Translate

segunda-feira, 25 de março de 2013

Harley Davidson and the Marlboro Man (1991)

"Harley Davidson e o Cowboy do Asfalto" de Simon Wincer com Mickey Rourke, Don Johnson, Chelsea Field, Daniel Baldwin, Giancarlo Esposito, Big John Studd, Vanessa Williams, Robert Ginty, Tia Carrere, Kelly Hu, Eloy Casados, Julius Harris & Tom Sizemore.

Os rebeldes do asfalto, Harley Davidson (Mickey Rourke) e Marlboro Man (Don Johnson) unem-se para ajudar um velho amigo que os tirou das ruas quando eram novos prestes a perder o bar para o Banco que pretende construir um novo complexo ali. Decidem ajudá-lo assaltando o corrupto Banco, mas enganam-se no carregamento e acabam em mãos com uma nova droga sintética tornando-se alvos de um grupo de criminosos contratados por um Barão da Droga que pretende recuperar a mercadoria e eliminar todas as testemunhas...








Lulu (Vanessa Williams), Harley & Marlboro

Dirigido pelo australiano Simon Wincer, 1 ano depois do excelente "Quigley Down Under" com Tom Selleck, "Harley Davidson and the Marlboro Man" é um western urbano rodado em old style sobre dois conservadores anti-heróis cuja única coisa que prezam em vida além da liberdade e da total ausência de regras são os valores da verdadeira amizade. 







Don Johnson & Mickey Rourke


Despretensioso e com o único propósito de entretenimento, "Harley Davison and the Marlboro Man" é um divertido filme de acção com toques de drama e rodado em '90 foi uma das últimas pérolas do género do herói de acção macho tão popular nos anos 80, mas que decaiu na década seguinte.










Jack Daniels Vs. Harley D.

Foi também o ponto de viragem na carreira de actor sério de Mickey Rourke que farto das políticas de Hollywood se viraria para uma carreira de boxe profissional aos 40 anos de idade, admitindo ter protagonizado este filme unicamente pelo dinheiro, mas o que é certo é que este papel assenta como uma luva para o carismático actor, um ávido motociclista na vida real.









Apesar de ficar muito aquém das suas excelentes capacidades de representação, Harley foi um papel diferente e talvez por se estar a marimbar para o filme, Rourke conseguiu uma representação tão icónica e descontraída (dando a definição ao termo "cool") e a química genial com o seu parceiro e amigo na vida real, Don Johnson levantariam a banalidade do enredo para o nível de um filme-culto que mistura acção, comédia, aventura, drama e "road movie" no expoente máximo do "all american way".




Harley Davidson & Marlboro Man

Rourke e Johnson colaboraram numa história para um filme completamente diferente deste, mais focado num grupo de "bikers" à aventura da descoberta pela América, mas os Estúdios temeram a intimidade do conteúdo demasiado "artsy" para um lado mais comercial e resolveram avançar com um filme de acção ligeiro, publicitando em força o "star power" dos 2 actores principais (Rourke vindo do sucesso de "Wild Orchid" de '90 e Johnson ainda na mó de cima do seu famoso Sonny Crockett de "Miami Vice") e das marcas "made in U.S.A." a que o filme faz referência.





Sem hipótese de largarem o filme por estarem contractualmente obrigados a fazerem-no, o duo interpretaria em modo de obrigação, mas como estamos perante dois grandes e bastante subestimados senhores do cinema, conseguem mesmo assim serem melhores do que muitos outros actores a darem o máximo.




O assalto ao carregamento

Em suma, apesar de bastante criticado na altura de estreia (e não ter tido os resultados de bilheteira esperados), "Harley Davidson and the Marlboro Man" não foi feito para ser nomeado para Oscars, nem tão pouco para obra de arte ou para agradar a queixinhas intelectuais, mas sim concebido como um filme extrovertido, sentimentalão e divertido recheado de preciosas deixas 




Chance (Tom Sizemore) Vs. Marlboro




e com uma banda sonora que inclui a célebre "Wanted Dead or Alive" dos Bon Jovi, bem como L.A.Guns, Waylon Jennings ou Kentucky Headhunters entre outros, oferecendo ao espectador cerca de hora e meia de puro escape cinematográfico.









Fãs de Mickey Rourke & Don Johnson irão adorar embarcar nesta viagem e terminando com uma grande "quote" do filme: "It's better to be dead and cool, than alive and uncool." Certamente, não há melhor que isto...

Género: Acção / Drama / Crime / Comédia.  

Fotografia: Côr.

País: E.U.A.

Duração: 98 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=g8K34N604Iw

Classificação: 7.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

4 comentários:

  1. no meu ver aqui está o filme que sucedeu o wild one de 53 com o marlon brando, foi aqui que defenitivamente para mim o mickey rourke ganhou o título de sucessão de melhor actor de hollywood de sempre, um bem haja ao elia kazan que descobriu estes dois talentos que viriam a ser promissores, no entanto gosto bastante do don johnson neste filme, no ano antes gostei da actuação do don do hot spot do dennis hopper, este filme leva mesmo um 7!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, o sucessor do "The Wild One" é o "Rumble Fish" de '83, em que Mickey Rourke o homenageia claramente, e foi onde as semelhanças em carisma e performances levaram a crítica a chamá-lo do "Marlon Brando dos 80's". O realizador Elia Kazan que entre outros descobriu os talentos de Brando, James Dean ou Warren Beatty disse a respeito de Rourke que foi a melhor audição no Actor's Studio que viu desde o Marlon Brando. Este "Harley Davidson and the Marlboro Man" foi apenas uma brincadeira para o Rourke & Johnson, pois no fundo ambos detestaram o filme, mas adoraram contracenar. É um filme-B divertido que vive pela química deles e nada mais, mas tem aquele charme apelativo e para fãs deles os dois (como eu!!) é claro que adorei.

      Eliminar
  2. nice Classic movie I like this story line its interesting and he is looking more handsome and attractive Harley Davidson and Marlboro Man Motorcycle Jacket , and also good dedicated actor with good acting skills

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanx for the reply, selena paul, Mickey Rourke is one of my favorite actors since the 80's, it's a shame that hollywood politics turned on him & his career tanked in the early 90's. "Harley Davidson and the Marlboro Man" acting-wise it was one of his weakest efforts but as a fun flick it truly delivers (& Mickey was on the top of his cool during the time of filming).

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...