Translate

domingo, 24 de março de 2013

The Guns of Navarone (1961)

"Os Canhões de Navarone" de Jack Lee Thompson com Gregory Peck, David Niven, Anthony Quinn, Stanley Baker, Irene Papas, Gia Scala, James Darren, James Robertson Justice, Anthony Quayle & Richard Harris.

1943. O Mundo em Guerra. Dois poderosos canhões alemães dispostos num massivo bunker incrustado num penhasco quase impenetrável controlam os mares na ilha grega de Navarone, tornando impossível a evacuação de soldados ingleses de uma ilha vizinha. A uma equipa de comandos liderada pelo alpinista Keith Mallory (Gregory Peck que substituiu William Holden, a escolha original para o papel) e contando ainda com o perito em demolições, Miller (David Niven); o Coronel grego Andrea Stravos (Anthony Quinn); o Major Franklin (Anthony Quayle); o "Carniceiro" Brown (Stanley Baker) e o jovem grego Pappadimos (James Darren) é-lhes dada a missão de contactarem a Resistência Grega na ilha e dinamitarem os canhões. 
Conseguirão levar a cabo tão perigosa missão?







Mallory recruta Stravos
Baseado na novela de Alistair MacLean, romancista especialista em assuntos da 2ª Grande Guerra, escrito e produzido por Carl Foreman (o americano que se exilou em Inglaterra em 1951 devido à célebre Lista Negra durante a Caça às Bruxas do Senador McCarthy que o impediu a ele e a outras centenas de simpatizantes comunistas de trabalharem) 






e realizado pelo cabotino Jack Lee Thompson, cineasta à vontade a dirigir vastos elencos em filmes épicos, "The Guns of Navarone" é um emocionante filme de aventuras em tempo de guerra entrando no sub-género "Men on a Mission film".






Gregory Peck como Keith Mallory

Servido de um excelente elenco de velhas glórias da época, destacando-se o forte trio de protagonistas em interpretações memoráveis que já não se vêem nos dias de hoje 







Anthony Quinn como o Coronel Andrea Stravos


- o antagonismo crescente entre David Niven e Gregory Peck até ao confronto moral é magistralmente actuado pelos dois actores e Anthony Quinn é impagável como Stravos, especialmente na sequência do interrogatório. 






Brown (Stanley Baker)



Stanley Baker, então uma das caras mais famosas da televisão britânica, aceitou o papel secundário de Brown por ter adorado a forte mensagem anti-guerra do guião.








A Equipa...



Sendo um dos filmes mais caros de sempre (a produção disponibilizou 6 milhões, um custo astronómico para a altura), mas tornou-se no maior sucesso de bilheteira de 1961 conquistando ainda 7 nomeações para os Oscars.  


A excelência e classe de David Niven como Miller







Tecnicamente é um filme à frente do seu tempo, com excelentes efeitos visuais e sonoros (vencedores de um Oscar), uma fascinante e magistral cinematografia em widescreen (esta é uma obra que deve ser vista na sua versão original) 


Os Canhões de Navarone








e uma inesquecível trilha sonora de Dimitri Tiomkin que envolve o espectador nas aventuras e desventuras do grupo de comandos na pequena ilha fictícia do Mar Egeu. 








Em suma, "The Guns of Navarone" é uma emocionante viagem a uma era de cinema épico, magistral e portentoso, quando a qualidade das interpretações dos seus actores era tão importante como a história em si e os visuais ou a música que interagia com as cenas dispostas no ecrã. São tempos que nunca mais voltarão, mas as obras-de-arte permanecerão intactas para as gerações vindouras.





Género: Guerra / Acção / Aventura / Drama. 

Fotografia: Côr.

País: Inglaterra / E.U.A.

Duração: 158 minutos.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=MhQvkPMNt70

Classificação: 9.5/10.

Reviewer: @ Nuno Traumas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...