Translate

quarta-feira, 17 de abril de 2013

The Lords of Discipline (1983)

"A Escola do Dever" de Franc Roddam com David Keith, Michael Biehn, Rick Rossovich, John Lavachielli, Mitchell Lichtenstein, Mark Breland, Judge Reinhold, Malcolm Danare, Barbara Babcock, Greg Webb, Bill Paxton, Ed Bishop, Jason Connery, Rolf Saxon, William Hope, Matt Frewer, Sophie Ward, G.D.Spradlin & Robert Prosky.

1964. Sul dos Estados Unidos. O cadete Will McLean (David Keith), findo o Verão, regressa ao seu último ano na Academia Militar aonde um recruta negro Tom Pearce (Mark Breland) é aceite pela primeira vez na Instituição e o Coronel "Bear" Berrineau (Robert Prosky) pede a McLean que o vigie temendo represálias racistas da parte dos outros cadetes. Will ouve boatos sobre uma lendária sociedade secreta intitulada "The Ten" constituída por um grupo de elite de cadetes escolhidos a dedo que não olham a meios para expulsarem os aspirantes menos desejados sobre a forma de repressão, humilhação e tortura. Com as vítimas ameaçadas ou mentalmente extenuadas ao ponto de suicídio, nunca nenhuma delas fez queixa, permanecendo assim a sociedade secreta um mito dentro da Academia, que nem o General Bentley Durrell (G.D.Spradlin) admite a sua existência. 



Humilhação aos caloiros
No decurso da sua investigação, Will depara-se com um sub-mundo dentro da Academia que desconhecia, passando a desconfiar de tudo e todos, incluindo as patentes mais altas e embatendo com o Cadete Sénior John Alexander (Michael Biehn) e o seu grupo por ser demasiado benevolente com os caloiros, pede auxílio aos seus amigos mais próximos e companheiros de quarto: Santoro (John Lavachielli), Pignetti (Rick Rossovich) e Tradd (Mitchell Lichtenstein), mas será que pode confiar neles?



Extenuação mental
Realizado pelo cineasta inglês Franc Roddam ("Quadrophenia" de '79) e adaptado da novela do escritor americano Pat Conroy (autor do "The Prince of Tides" de  '91), "The Lords of Discipline" é um soberbo thriller na linha de "Taps" ('81) e protagonizado por David Keith, vindo do grande sucesso de "An Officer and a Gentleman", filme também sobre a vida numa Academia Militar), estreado no ano anterior.





"Bear" (Robert Prosky) e o grupo de McLean

Adaptar a extensa obra de Conroy não é tarefa fácil para uma longa-metragem de pouco mais de hora e meia e muitas cenas fulcrais do livro acabaram por ser omitidas, assim como as pequenas histórias que reforçariam a trama, mas mesmo assim Roddam consegue entregar-nos um filme competente de ambiente sombrio e envolvido numa aura de mistério, contando com pequenas doses de humor em timing certo que servem para aligeirar o conteúdo, mas sem nunca afectar o ambiente negro.



Pearce (Mark Breland) é ameaçado

Para quem leu o livro, poderá ficar cheio de expectativas e achar o filme inferior, mas para quem não leu e assistir sem ideias pré-concebidas, "The Lords of Discipline" é uma obra bem dirigida e de ritmo empolgante bem actuada por um bom conjunto de actores, muitos deles na sua estreia em cinema ao lado de outros veteranos.





Tradd, Santoro, McLean & "Pig"


David Keith como o protagonista deixa um pouco a desejar. Em "An Officer and a Gentleman" como o resignado recruta amigo de Richard Gere teve uma boa participação secundária, mas sem a responsabilidade de carregar o filme aos ombros.






John Alexander (Michael Biehn) tortura Pearce

Aqui, tendo o foco principal, Keith mostra-se incapaz de segurar a trama e acaba por não ser muito convincente na sua demanda de descobrir sobre a Sociedade Secreta. Contudo, grande parte do elenco secundário é brilhante, destacando-se os veteranos Robert Prosky como "Bear" e G.D.Spradlin na pele do conturbado general. 







General Durrell (G.D.Spradlin)



Dos jovens actores, Rick Rossovich como "Pig", o matulão de bom-coração e Michael Biehn como o vicioso e execrável John Alexander são memoráveis nos seus papéis. 








A título de curiosidade este é o primeiro filme que juntaria Rossovich, Biehn e Bill Paxton, sendo aqui ainda creditado como "Wild" Bill Paxton, tendo os actores colaborado no ano seguinte no sucesso "The Terminator" e posteriormente em "Navy Seals" ('90) com Biehn e Paxton ainda a actuarem juntos em "Aliens" ('86) e "Tombstone" ('93). 




Espectadores mais atentos poderão identificar Jason Connery (filho de Sean Connery e Diane Cilento), Matt Frewer, William Hope (Gorman em "Aliens"), Sophie Ward ("Pyramid of Fear" de '85) e Judge Reinhold (da franchise "Beverly Hills Cop").





"Pig" (Rick Rossovich) durante a "Walk of Shame"

Em suma, "The Lords of Discipline" embora não atingindo um mesmo nível de "Taps" é mesmo assim uma obra obrigatória a ver para fãs do género. Obscuro, pouco falado e raramente incluído nas listas de melhores dos anos 80 é uma daquelas pérolas esquecidas que vale a pena redescobrir. 



Género: Thriller / Mistério.

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 102 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=A2d84U4Ewic

Classificação: 8/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...