Translate

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Raiders of the Lost Ark (1981)

"Os Salteadores da Arca Perdida" de Steven Spielberg com Harrison Ford, Karen Allen, Paul Freeman, John Rhys-Davies, Ronald Lacey, Anthony Higgins, Wolf Kahler, Alfred Molina, Pat Roach, George Harris & Denholm Elliott.

1936. Indiana Jones (Harrison Ford), o arqueólogo do chapéu de abas largas, barba por fazer e munido de um inseparável chicote, aventura-se pelas selvas da América do Sul em busca de um ídolo dourado, símbolo da fertilidade. Depois de ultrapassar diversas armadilhas e o encontro com o seu arqui-inimigo, Renne Belloq (Paul Freeman), Indy regressa aos Estados Unidos onde o Reitor da Universidade onde lecciona, Marcus Brody (Denholm Elliott) e os Serviços Secretos têm uma nova missão para ele: foi detectada a presença de Nazis perto do Cairo no Egipto em enormes escavações arqueológicas que Indy determina ser um dos locais possíveis de se encontrar a mítica Arca da Aliança que contém os 10 Mandamentos. Diz a lenda que a Arca possui uma energia poderosa para quem a usar e o Governo não quer que caia nas mãos erradas. 



Algures numa selva da América do Sul...



Começa assim a fantástica aventura de Indiana Jones levando-o para o Nepal ao encontro do seu ex-envolvimento amoroso e filha do seu Mentor da arqueologia, Marion Ravenwood (Karen Allen)









que possui um mapa em forma de medalhão que o irá ajudar na sua demanda para depois rumarem ao Cairo aonde com o auxílio do amigo nativo, Sallah (John Rhys-Davies) irão enfrentar o exército nazi; o regresso de um velho inimigo e até os poderes Divinos para porem a Arca em segurança...




O Ídolo Dourado

Steven Spielberg na senda dos seus êxitos "Jaws" ('75) e "Close Encounters of the Third Kind" ('77) e George Lucas vindo do mega-sucesso de "Star Wars" ('77) juntaram esforços para criar o definitivo herói de aventuras clássico para uma nova Era de cinema. 




A fuga do Templo armadilhado


Fortemente inspirado pelos seriais da Republica dos anos 30, juntamente com os filmes de aventuras de fins dos anos 40 para 50 como "The Treasure of the Sierra Madre" ('48), 






O arqueologista rival Belloq (Paul Freeman)


"King Solomon's Mines" ('50), os épicos de Fritz Lang "The Indian Tomb" ('59) e mais concretamente os veículos de Charlton Heston como "The Naked Jungle e "The Secret of the Incas" (ambos de '54), 






Lucas em parceria com o argumentista e futuro realizador, Lawrence Kasdan escreveram esta primeira aventura do arqueólogo aventureiro cujo seu peso na cultura cinematográfica ganharia contornos imortais. 
O regresso à Universidade
















A nova missão

Inicialmente como Indiana Smith (o nome do animal de estimação de Lucas na altura) foi alterado para Jones a pedido de Spielberg e o actor inicialmente escolhido para o papel de Indy, Tom Selleck, que teve de recusar devido a estar contractualmente obrigado a actuar na série de TV, "Magnum P.I." 




O "terno" reencontro com Marion (Karen Allen)



abriu caminho a Ford, que já era o favorito de Spielberg depois de ter visto a sua segunda performance mais dramática como Han Solo em "The Empire Strikes Back" ('80). 



O Medalhão ou o dinheiro?


Com ambos os criadores fanáticos pelas aventuras de James Bond 007 e na impossibilidade na altura de Spielberg realizar um filme da saga, 






Indy com Sallah no Cairo

"Raiders of the Lost Ark" foi estruturado como um James Bond clássico em formato aventureiro dos anos 30 (a existência de uma pré-aventura antes da história principal; os vilões exagerados; o interesse amoroso; o sidekick; o humor seco e sarcástico do herói, etc...). 






Onde está Marion?




Reunidas todas as condições necessárias, as filmagens arrancaram e o resto fez-se história.









Tâmaras envenenadas

A cinematografia de Douglas Slocombe (nomeado para um Oscar) é fantástica; os cenários e efeitos visuais (vencedores de um Oscar em ambas as categorias) impressionantes para a altura com a 





A localização da Arca da Aliança


sequência da pré-aventura de Indiana Jones no templo da América do Sul magnificamente encenada e ainda emblemática nos dias de hoje; 









As escavações 

a montagem dinâmica com um ritmo perfeito de Michael Khan (também vencedor de um Oscar) põe-nos constantemente em emoção seguindo as aventuras de Indy, nunca caindo em momentos mortos; 





A Arca da Aliança



os efeitos sonoros (vencedores de um Oscar) são espectaculares especialmente na fantástica cena de Indy a cavalo em perseguição aos camiões que levam a Arca para o Cairo, 






Toth (Ronald Lacey) reaparece


sendo também um prodígio de direcção magistralmente encenado que recorre a proezas inacreditáveis de grandes duplos dos velhos tempos.







Encarcerado no Poço




E como não se pode falar de Indiana Jones sem John Williams (nomeado para um Oscar, mas inacreditavelmente não venceu) 











no que diz respeito à sua portentosa trilha sonora é difícil haver alguém neste Mundo que não a reconheça ou que não a associe às épicas aventuras do arqueologista. 



"Ha ha ha, you son of a bitch"


Foi nomeado ainda para os Oscars de Melhor Som, Melhor Realizador para Steven Spielberg e Melhor Filme para o produtor e para sempre colaborador de Spielberg, Frank Marshall.









No capítulo das performances, Harrison Ford na altura já famoso por dar vida a Han Solo nos dois primeiros "Star Wars", tem aqui o essencial personagem que o acompanhou para a vida. 










Indy contra o Piloto alemão (Pat Roach)



Ford nasceu para ser Indiana Jones e foram incorporados certos pormenores da fisionomia do actor no próprio personagem 










A perseguição ao camião que leva a Arca


como a cicatriz que Ford tem no queixo fruto de um acidente de viação quando era novo), bem como a nível da própria maneira de ser desde a fobia por cobras ao detestar molhar-se quando está vestido.








A cena mais emblemática de Raiders


A título de curiosidade a cena mais emblemática de "Raiders" foi também improvisada pelo próprio Ford nesse cruzamento do temperamento da vida real para o personagem: a luta com o espadachim no Cairo supostamente seria uma longa sequência de luta corpo-a-corpo com Ford a desarmá-lo no fim com o chicote, mas devido a um surto de intoxicação alimentar que vitimou grande parte da equipe técnica e actores e estando Ford bastante doente no dia em questão sugeriu a Spielberg "mas porque simplesmente não dou um tiro no tipo?" E assim o fez.




O descanso merecido

Karen Allen é um excelente interesse amoroso para Ford com a química entre ambos a resultar plenamente no ecrã e ao contrário da típica donzela em apuros, Marion Ravenwood é uma mulher de armas que não fica à espera que o herói a salve. 






John Rhys-Davies que foi recrutado por Spielberg depois de o ver em "Shogun" devido à recusa da escolha inicial, Danny DeVito que estava ocupado a filmar a série de TV "Táxi" é um fiel e divertido side-kick para Indy. 



O Poder da Arca

Paul Freeman é bastante subestimado como a nemesis Belloq, pois constrói um vilão memorável sem ser demasiado caricatural na sua dualidade entre a malvadez, mas com indícios de humanidade e tal como refere na cena com Ford no café no Cairo, os dois são iguais, apenas estão em lados diferentes.



"Don't open your eyes, Marion..."



Repleto de aventura e de cenas de acção ao bom gosto clássico, "Raiders of the Lost Ark" recuperou os valores de outrora para uma nova geração de cinéfilos e definiu a ressurreição do género para uma nova década. 









Totalmente merecedor do culto que tem é uma obra-prima do cinema de aventuras e apesar das críticas mais recentes de que foi alvo de plagiar demasiado um certo filme de Charlton Heston, 











é mesmo assim bastante criativo à sua maneira e executado na perfeição, imortalizando um dos maiores e mais conhecidos heróis de sempre numa das melhores relações actor / personagem da história do cinema.

Mais uma relíquia a encher-se de pó...



Género: Acção / Aventura. 

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 115 minutos. 


Classificação: 10/10. 

Reviewer: @ Nuno Traumas.

3 comentários:

  1. Epico filme de aventura... Um dos meus filmes preferidos :)

    ResponderEliminar
  2. O Harrison Ford na realidade nunca teve medo de cobras. Ele até trabalhava com reptéis quando era mais novo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu dá-me ideia que era com roedores, daí haver filmagens do making of do "The Last Crusade" dele com as ratazanas na mão sem problemas, mas nunca vi ele perto das cobras ou com elas na mão no "Raiders"...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...