Translate

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Teen Agent - If Looks Could Kill (1991)

"Agente Jovem - Ordem para Matar" de William Dear com Richard Grieco, Gabrielle Anwar, Roger Rees, Robin Bartlett, Geraldine James, Carole Davis, Roger Daltrey, Cynthia Preston, Frederick Coffin, Michael Siberry & Linda Hunt.

Michael Corben (Richard Grieco), um estudante de liceu libertino embarca para França juntamente com a Professora de Francês e os seus colegas da disciplina de modo a ter aulas extra de Verão para melhoria de nota. Envolve-se numa complexa intriga, quando no aeroporto é confundido com um agente secreto americano com o mesmo nome enviado para deter o diabólico Augustus Steranko (Roger Rees) que pretende dominar a Europa. Com o verdadeiro agente secreto assassinado pela temível braço-direito de Steranko, Ilsa Grunt (Linda Hunt), os Serviços Secretos Britânicos armam o estudante Corben com uma série de "gadgets" típicos de um filme de James Bond, incluindo um portentoso carro e o indispensável smoking e o enviam para um luxuoso Casino. Os vilões pensando terem morto o homem errado, começam a persegui-lo, assim como uma bela rapariga de nome Mariska (Gabrielle Anwar) que revela ser filha de um agente secreto assassinado. Conseguirá o jovem Corben sair ileso da confusão aonde se meteu ou terá de facto aptidões para agente secreto e impedirá Steranko de executar o seu malévolo plano?




Realizado por William Dear (da comédia familiar "Harry and the Hendersons" de '87), escrito pelo criativo Fred Dekker ("The Monster Squad" de '87) e revisto por Darren Star, "If Looks Could Kill" foi concebido primeiramente como um veículo para o "Teen Star" Anthony-Michael Hall ("Sixteen Candles" de '84, "The Breakfast Club" de '85), mas como a fama do actor entrou em declínio depois do fracasso total de bilheteiras de "Johnny Be Goode" em '88, o Estúdio optou por lançar o jovem galã vindo da série de TV "Booker" ('89 a '90), Richard Grieco numa longa-metragem. 





As poucas receitas de bilheteira fizeram de "If Looks Could Kill" o início e o prematuro fim da carreira de Grieco no cinema tal como o seu segundo filme, também estreado em '91, "Mobsters" igualmente um fracasso com Grieco renegado para segundo plano num elenco de actores aspirantes à fama, cujo único objectivo era destacar Christian Slater. 







Richard Grieco como Michael Corben

A estrela ascendente de Richard Grieco nunca recuperou desses dois desastres, com o actor a ser "personna non grata" para os grandes estúdios de Hollywood, e o que poderia ter sido uma auspiciosa carreira ficou-se pelos filmes feitos directos para vídeo e de qualidade duvidosa de onde Richard nunca mais saiu. 








Uma carreira algo desapontante para um actor que superou a popularidade da actual super-estrela Johnny Depp, aquando a sua estreia na série de TV "21 Jump Street" em '88. O seu personagem Dennis Booker ultrapassou a fama dos restantes actores residentes, tendo lhe sido dado de bandeja uma série intitulada simplesmente "Booker" estreada em '89. 







O formato mais maçudo e lento da série se comparada com "21 Jump Street" fez com que fosse cancelada ao fim de 2 temporadas (22 episódios) sem que fosse culpa de Grieco, mas sim da má adaptação da mesma.






"If Looks Could Kill" foi filmado ao mesmo tempo que a última temporada de "Booker", e quando a série foi cancelada devido à fraca audiência, a Warner Bros. desinteressou-se pelo filme e mal o publicitou, tendo adiado a estreia desta comédia de acção juvenil ideal para o Verão, para o seu total oposto no pico do Inverno de '91. 



Gabrielle Anwar como Mariska


A fraca adesão ressentiu-se também por causa disso e mais uma vez não por culpa do seu protagonista. Outro dos motivos reside no espalhafatoso argumento adaptado da original história do excelente Fred Dekker, mas cheio de pontas-soltas e com demasiadas pequenas histórias que não chegam a lado nenhum na sua curtíssima duração de 80 minutos. 





O facto do personagem Michael Corben ter 17 anos e ser desempenhado por um actor quase 9 anos mais velho e demasiado maduro fisicamente e em maneira de ser para o papel, torna o conjunto demasiado forçado e quase a cair no ridículo, mesmo com a tentativa vã de Richard Grieco (e do departamento de maquilhagem) de o passarem por adolescente. 



O ambiente desta comédia é demasiado ligeiro, extrovertido e regado do "cheese" que pertence por completo aos anos 80, tendo por isso estreado uns anos tarde demais numa altura em que o cool espirituoso de Richard Grieco e outros tantos jovens actores saídos dessa época mágica (como Corey Haim por exemplo) deixou de ser moda em Hollywood para dar lugar a uma década mais sombria, realista e depressiva como foram os anos 90. 



Roger Daltrey & Richard Grieco

Para os amantes de música a não perder um breve cameo de Roger Daltrey dos "The Who" e uma divertida e diabólica performance da vencedora de um Oscar, Linda Hunt a fazer lembrar a actriz e cantora Lotte Lenya como a vilã Rosa Klebb no segundo filme de James Bond de Connery "From Russia with Love" ('63).






Linda Hunt como Ilsa Grunt



Recomendado a fãs de uma comédia de acção despretensiosa com deixas engraçadas e um protagonista bem cool, recheada de "gadgets" ao velho estilo de paródia ao 007, repleto de belas mulheres e situações levadas ao extremo exagero.

Género: Comédia / Acção / Família.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 82 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=EVBsURJF0yg

Classificação: 6.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...