Translate

sábado, 27 de abril de 2013

Tango & Cash (1989)

"Tango & Cash" de Andrei Konchalovskiy & Albert Magnoli com Sylvester Stallone, Kurt Russell, Teri Hatcher, Brion James, Michael J.Pollard, James Hong, Philip Tan, Robert Z'Dar, Lewis Arquette, Edward Bunker, Michael Jeter, Bing Russell, Clint Howard, Billy Blanks, Geoffrey Lewis & Jack Palance.

Raymond Tango (Sylvester Stallone) é um tenente da brigada de narcóticos que segue a lei à risca, é bastante educado e de aparência cuidada, veste-se como um banqueiro e julga-se o melhor polícia de L.A. Gabriel Cash (Kurt Russell), também um tenente dos narcóticos, é totalmente o oposto de Tango, sendo um fala-barato de aparência desleixada com várias queixas-crime de violência contra suspeitos. Apesar de terem o recorde de captura de criminosos de ambos os Departamentos, não se suportam mutuamente. Quando o Barão do Crime Yves Perret (Jack Palance), farto das perdas nos seus negócios ilícitos devido às intervenções de Tango & Cash, engendra um malicioso plano de os tramar num negócio de venda de droga, ambos são presos e condenados em tribunal de irem para a prisão aonde estão a maioria dos criminosos que prenderam anteriormente. As suas personalidade antagónicas terão de se unir se querem escapar com vida da cadeia para procurarem quem os tramou e limparem os seus nomes...



Sylvester Stallone é o tenente Raymond Tango

Dirigido inicialmente por Andrei Konchalovskiy (realizador do excelente "Runaway Train" de '85), que querendo dar um tom mais sério ao filme, foi despedido pelo produtor Jon Peters, sendo substituído à última hora por Albert Magnoli, um jovem director iniciante vindo do mundo dos videoclips que concluiu o filme. 



Kurt Russell é o tenente Gabriel Cash

Perto do final da década da 80, Sylvester Stallone outrora demasiado egocêntrico para dividir a protagonização de um filme com outro actor, começou aos poucos a ceder nesse aspecto enquanto procurava um projecto que lhe melhorasse a imagem de "macho bronco" descrito pela crítica. 





"Tango & Cash" foi essencialmente escrito e planeado para a primeira união em cena dos então campeões de bilheteiras do cinema de acção, Arnold Schwarzenegger (que seria Ray Tango) e Sylvester Stallone (como Gabe Cash). 





Tramados pelo Barão do Crime
Devido à rivalidade vigente entre os dois actores, os elevados custos de produção para contratarem ambos e a eterna disputa sobre qual dos dois teria o "top-billing", levou Arnold a afastar-se do projecto e Stallone a interessar-se mais pelo personagem limpo e cuidado de Ray Tango e a ponderar contratar a então estrela em ascenção Patrick Swayze, vindo do sucesso mundial de "Dirty Dancing" ('87), para o papel de Gabe Cash. 






Swayze declinou a oferta para entrar em "Roadhouse" ('89) e foi então dito a Kurt Russell que voltasse a deixar crescer um dos mais famosos mullets do cinema dos 80's, pois este tinha-o cortado bem curto para dar vida ao detective Nick Frescia em "Tequilla Sunrise" do ano anterior, curiosamente um personagem cuja estética se assemelha com Ray Tango de Stallone, para encarnar Gabriel Cash como se o regresso do seu mítico Jack Burton se tratasse. 



As "boas-vindas" na cadeia

A dupla acertou no alvo, pois possuem uma das melhores químicas entre actores do género "buddy cop" desde Mel Gibson e Danny Glover










Sozinhos contra os reclusos a soldo

O argumento de Randy Feldman apela ao sucesso óbvio de "Lethal Weapon" ('87) juntando dois polícias que nada têm em comum, mas no decurso da demanda de ambos em limparem os seus nomes, acabam por pôr as diferenças de lado e tornarem-se os melhores amigos. 




Face (Robert Z'Dar)



O humor utilizado é satírico e parodia em grande parte os filmes e estrelas de acção do herói macho e canastrão que ditavam as regras na época, com o próprio Stallone a parodiar-se a si mesmo ou ao seu directo rival Schwarzenegger.







Yves Perret, o Barão do Crime (Jack Palance)

Os diálogos são dinamite e proferidos em "timing" certo pelos actores. O elenco secundário garantem apenas os seus lugares óbvios na trama, sendo sempre um prazer rever os malogrados Jack Palance como o Barão do Crime 





Requin (Brion James) tortura Tango & Cash



e o sempre excelente actor de personagens-tipo Brion James, aqui de rabo-de-cavalo (fonte principal de uma piada contínua no filme) como o habitual execrável e vicioso vilão. 







Kiki Tango (Teri Hatcher)



Teri Hatcher até aqui conhecida pela Penny Parker, a amiga de MacGyver na famosa série de TV, é sexy q.b. estando aqui no auge da boa forma física como Catherine "Kiki" Tango, a irmã de Ray e o interesse amoroso de Cash.







A acção é contínua, e embora bastante exagerada, é encenada de modo competente e entretém ao máximo com destaque para a sequência inicial em que Stallone faz um frente-a-frente com um camião-cisterna ou as cenas de luta corpo-a-corpo com Tango & Cash a aviarem reclusos na cadeia. 






A vingança de Tango & Cash



As situações cómicas são na sua maioria bastante divertidas como o flirt de Russell e Teri Hatcher no sofá com Stallone a ouvir a conversa ou a sequência que interrogam Brion James com uma granada falsa








e apesar de a nível da montagem final ser patente o ter sido editado à pressa e o tom de certas cenas ser diferente devido à visão de ambos os realizadores envolvidos, "Tango & Cash" é um divertido policial de acção com duas das maiores estrelas do género que não desiludem. 





A crítica especializada arrasou o filme na altura de estreia e os Razzies nomearam-no nas categorias de Pior Actor - Stallone; Pior Actriz Secundária - Russell na cena em que se veste de mulher e Pior Argumento, mas como diversão e puro entretenimento de escape ao quotidiano, "Tango & Cash" não só cumpre, como domina!!



Género: Acção / Comédia / Crime.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 104 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=WZnJRY3bRtc

Classificação: 8/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...