Ellen Ripley (Sigourney Weaver) e o gato Jonesy, os únicos sobreviventes da nave comercial Nostromo, são resgatados após 57 anos à deriva no espaço. Numa entrevista com os executivos da Corporação, os relatos de Ripley são encarados com cepticismo, devido a não existir provas físicas do confronto com a alienígena criatura, ficando esta a saber que o pequeno planeta em que a sua equipe se deparou com os milhares de ovos, é agora uma colónia denominada LV-426, habitada por cerca de 70 famílias de engenheiros que trabalham na purificação do ar. Quando a Corporação perde o contacto com a Colónia, o executivo Burke (Paul Reiser) acompanhado pelo Tenente Gorman (William Hope) pedem a Ripley que os acompanhe como supervisora, juntamente com uma equipe de Fuzileiros Navais especializada em tácticas de combate, numa missão de investigar o silêncio de LV-426. Apesar de todos os avisos alarmantes de Ripley sobre o poder das criaturas e o seu modo de reprodução, os Fuzileiros encaram como mais uma missão de rotina, não estando preparados para os horrores que irão enfrentar no fatídico planeta...
Com o êxito crítico e comercial de "Alien" ('79), a Twentieth-Century Fox começou por pressionar os produtores David Giler e Walter Hill sobre uma sequela que envolvesse um novo confronto da sobrevivente Ellen Ripley com a hedionda criatura alienígena.
Convocando James Cameron para escrever o guião, tanto os executivos, como os produtores ficaram tão entusiasmados pelo tratamento dado à história que esperaram que Cameron terminasse "The Terminator" ('84) para a concluir e após o sucesso do filme que pôs Arnold Schwarzenegger na linha da frente como estrela de acção, a direcção de "Aliens" foi-lhe dada de bandeja.
Desviando-se do caminho mais atmosférico e contemplativo dado por Ridley Scott ao filme original, Cameron concebeu uma mega-produção de ficção científica, que se resume como uma empolgante viagem numa montanha-russa de emoções fortes e acção sem limites, não permitindo a um espectador recuperar o fôlego,
através de uma prodigiosa, dinâmica e criativa encenação nas sequências de combate entre os humanos e criaturas nunca antes vista, contribuindo para isso uma alucinante edição de imagem de Ray Lovejoy
e uma virtuosa cinematografia de Adrian Biddle, captando a frieza da alta tecnologia da Colónia em contraste com o sombrio e inóspito planeta, usando para isso os efectivos efeitos de luz azulada dando a estranha sensação alienígena circundante
e o recurso a sombras que se adequam na perfeição ao ambiente do filme, e ainda algumas sequências filmadas recorrendo ao uso da steadicam, contribuindo para o realismo da missão no terreno dos Fuzileiros, segundo a visão de Cameron.
Tal como na obra original, a direcção artística é sublime na criação de todos os depressivos cenários distópico-futuristas, concebidos pelo artista Syd Mead vindo dos épicos de ficção científica "Tron" & "Blade Runner" (ambos de '82),
aqui expandidos devido ao maior orçamento envolvido, assim como as extensas equipas de efeitos visuais, especiais e de caracterização que em conjunto colaboraram de modo visionário para um rigor técnico que revolucionou o género e o cinema de entretenimento em geral e que décadas depois ainda não foram ultrapassados, mantendo-se frescos, realistas e absolutamente fantásticos.
Destaque para a concepção de todas as armas futuristas envergadas pelos Fuzileiros Navais, baseadas em verdadeiras armas de combate e construídas sobre a supervisão do armeiro inglês Terry English.
A concepção da Rainha-Mãe foi fruto de design do próprio Cameron, baseado no Alien original criado pelo surrealista artista suíço H.R.Giger que não regressou para esta sequela.
Daniel Kash como o soldado Spunkmeyer |
No capítulo da interpretações, James Cameron exigiu ao elenco dos Fuzileiros Navais que lessem a novela de Robert A.Heinlein, "Starship Troopers" (que seria adaptada ao cinema por Paul Verhoeven cerca de 11 anos depois),
bem como passarem por um rigoroso treino militar para encarnarem os seus personagens de modo mais convincente, optando por filmar por último toda sequência inicial em que a equipe desperta da animação suspensa e convivem uns com os outros ao jantar,
para realçar assim a credibilidade do companheirismo em grupo, fruto dos meses que os actores já tinham passado juntos a filmar o resto das cenas.
Bill Paxton como o soldado Hudson |
Michael Biehn, Bill Paxton e Lance Henriksen vindos do anterior "The Terminator" e futuros regulares no cinema de James Cameron,
A própria Academia de Hollywood não pode fechar os olhos perante esta "tour de force" de Weaver, nomeando-a ao Oscar de Melhor Actriz Principal, tendo sido a pioneira a receber uma nomeação pela participação num filme maioritariamente de acção.
Jenette Goldstein como a soldado Vasquez |
Na parte dos secundários, Bill Paxton e Jenette Goldstein roubam o filme para si, na pele dos memoráveis e tornados personagens de culto: o amedrontado Hudson, que nos entrega as melhores deixas e as situações mais hilariantes de todo o filme
Mark Rolston como o soldado Drake |
Michael Biehn como o Cabo Hicks |
Trevor Steedman como o soldado Wierzbowski |
mas estranhamente acaba por não ser tão activo ou marcante no conjunto como seria de esperar para um co-protagonista, talvez devido aos anteriores conflitos com Remar que levou a que Cameron lhe encurtasse as cenas, acabando por Biehn sofrer com isso.
Contudo nas cenas entre Biehn e Weaver em que o mesmo começa a revelar um tipo de preocupação especial por Ripley, ecoando a relação do Capitão Dallas com a sua subtenente do filme original, existe uma certa química entre ambos, originando momentos descontraídos que dão um ligeiro toque cheesy ao filme.
James Remar o original Cabo Dwayne Hicks |
Paul Reiser como o executivo Carter Burke |
Paul Reiser interpretaria este tipo de yuppie ganancioso e sem escrúpulos até durante o sono e o seu Carter Burke, o verdadeiro monstro do filme, assenta-lhe como uma luva.
Lance Henriksen como o andróide Bishop |
Lance Henriksen, um dos actores mais subestimados da indústria, é artificialmente perfeito como o andróide Bishop, não ficando nada atrás do concorrente Ash, interpretado por Ian Holm, no antecessor.
Al Matthews como o Sargento Apone |
Al Matthews, o primeiro afro-americano a ser promovido a sargento durante a Guerra do Vietname, é um proeminente sargento Apone a fazer lembrar um Louis Gossett Jr. de "An Officer and a Gentleman" ('82)
William Hope como o Tenente Gorman |
e William Hope, na pele do inexperiente tornado incompetente tenente Gorman, obtém a redenção perante o espectador antes de sair de cena, quando sacrifica a própria vida para resgatar a sua subordinada Vasquez.
Cynthia Dale Scott como a soldado Dietrich |
Uma curiosidade interessante acerca dos nomes próprios de cada personagem, foi o lhes ter sido dado o primeiro nome do actor que o interpreta, como por exemplo Ricco Ross é o soldado Ricco "Frosty" Frost; Cynthia Dale Scott é a soldado Cynthia Dietrich;
Colette Hiller como a Cabo Ferro |
Colette Hiller é a Cabo Colette Ferro, sendo a única excepção à regra, Michael Biehn como o Cabo Dwayne Hicks.
Carrie Henn como Rebecca "Newt" Jorden |
A razão do filme incidir quase à exaustão na dependência da relação entre Ellen Ripley e a pequena Newt, interpretada por Carrie Henn, é explicada melhor na Director's Cut do filme,
em que Burke revela a Ripley que a sua filha na altura com 10 anos e agora uma mulher de meia-idade, faleceu dois anos antes do resgate, levando a mesma a não se perdoar o facto de não ter estado presente, justificando assim o lado maternal que exerce sobre a pequena sobrevivente encontrada nos escombros e disposta a defende-la das criaturas, nem que isso lhe custe a vida.
Algumas outras cenas restauradas na versão do realizador, aumentam o lado humano do filme, assim como oferecem um maior desenvolvimento à narrativa (como a inclusão de uma pré-cena no planeta LV-426 em que o pai de Newt ao investigar um dos ovos tem o mesmo fim de Kane em "Alien", tornando-se o responsável pela reprodução em cadeia das criaturas alienígenas na colónia), sem que o ritmo do filme sofra com isso.
Ricco Ross como o soldado Frost |
"Aliens" estreou em '86, tornando-se um super-sucesso de bilheteiras e um favorito da crítica, tendo sido nomeado para 7 Oscares da Academia, onde venceu 2 nas categorias de Melhores Efeitos Sonoros e Melhores Efeitos Visuais.
Tip Tipping como o soldado Crowe |
Nomeado para 11 Saturn Awards, venceu 9, incluindo o de Melhor Filme; Melhor Realizador e Argumento para James Cameron;
Melhores Actores Principais para Michael Biehn e Sigourney Weaver; Melhores Actores Secundários para Bill Paxton e Jenette Goldstein e Melhor Estreia de uma Jovem Actriz para Carrie Henn.
Sigourney Weaver foi também nomeada para um Golden Globe.
Em suma, se "Alien" foi um marco no cinema de horror e suspense atmosférico,
"Aliens" é o seu correspondente no que diz respeito à acção e aventura sem limites, num incessantemente intenso épico de violência deliciosamente exagerada,
entregue por um dos grandes do ofício, num excelente exemplo da mestria de transpor, efectivamente e sem quaisquer falhas, a sua incrível visão para o grande ecrã. Altamente recomendado !!!
Género: Acção / Aventura / Ficção Científica.
Fotografia: Côr.
País: Inglaterra / E.U.A.
Duração: 137 minutos | 154 minutos (Director's Cut).
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=XKSQmYUaIyE
Classificação: 10/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sr. Traumas, dou-lhe os meus parabéns pelo blog e tenho a dizer-lhe que escreve muito bem e de forma muito prazerosa. ^^ Adoro a forma acutilante como vais ao cerne do enredo e és sucinto sem descurares pormenores sumarentos de trivia e curiosidades. Fico imediatamente com vontade de re/ver o filme de tão suculentas que são as tuas "reviews"!
ResponderEliminarMuitíssimo obrigada pelos elogios :) É sempre bom ser reconhecido, depois de todo o trabalho investido aqui, até já! :)
EliminarTudo muito bom, excepto para a foto no final do Bishop destruido, ligado a fios electricos que pertence ao Alien3. Essa obra que veio fortalecer ainda mais o meu amor pelos dois primeiros. Deveriam ter ficado por aí. Excelente review !
ResponderEliminarTens toda a razão, Rogério, tentei apanhar uma imagem close-up ou bem definida do half-Bishop no Aliens e não encontrei... "Roubei" de facto ao Alien 3, que passaria por este para um qualquer movie-goer, excepto tu que tal como eu és um dos verdadeiros cinéfilos :) Mas hei-de fazer uma nova busca mais pormenorizada, porque quero mesmo incluir um half-Bishop de perto e então altero a imagem, Obrigado e Até já!!
EliminarMelhor Alien de sempre IMHO
ResponderEliminarQuando a "luta" pelo melhor Alien é entre o primeiro e o segundo, é aceitável, o pior é quando tentam incluir o terceiro, o quarto ou a prequela no pódio... Obrigado pelo comentário! :)
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