequências (como a viagem de balão) e um bem melhor III Acto (a perseguição dos índios ao comboio), embora no geral nunca ultrapasse o meio-gás.








Cantinflas, Niven, Dietrich & Frank Sinatra

Como este filme bateu em '57, "Giant" para Melhor Filme do Ano e outros tantos bem melhores continua um mistério, excepto que como pioneiro no cameo (definição para quando uma grande estrela faz uma pequena participação num filme e na maioria das vezes nem é creditada) de cerca de 44 estrelas presentes incluindo Marlene Dietrich, Frank Sinatra, Buster Keaton ou Peter Lorre, fascinou e entusiasmou Hollywood de tal maneira ao ver tamanha constelação numa só obra que lhe ofereceu o prémio máximo de bandeja sem pestanejar...



Género: Comédia / Família / Aventura / Romance.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 175 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=fEqkeNTLrcM

Classificação: 6.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

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