Translate

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Psycho II (1983)

"Psico II" de Richard Franklin com Anthony Perkins, Meg Tilly, Vera Miles, Dennis Franz, Hugh Gillin, Claudia Bryar, Robert Alan Browne, Lee Garlington, Tom Holland, Virginia Gregg & Robert Loggia.

Depois de 22 anos confinado num Hospício, Norman Bates (Anthony Perkins) é declarado legalmente são e contra os protestos de Lilla Loomis (Vera Miles), irmã de Marion Crane (Janet Leigh do primeiro filme), uma das vítimas de Bates, o Tribunal liberta-o. Norman regressa assim ao Motel Bates e à velha casa Victoriana onde todos os seus problemas começaram, sendo supervisionado pelo seu psiquiatra Dr.Bill Raymond (Robert Loggia). Para um novo começo, Norman arranja um trabalho como ajudante de cozinha num restaurante perto, onde acaba por conhecer a jovem e doce Mary Samuels (Meg Tilly) de quem se torna amigo e ao fim de pouco tempo, convida-a para morar com ele. Tudo corre bem até Norman começar a receber estranhos telefonemas e recados escritos assinados pela sua defunta mãe e quando o gerente substituto do motel designado pelo hospital enquanto Norman esteve preso, o viscoso Toomey (Dennis Franz) desaparece, todos os olhos se viram novamente para o ex-assassino em série. Estará Norman realmente curado? E quem se estará a passar por mãe dele?




Motel Bates

Sequela do clássico de Alfred Hitchcock ('60) e dirigido pelo cineasta australiano do horror, Richard Franklin ("Patrick" de '78 e "Roadgames" de '81), um acérrimo fã do filme original e estudante do trabalho do "Mestre do Suspense" em geral, "Psycho II" é um genial thriller psicológico misto de "slasher" partindo de um inteligente e coeso argumento de Tom Holland (futuro criador de "Child's Play" de '88) baseado nos personagens da novela de Robert Bloch de onde o "Psycho" original foi adaptado.



Norman & Dr.Raymond (Robert Loggia)

O excelente Anthony Perkins, regressa cerca de 22 anos depois ao seu personagem mais lendário e memorável, oferecendo-nos novamente um desempenho de força e desta vez entrando mais a fundo na cabeça do seu Norman Bates e todos seus conflitos internos entre a sanidade e a loucura. 








Mary Samuels (Meg Tilly) & Norman Bates (Anthony Perkins)



Franklin e Holland proporcionam-nos assim, e mais do que revisitar um clássico de culto do cinema de suspense, uma experiência que vale por si mesma e embora a encenação e trabalho de câmara de Franklin seja em grande parte uma homenagem a Hitchcock, 







"Psycho II" consegue construir a sua própria história de modo original, deixando o espectador sempre empolgado com as reviravoltas da trama, ao mesmo tempo que faz um intenso estudo de personagem ao complexo Norman Bates que aqui é retratado de modo muito mais humano. 








O clima é de profunda paranóia, imerso numa atmosfera assustadora de mistério e suspense, desafiando-nos a adivinhar o que estará por detrás de tudo e muito especialmente, o de não confiar em ninguém, pois como o amargurado Norman Bates refere a certa altura do filme: "nem eu mesmo confio em mim".









A música de Jerry Goldsmith encaixa na acção como uma luva e em nada fica aquém da original orquestrada por Bernard Herrmann, sendo o tema principal uma harmonia que nos assombra, bem depois do filme ter o seu término. 







Vera Miles regressa como Lilla Crane-Loomis


No elenco secundário, Meg Tilly, a irmã mais nova da também actriz Jennifer Tilly e que seria futuramente nomeada para um Oscar de Melhor Actriz Secundária pelo seu excelente desempenho em "Agnes of God" de '85, está muito bem como Mary que desenvolve um tipo de relação especial por Norman situado entre a amizade, o carinho e a atracção e Vera Miles do "Psycho" original regressa ao seu papel de Lilla Crane-Loomis. 




"Psycho II" foi um moderado sucesso de bilheteiras e de crítica, dando origem a mais duas sequelas e apesar de Robert Bloch ter escrito a segunda parte da sua famosa novela em '82, este filme tirando o título em nada lhe é relacionado. 






A título de curiosidade, Patricia Hitchcock, filha do famoso realizador, deu o aval à produção, alegando que o pai falecido 2 anos antes, ficaria orgulhoso com tal homenagem.









Em suma, fãs de "Pycho" na certeza que não vão ficar desapontados com este segundo filme e mesmo que possa faltar aquele "toque de génio" de Alfred Hitchcock é um caso raro de uma sequela de um filme de suspense ou horror que vive à altura do antecessor. Bastante recomendado!!




Género: Thriller / Mistério / Horror.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 113 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=AM7mtFP6d7o

Classificação: 9/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...