Sean (Andre Gower) e Patrick (Robby Kiger) de 12 anos são fanáticos por monstros e filmes de terror e juntamente com os amigos, Horace "Fat Kid" (Brent Chalem), os pequenos Eugene (Michael Faustino) e Phoebe (Ashley Bank) e o durão do liceu, Rudy (Ryan Lambert) pertencem a um clube sediado numa velha casa da árvore a que chamam "The Monster Squad". Quando o vicioso inimigo, Dracula (Duncan Regehr) reúne uma horda de monstros lendários constituídos pelo The Wolfman (Jonathan Gries), The Mummy (Michael Reid MacKay), The Creature from the Black Lagoon (Tom Woodruff Jr.) e Frankenstein (Tom Noonan) e chegam à pequena cidade no intuito de se apossarem de um poderoso amuleto que lhes dará o controlo do Mundo, e visto que os adultos não acreditam em monstros, a única esperança reside no intrépido grupo de crianças para salvar a sua cidade das trevas...
Os Monstros Clássicos |
Dos produtores do excelente "Big Trouble in Little China" ('86) e pela mão do argumentista Shane Black que escreveu "Lethal Weapon" ('87) e o "The Last Boy Scout" ('91) e dirigido por Fred Dekker, cineasta do série-B vindo do excelente, mas subestimado "Night of the Creeps" do ano anterior,
O Monstro da Lagoa Negra (Tom Woodruff Jr.) |
"The Monster Squad" é uma excepcional comédia de horror e fantasia como se um "The Goonies" ('85) encontrasse um "The Lost Boys" ('87) misturando os monstros lendários retratados em cinema entre os anos 30 e os anos 50.
O Lobisomem (Jonathan Gries) |
A criatividade é fantástica e os efeitos visuais e de caracterização, bem como os cenários estão perfeitos para criar a atmosfera bem "cheesy" de divertidos sustos enquanto acompanhamos as aventuras e desventuras dos nossos pequenos heróis.
Não se metam com os "Monster Squad"... |
Tal como muitos filmes do género na década de 80, e apesar dos heróis serem crianças, é uma obra dirigida a um público mais adulto, tendo sido mal recebido pela crítica pelo facto dos menores no filme vociferarem palavrões e terem conversas não apropriadas para a idade e inclusive, o mais velho do grupo fumar em cena.
A Múmia (Michael Reid MacKay) |
Isso e o facto de ter sido mal publicitado pela TriStar Pictures, fez com que "The Monster Squad" não tivesse o sucesso devido de bilheteiras, impedindo assim a realização de uma sequela, mas tornando-se posteriormente um filme-de-culto em video e hoje em dia revisto como um dos melhores dentro do género.
Horace (Brent Chalem) |
No capítulo das performances, é visível o amadorismo das crianças, muitos deles na sua primeira experiência à frente das câmaras, mas que em nada afecta o filme, contribuindo inclusive para o charme "série B" do mesmo (apesar de produzido por um grande Estúdio e do orçamento acima da média).
Conde Dracula (Duncan Regehr) |
Do elenco dos adultos, Duncan Regehr (que interpretou Zorro na série de TV nos 80's) destaca-se com uma brilhante prestação como Dracula que curiosamente é considerada uma das melhores rendições do personagem de sempre.
O Greaser Rudy (Ryan Lambert) |
A nível de trama os lugares-comuns estão todos lá (com ecos do "The Goonies" mais que aparentes), bem como a homenagem aos anos 50 com a inclusão do The Creature from the Black Lagoon e do personagem Rudy, que interpreta um Greaser, fugindo assim somente ao estereotipo dos monstros clássicos dos anos 30, como uma piscadela de olho à Era do cinema de horror mais extrovertida e "cheesy" de sempre que os anos 80 tão bem souberam dar continuidade.
Frankenstein (Tom Noonan), o novo aliado |
O único ponto fraco do filme reside na montagem e ritmo: o Estúdio exigiu cortes (mais de 15 minutos de filme) encurtando bastante a duração do mesmo, sofrendo assim o produto final com isso, com descontinuidade patente em diversas cenas e com os somente 77 minutos até aos créditos finais é tempo demasiado escasso para contar uma história sem que pareça tudo demasiado "à pressa".
Em suma, "The Monster Squad" é um daqueles filmes de fantasia que fica na memória, buscando a nostalgia da criança em busca de aventuras que existe dentro de nós e embora sendo sentimentalão q.b. na alusão a uma época é inteligente, sem nunca cair em artifícios pirosos ou gratuitos.
Recomendado, vivamente, para fãs de entretenimento estilo uns "The Goonies" a 120 km/hora com horror, fantasia e muita diversão à mistura.
Género: Acção / Comédia / Fantasia / Horror.
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 82 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=TeZs0B0mjXY
Classificação: 8.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário