Um grupo de extra-terrestres do Planeta Antaria, liderados por Walter (Brian Dennehy), regressam à Terra disfarçados de humanos para resgatarem os seus conterrâneos preservados à milhares de anos dentro de enormes corais no fundo do mar. Recorrem ao barco de pesca de Jack Bonner (Steve Guttenberg), que se apaixona pela antariana Kitty (Tahnee Welch) e ao alugarem uma velha mansão, situada perto de um Lar de Idosos, para depositarem os corais na piscina, não esperavam que um trio de septuagenários, Art (Don Ameche), Ben (Wilford Brimley) e Joe (Hume Cronyn), sorrateiramente, a usassem para se banharem. Ao absorverem o poder dos corais, começam a rejuvenescer de dia para dia, como se tivessem encontrado a mítica fonte da juventude, mas os efeitos secundários para os antarianos serão devastadores...
Os Antarianos depositam os corais no fundo da piscina |
Depois do sucesso-surpresa da sua estreia na realização "Splash" ('84), as portas de Hollywood abriram-se para o ex-actor tornado realizador Ron Howard (da famosa sitcom "Happy Days") tendo sido este filme, que foi oferecido primeiro a Robert Zemeckis, o seu projecto de eleição para a sua segunda longa-metragem.
"Cocoon" é assim um drama de ficção científica e fantasia com toques de comédia para toda a família, na senda do êxito de "E.T." ('82) sendo a nível de atmosfera e visuais, bastante influenciado pelo estilo de Steven Spielberg,
especialmente no tom épico e envolvente do filme aliado a uma equipe técnica e artística de primeira linha, onde se destaca a panorâmica e bela cinematografia de Donald Peterman, uma trilha sonora inesquecível de James Horner e os grandes Efeitos Visuais galardoados com um Oscar em '86.
Kitty (Tahnee Welch) |
O curioso elenco mistura actores clássicos como Don Ameche, Hume Cronyn, Jessica Tandy ou Jack Gilford com os descendentes de outros actores, aqui na sua estreia em cinema, como Tahnee Welch (filha da diva Raquel Welch) e Tyrone Power Jr. (filho do galã Tyrone Power)
Jack Bonner (Steve Guttenberg) |
e ainda dois actores bastante populares da década de 80, Brian Dennehy (a nemesis de Stallone em "First Blood" de '82) e Steve Guttenberg (dos quatro primeiros "Police Academy" de '84 a '87 e "Three Men and a Baby" de '87).
Ben (Brimley), Joe (Cronyn) & Art (Ameche) |
Don Ameche foi o único actor nomeado do elenco para um Oscar e conquistou a estatueta dourada na categoria de Melhor Actor Secundário a título pouco merecido, pois "Cocoon" é um filme de elenco conjunto, funcionando como um todo e onde ninguém particularmente se destaca em relação ao colega, daí que a vitória de Ameche tenha sido mais um prémio de carreira (por mais de 50 anos activo em Hollywood) do que propriamente pela sua interpretação não assim tão memorável.
Em suma, Ron Howard sabe como dirigir um filme, pois todos os ingredientes de emoção, entretenimento e aquele ambiente mágico que nos envolve na história estão em "Cocoon".
Adeus Planeta Terra |
Como fruto da sua época, pode ser sentimentalão demais para o público actual, mas sendo um embaixador da nostalgia dos filmes de ficção científica mais ligeiros e sentimentais dos anos 80, só quem viveu naquela Era o conseguirá entender e apreciar.
Género: Drama / Ficção Científica / Comédia.
Walter (Brian Dennehy) |
Fotografia: Côr.
País: E.U.A.
Duração: 117 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=s9BSsIX2j7M
Classificação: 8.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Lembro-me de ver este filme ainda não tinha 6 anos!! Ficou-me gravado na memória e é um dos filmes que eu mais gosto de rever!
ResponderEliminar