Damien Thorn (Sam Neill), o Anticristo, tem agora 32 anos e está à frente das Indústrias Thorn como o seu único herdeiro. Jovem, poderoso, idealista e implacável, Damien é convocado pelo Presidente dos E.U.A. (Mason Adams) para seguir os passos do seu falecido pai, tornando-o no mais jovem Embaixador Americano em Londres. Assumindo o cargo, Damien vai subindo na hierarquia política, movendo ao mesmo tempo centenas dos seus seguidores e quando uma profecia Bíblica anuncia o nascimento de um novo Messias que o irá destituir, este ordena ao seu braço-direito Harvey Dean (Don Gordon) que mate todos os recém-nascidos. A única esperança reside num grupo de padres liderados por De Carlo (Rossano Brazzi) que ao encontrarem as lendárias facas de Megido, viajam para Londres no intuito de eliminarem de vez o filho de Satã da Terra, mas a sua missão irá ser atribulada, pois os poderes do Inferno protegem-no...
Filmado em '79, mas não vendo a luz do dia até '81, "The Final Conflict" é o derradeiro filme da trilogia original "The Omen" desta vez dirigido pelo cineasta estreante Graham Baker
segundo uma história de Andrew Birkin, futuro guionista do "The Name of the Rose" ('86), contando a trajectória do agora adulto Damien Thorn em direcção ao poder político,
numa alegoria ao Senador John Fitzgerald Kennedy, que se tornou o Presidente mais jovem a ocupar o cargo na Casa Branca, em versão maligna.
Sam Neill como Damien Thorn |
O neo-zelandês Sam Neill, no seu primeiro papel como protagonista, sucede assim a Harvey Stephens e a Jonathan Scott-Taylor como o filho de Satã disposto a reinar na Terra, tendo como inimigo a chegada de um novo Messias na pele de um recém-nascido que lhe vai drenando a energia, levando a que tal como Herodes, o Anticristo ordene a execução de todos os recém-nascidos por altura do alinhamento das estrelas como forma a impedir o regresso do Nazareno.
Rossano Brazzi como o Padre De Carlo |
Rossano Brazzi interpreta o benevolente Padre De Carlo e Lisa Harrow, que ironicamente iniciou uma relação com Sam Neill na vida real dando origem ao filho mais velho do actor, Tim Neill, interpreta a jornalista sensacionalista Kate Reynolds que acaba por se apaixonar por Damien, desconhecendo a sua faceta obscura.
O guião de Andrew Birkin está repleto de menções Bíblicas e apresenta-se mais sério e introvertido do que a primeira sequela, mas a direcção de Baker e embora eficaz para um primeiro filme, é demasiado inerte e de progressão lenta, aliada a uma edição de imagem arrastada, ficando-se pelo caminho do que poderia ter originado um grande filme.
O desenvolvimento dos personagens secundários é nulo e quase nem se dá por eles na trama, estando Sam Neill sozinho a carregar com o filme aos ombros, entregando-nos uma performance hábil e carismática, mas ao mesmo tempo algo exagerada ao ponto do caricatural em algumas cenas.
Se "Damien - Omen II" nos apresentava certas incongruências ou pontas-soltas no enredo, "The Final Conflict" expande-as ainda mais e o dramatismo exacerbado e a encenação de algumas sequências torna o filme, não intencionalmente, risível em partes.
Contudo a parte técnica, e à semelhança com o antecessor, é de boa qualidade desde os efeitos visuais à extraordinária proeza do duplo Vic Armstrong no mergulho em queda livre da ponte e artisticamente, usufrui de uma boa caracterização e uma cinematografia de topo.
Harvey Dean (Don Gordon) |
Em suma, "The Final Conflict", que trouxe de volta Richard Donner à franchise desta vez agindo como produtor executivo ao lado de Harvey Bernhard,
é uma terceira parte que não envergonha o clássico intemporal "The Omen" ('76), mas também fica muito aquém de atingir o mesmo nível de brilhantismo, situando-se a meio-gás duma obra que provoca mais do que aquilo que realmente mostra, apresentando um final que para além de abrupto é totalmente inverosímil.
Recomendado para fãs da saga que queiram saber o destino de Damien Thorn, antes da Fox tentar ressuscitar um filão já desaparecido cerca de 10 anos depois com o telefilme "Omen IV - The Awakening"...
Género: Horror / Thriller / Drama.
Fotografia: Côr.
País: Inglaterra / E.U.A.
Duração: 108 minutos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=FI-gkpeJOu0
Classificação: 7.5/10.
Reviewer: @ Nuno Traumas.
Sem comentários:
Enviar um comentário