Translate

segunda-feira, 25 de março de 2013

Critters (1986)

"Seres do Espaço" de Stephen Herek com Dee Wallace, M. Emmet Walsh, Billy Green Bush, Scott Grimes, Nadine Van der Velde, Don Opper, Billy Zane, Ethan Phillips, Jeremy Lawrence, Art Frankel, Lin Shaye & Terrence Mann.

Numa outra Galáxia. uma raça de criaturas alienígenas conhecidos pelos "Critters" (uma espécie de bolas peludas semelhantes a porcos-espinhos com dentes afiados e sedentos por carne), escapam da prisão numa nave super-sónica. Com dois caçadores de prémios intergalácticos no seu alcance, acabam por aterrar na Terra perto da quinta da família Brown no rural Kansas, composta pela mãe Helen (Dee Wallace), uma dona de casa; o pai Jay (Billy Green Bush), mecânico de profissão e os dois filhos, Brad (Scott Grimes) e April (Nadine Van der Velde). 
Esfomeadas, a horda das viciosas criaturas, lançam um ataque sobre a pobre família que terão que usar de todos os meios para se defenderem enquanto esperam a ajuda do Xerife local Harv (M.Emmet Walsh) que não tem mãos a medir com o caos generalizado que os dois caçadores de prémios provocaram na cidade na sua demanda de localizar os Critters...




Estreia na realização de Stephen Herek ("Bill & Ted's Excellent Adventure" de '89 ou "The Three Musketeers" de '93), "Critters" é um divertido filme de terror e ficção científica no seguimento do grande êxito de "Gremlins" ('84), mas portentor de plena identidade própria que nos apresentou pela primeira vez estas viciosas e diabólicas criaturas vindas do espaço que nunca comem (ou destroem) o suficiente para se saciarem. 





Steve (Billy Zane)
Produzido por Robert Shaye da independente "New Line Cinema" (responsável pela franchise "A Nightmare on Elm Street" iniciada em '84) e apesar do baixo orçamento, é uma obra notável nos seus efeitos visuais e de caracterização, bem como na fantástica imaginação do conjunto. 




Os Caçadores de Prémios 




O filme é "cheesy" q.b. com a pequena cidade rural sobre ataque de monstros do espaço, homenageando os clássicos de Série-B da década de 50, tornando-o aquele filme de terror ideal para um "drive-in" ou uma "Midnight Session". 












Apesar da atmosfera ligeira e extrovertida, "Critters" nunca cai no artifício da paródia total ao género, mantendo-se sempre na linha entre o sério e o cómico, mas envolvendo completamente o espectador no seu mundo resultando numa experiência de entretenimento despretensiosa e nostálgica de uma Era única para a produção de horror. 




Dee Wallace protagoniza como Helen Brown
Repleto de diálogos espirituosos (destaque para o hilariante dialecto das criaturas traduzido com legendas embutidas) e com um elenco de vários actores do série-B com créditos firmados no género destacando-se a belíssima Dee Wallace ("The Hills Have Eyes" de '77 ou "The Howling" de '81), que a par com Karen Black é um dos maiores ícones femininos do Horror dos anos 70 e 80;



Barricados num dos quartos


Billy Green Bush (do "The Hitcher" de '86) e o veterano M.Emmet Walsh ("Blade Runner" de '82), "Critters" é um alucinante misto de fantasia, horror, ficção científica, acção e comédia e um merecedor filme-de-culto nas listas do género e cujo seu enorme êxito deu origem a três sequelas.








A nave dos Critters


Recomendado, vivamente, a fãs do cinema de horror mais descontraído que os saudosos anos 80 tão magicamente nos puderam proporcionar.








Capa Alternativa
Género: Acção / Comédia / Ficção Científica / Horror.

Fotografia: Côr.  

País: E.U.A.

Duração: 82 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=JcQOfsqRoLQ

Classificação: 8/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...