Jonathan (Anthony Edwards) e Manolo (Nick Corri) são 2 adolescentes californianos que partem para umas férias em Paris. Lá Jonathan conhece a sexy e misteriosa Sasha (Linda Fiorentino) que o convence a acompanhá-la para Berlim Ocidental em negócios, mas quando atravessam o Muro para o lado russo, Jonathan começa a preocupar-se, quem será de facto Sasha e em que negócios obscuros estará ela metida?
Jonathan (Anthony Edwards) |
Peculiar filme de '85 realizado por Jeff Kanew que já havia dirigido Anthony Edwards em "Revenge of the Nerds" ('84), aqui 1 ano antes de dar vida ao inesquecível Goose no mega-sucesso "Top Gun", "Gotcha!" é uma comédia dramática de espionagem à mistura cuja capa / poster promocional pode induzir um espectador ao erro de uma "sex teen comedy" das muitas características dos anos 80.
A "premise" baseia-se no célebre jogo de paintball - "Gotcha!" a que os personagens jogam no "campus" da faculdade e que mais tarde é transposto para a vida real quando Jonathan terá que fugir e contra-atacar para sobreviver, tornando-se um espião 007 juvenil perseguido por agentes da KGB.
Sasha (Linda Fiorentino) |
A nível de direcção artística, a produção teve o cuidado especial em fazer parecer o lado americano - West Berlin com o lado russo - East Berlin, pois quando este filme foi produzido era proibida a presença ocidental e sobretudo "hollywoodesca" na Republica Democrata Alemã (R.D.A.).
Edwards está muito bem como o ingénuo americano levado para fora do seu ambiente, seduzido pela misteriosa e sexy Sasha, interpretada por uma elegante Linda Fiorentino na melhor tradição da "femme fatale" do cinema noir.
Destaque para a banda sonora pop / rock da época incluindo Joan Jett & The Blackhearts com o tema "Gotcha Where I Want Ya"; Frankie Goes to Hollywood que contribuem com "Relax" e "Two Tribes" e Theresa Bazar com "Gotcha!" sendo o tema principal do filme.
Perdido em East Berlin... |
Recomendado a fãs das comédias mais obscuras dos anos 80, pois "Gotcha!" é uma daquelas pérolas pouco conhecidas e que não tendo tido o êxito necessário na altura de estreia, geralmente passa ao lado nas listas da época, mas é uma eficiente (e saudosista) obra de puro entretenimento de bom ritmo que nunca cansa apesar das suas quase 2 horas de duração.
Capa Alternativa |
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 101 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=rm9oMGJDY-8
Classificação: 7.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário