15 anos após a fatídica experiência de teletransporte que transformou o cientista Andre Delambre numa mosca-humana, o seu filho Philippe (Brett Halsey) agora adulto e depois da morte da mãe Helene, resolve retomar a pesquisa contra os avisos do tio François (Vincent Price). Não sabendo que o seu ajudante de laboratório Alan Hinds (David Frankham) é um criminoso procurado pela Interpol, Philippe é alvo de uma tentativa de roubo do invento, que culmina no mesmo sendo involuntariamente colocado na cabine com uma mosca e ao ser teletransportado todo o horrífico pesadelo dos Delambre recomeça...
O enorme êxito comercial do "The Fly" ('58) fez com que a Twentieth-Century Fox avançasse com uma sequela produzida em tempo recorde, para que estreasse logo no ano a seguir,
Vincent Price como François Delambre |
recorrendo somente a Vincent Price do elenco original, regressando assim ao papel de François Delambre, agora o tutor de Philippe, que se vê novamente a braços com uma situação complicada quando o sobrinho pretende continuar os experimentos do seu tragicamente falecido progenitor.
O director especialista em filmes de série-B, Edward Bernds, foi o convocado para escrever esta continuação da pequena história de George Langelaan levada ao grande ecrã por Kurt Neumann, assegurando também a direcção desta longa-metragem que ao contrário da obra original foi filmada em preto e branco e produzida com um orçamento ainda mais baixo.
O guião é notório o ter sido escrito à pressa e em modo tarefeiro, seguindo uma linha linear do "monster movie" com a criatura à solta vingando-se daqueles que contribuíram para o seu estado actual, contrastando com a história inteligente do antecessor que funcionou em pleno como uma alegoria aos malefícios do progresso.
Devido a ser mais despretensioso enquanto filme, o ritmo torna-se mais dinâmico e enérgico do que em "The Fly", retirando-lhe todo o lado de horror mais atmosférico em prol de uma narrativa que no I & II Acto limita-se a repetir o antecessor,
introduzindo-lhe somente dois vilões na história para dar azo a que exista um enredo, com o artifício usado para que Philippe se transforme numa mosca-humana na senda do próprio pai, a ser pouco criativo e inserido à pressão.
Artisticamente, a equipe de caracterização desenvolveu aqui uma máscara diferente para que a mosca-humana de Philippe se distinguisse da de Andre Delambre, sendo notório o desconforto e a falta de orientação do duplo em caminhar com uma prótese do dobro do tamanho.
A nível dos cenários e efeitos especiais, "Return of the Fly" limita-se a reutilizar os do filme anterior, não apresentando grandes surpresas ou avanços nesse campo.
Brett Halsey como Philippe Delambre |
No capítulo das performances, Brett Halsey como Philippe não faz esquecer David Hedison como Andre Delambre, oferecendo-nos uma performance algo rotineira (com o duplo Ed Wolff interpretando-o aquando transformado na mosca-humana),
Danielle De Metz como Cecile Bonnard |
auxiliado pela bela Danielle De Metz na pele de Cecile Bonnard, a filha da governanta da mansão dos Delambre, cujo filme não lhe dá muito o que fazer, excepto lhe pedir que grite histericamente nos momentos certos
e Vincent Price, que mesmo tendo maior tempo em cena do que em "The Fly", o seu personagem é novamente quase desnecessário para a trama. Contudo, aquele toque melodramático levado ao exagero da parte do veterano actor, faz maravilhas na tela, estando em completa sintonia com o tom do filme.
A título de curiosidade, a lendária banda de horror punk de Nova Jérsia, The Misfits, na altura liderados pelo front-man Glenn Danzig, vocalista e principal compositor, reconhecidos por injectarem a velocidade dos 3 acordes em riffs de rock 'n' roll anos 50, sendo também fortemente inspirados pelos ritmos doo wop, prestaram homenagem a este filme ao comporem o tema "Return of the Fly", presente no álbum "Static Age" gravado em '78.
Em suma, "Return of the Fly", mesmo estando longe da genialidade do filme original, como qualquer horror / sci-fi da sua época de baixo-orçamento a nível dos efeitos especiais e caracterização e de curta-duração que o punham como "double feature" ao lado de outra película do mesmo género nos saudosos drive-in de antigamente,
tornam-no num delicioso "cheesy" aprazível aos fãs deste cinema, estando repleto daquele charme característico do série-B e uma autêntica pérola para os dias que correm. Recomendado a quem aprecie do bom "mau cinema" !!
Género: Horror / Ficção Científica / Drama.
Fotografia: Preto e Branco.
País: E.U.A.
Duração: 80 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=QUEJeJiur1I
Clip The Misfits - Return of the Fly: http://www.youtube.com/watch?v=8fT3HDnRKcY
Classificação: 7.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário